Há mais 6 mortes por covid-19 em Portugal. 77% dos novos casos são em Lisboa e Vale do Tejo

Tiago Petinga / Lusa

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 192 casos de infeção por covid-19, de acordo com o novo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Foram registados ainda mais seis óbitos.

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) desta segunda-feira, foram registados nas últimas 24 horas mais 192 casos de infeção pelo novo coronavírus, totalizando 34.885 infetados no país desde o início da pandemia. O aumento é de 0,6%.

Os dados revelados esta segunda-feira revelam que 77,6% dos novos casos foram registados na região de Lisboa e Vale do Tejo, que, neste momento, é a região mais afetada pela pandemia em Portugal. Lisboa, com 2.640 casos (mais 26), Sintra, com 1.615 (mais 57), Loures, com 1.236 (mais 27), Amadora, com 1.052 (mais 21) e Odivelas, com 689 (mais 11), são os concelhos mais afetados.

Há 366 pessoas a receber tratamento hospitalar (menos 32 do que domingo), 55 delas em unidades de cuidados intensivos. No domingo, eram 58. Esta é a segunda maior descida de internamentos num dia durante o mês de junho e o número mais baixo de doentes internados desde o passado dia 27 de março.

A DGS registou ainda mais seis óbitos. A doença já matou um total de 1.485 pessoas em Portugal. Cinco dos óbitos registaram-se na região de Lisboa e Vale do Tejo e o outro no Norte. Os seis mortos eram homens: quatro tinham mais de 80 anos, um tinha entre 70 e 79 e o outro entre 60 e 69.

O boletim epidemiológico regista mais 161 recuperados, elevando o número total para 21.156.

Já se encontra disponível o relatório de situação de hoje, 8 de junho, que pode ser consultado integralmente em…

Publicado por Direção-Geral da Saúde em Segunda-feira, 8 de junho de 2020

O boletim da DGS indica ainda que aguardam resultados laboratoriais 1.603 pessoas e estão em vigilância pelas autoridades de saúde 28.791.

O sintoma mais comum entre os infetados é a tosse (que afeta 39% dos doentes), seguida da febre (29%) e de dores musculares (21%).

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, sublinhou que os números de casos de covid-19 são “aparentemente mais animadores”, mas isso deve-se a uma “certa subnotificação de casos devido ao fim de semana”.

“Estima-se portanto que os números se mantenham na ordem de grandeza dos dias anteriores e espera-se que leve ainda algum tempo até que comece a haver um decréscimo significativo”, afirmou Lacerda Sales.

Questionado sobre se haverá ações de sensibilização, nomeadamente nas estradas e transportes públicos, numa semana em que há feriados, o secretário de Estado da saúde afirmou que são feitas “ações de sensibilização todos os dias”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Pingdemic". Há uma nova "pandemia" a causar escassez de comida e combustível no Reino Unido

As medidas de distanciamento social no Reino Unido caíram e, como consequência, centenas de milhares de pessoas estão a ser notificadas para cumprir isolamento. A partir desta segunda-feira o uso de máscara e outras medidas de …

O lago mais improvável de Roma é um refúgio urbano (que impulsiona o ativismo ambiental)

O lago mais improvável de Roma, que nem sequer devia existir, motivou uma luta pela proteção ambiental do local. No anos 90, num local de construção a apenas alguns quilómetros a leste do Coliseu de Roma, …

Afeganistão. EUA lançam ataques aéreos enquanto Talibãs exigem a renúncia do Presidente

Os Estados Unidos (EUA) entraram num confronto pela cidade de Kandahar, realizando ataques aéreos em apoio às forças afegãs, enquanto os Talibãs apelam ao Presidente Ashraf Ghani para renunciar. O porta-voz do Pentágono, John Kirby, avançou …

A primeira casa impressa em 3D no Canadá é inspirada na sequência de Fibonacci

Depois de ter inspirado inúmeros edifícios, a sequência de Fibonacci serviu de musa à empresa de impressão em 3D Twente Additive Manufacturing (TAM), que criou a primeira casa impressa em 3D do Canadá. A Fibonacci House é …

Marcha do Orgulho de Budapeste será um protesto contra as leis anti-LGBTQI, diz organização

A marcha do Orgulho em Budapeste, que ocorrerá no sábado, será "uma celebração, mas também um protesto", disseram os organizadores, enquanto a comunidade LGBTQI húngara se prepara para desafiar a escalada da campanha anti-homossexual do …

PSD propõe máximo de 215 deputados e divisão de grandes círculos eleitorais

O PSD apresentou, esta sexta-feira, a sua proposta para a reforma do sistema eleitoral, que fixa um máximo de 215 deputados, menos 15 do que o total atualmente em vigor. A proposta do PSD para a …

Variante Lambda: o que saber sobre a nova mutação que preocupa as autoridades

Está a ter um foco mais circunscrito à América Latina, mas já houve dois casos desta mutação em Portugal. A OMS está atenta e de momento classifica a Lambda como uma variante de interesse. Foi inicialmente …

PSD força audição de Eduardo Cabrita sobre inquérito da IGAI

O PSD recorreu à figura da audição potestativa a que os partidos têm direito a usar regimentalmente para ouvir membros do Governo e entidades públicas.  O PSD requereu esta sexta-feira a audição parlamentar obrigatória do ministro …

Nuno Graciano "disponível" para acordo com Carlos Moedas

Nuno Graciano, candidato à Câmara Municipal de Lisboa pelo Chega, disse que há "condições" para conversar com Carlos Moedas, em caso de vitória do social-democrata. Em entrevista ao Diário de Notícias, Nuno Graciano, candidato do Chega …

Jogos Olímpicos: 4 modalidades estiveram em todas as edições

Curiosamente, em Tóquio também se vão estrear quatro modalidades (mais duas vertentes). Há desportos que só estiveram nos Jogos uma vez. Os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 já arrancaram oficialmente. Depois do início de algumas modalidades, na …