/

Há mais 6 mortes por covid-19 em Portugal. 77% dos novos casos são em Lisboa e Vale do Tejo

Tiago Petinga / Lusa

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 192 casos de infeção por covid-19, de acordo com o novo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Foram registados ainda mais seis óbitos.

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) desta segunda-feira, foram registados nas últimas 24 horas mais 192 casos de infeção pelo novo coronavírus, totalizando 34.885 infetados no país desde o início da pandemia. O aumento é de 0,6%.

Os dados revelados esta segunda-feira revelam que 77,6% dos novos casos foram registados na região de Lisboa e Vale do Tejo, que, neste momento, é a região mais afetada pela pandemia em Portugal. Lisboa, com 2.640 casos (mais 26), Sintra, com 1.615 (mais 57), Loures, com 1.236 (mais 27), Amadora, com 1.052 (mais 21) e Odivelas, com 689 (mais 11), são os concelhos mais afetados.

Há 366 pessoas a receber tratamento hospitalar (menos 32 do que domingo), 55 delas em unidades de cuidados intensivos. No domingo, eram 58. Esta é a segunda maior descida de internamentos num dia durante o mês de junho e o número mais baixo de doentes internados desde o passado dia 27 de março.

A DGS registou ainda mais seis óbitos. A doença já matou um total de 1.485 pessoas em Portugal. Cinco dos óbitos registaram-se na região de Lisboa e Vale do Tejo e o outro no Norte. Os seis mortos eram homens: quatro tinham mais de 80 anos, um tinha entre 70 e 79 e o outro entre 60 e 69.

O boletim epidemiológico regista mais 161 recuperados, elevando o número total para 21.156.

Já se encontra disponível o relatório de situação de hoje, 8 de junho, que pode ser consultado integralmente em…

Publicado por Direção-Geral da Saúde em Segunda-feira, 8 de junho de 2020

O boletim da DGS indica ainda que aguardam resultados laboratoriais 1.603 pessoas e estão em vigilância pelas autoridades de saúde 28.791.

O sintoma mais comum entre os infetados é a tosse (que afeta 39% dos doentes), seguida da febre (29%) e de dores musculares (21%).

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, sublinhou que os números de casos de covid-19 são “aparentemente mais animadores”, mas isso deve-se a uma “certa subnotificação de casos devido ao fim de semana”.

“Estima-se portanto que os números se mantenham na ordem de grandeza dos dias anteriores e espera-se que leve ainda algum tempo até que comece a haver um decréscimo significativo”, afirmou Lacerda Sales.

Questionado sobre se haverá ações de sensibilização, nomeadamente nas estradas e transportes públicos, numa semana em que há feriados, o secretário de Estado da saúde afirmou que são feitas “ações de sensibilização todos os dias”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.