57 menores de Fukushima desenvolveram cancro da tiroide

awee_19 / Flickr

Pelo menos 57 menores residentes na região japonesa de Fukushima desenvolveram cancro da tiroide desde que em março de 2011 um sismo seguido de tsunami desencadeou o pior desastre nuclear do país, revelam os últimos dados das autoridades nipónicas de saúde.

O número, apurado no relatório do comité de investigação sanitária da prefeitura de Fukushima, reporta o aumento em sete casos face aos dados apresentados em maio passado.

Os dados agora conhecidos referem-se às análises feitas até 30 de junho e mostram que foram detetados 103 casos duvidosos do tipo de cancro entre as 300 mil pessoas submetidas a análises na região e que eram menores na altura do acidente nuclear.

A preocupação surge porque o iodine-131 libertado para o ar pelo colapso do reator acumula-se na glândula tiroide, responsável pela regulação das hormonas, aumentando o risco de cancro. No entanto, o painel de peritos considerou que até agora “é difícil” determinar uma consequência direta entre os casos de cancro e as radiações da central após o acidente.

Os jovens diagnosticados com cancro tinham na altura do acidente uma média de idades de 14,8 anos e os números traduzem que 30 em cada 100 mil pessoas desenvolveram o cancro da tiroide na região.

Noutras zonas do Japão a incidência deste tipo de cancro é de 1,7 pessoas, números muito mais baixos.

Um estudo recente da ONU reconheceu a possibilidade de aumento do risco de cancro da tiroide entre as crianças mais expostas à radiação após o acidente de Fukushima, mas aponta como improvável que possa haver uma grande alteração nas taxas gerais de cancro no país.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo na Guiné Bissau

Banho de multidão e "pedras" do PAIGC e de Ana Gomes. Marcelo em visita histórica à Guiné Bissau

Marcelo Rebelo de Sousa está na Guiné-Bissau na primeira visita de um chefe de Estado português ao país em mais de 30 anos. A população recebeu Marcelo em delírio, mas a visita está a causar …

Reservas nos voos da TAP entre Portugal e Reino Unido "mais do que duplicam"

As reservas de passageiros nos voos da TAP entre Portugal e Reino Unido "mais do que duplicaram" desde que Portugal entrou na lista verde de destinos de Inglaterra, adiantou a transportadora em comunicado. "De 7 a …

Diego Costa outra vez na rota do Benfica

O avançado brasileiro, naturalizado espanhol, estará outra vez na rota dos encarnados, segundo avança a imprensa brasileira. Segundo o portal brasileiro Yahoo Esportes, o Atlético Mineiro terá abordado Diego Costa, que está livre para assinar por …

"A perceção da opinião pública é que a decisão da Operação Marquês colocou em causa o prestígio do sistema judicial"

A ex-procuradora-geral da República (PGR) deu uma entrevista, publicada esta segunda-feira, na qual abordou temas como a Operação Marquês e as novas propostas anti-corrupção. Na entrevista ao jornal online Observador, Joana Marques Vidal considerou que a …

United e City preparam guerra de licitações por Nuno Mendes

Manchester United e Manchester City estão interessados na contratação de Nuno Mendes e preparam-se para entrar numa guerra de licitações. Está cada vez mais difícil a tarefa do Sporting de manter Nuno Mendes em Alvalade. O …

Secretário de Estado confirma: final da Taça não vai ter público

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto confirmou, esta segunda-feira, que a final da Taça de Portugal entre Sporting de Braga e Benfica, que será disputada este domingo em Coimbra, não terá público. João …

Número de funcionários públicos cresceu 3%. É o maior aumento em quase uma década

No primeiro trimestre deste ano, em comparação com o período homólogo, há mais 21 mil funcionários públicos. É o maior aumento em nove anos, atingindo um total de 725.775 trabalhadores. O número de funcionários públicos aumentou …

Rúben Dias eleito o melhor do ano da Premier League pelo The Athletic

Rúben Dias foi escolhido pelo The Athletic como o melhor jogador do ano da Premier League. O central português foi campeão ao serviço do Manchester City. A qualidade de Rúben Dias não tem passado despercebida em …

Profissionais de saúde já podem deixar o SNS. Limitação terminou com o estado de emergência

Durante a pandemia, foi criada uma limitação às transferências entre unidades e saídas para o privado, que terminou com o fim do estado de emergência. O fim do estado de emergência implica o término da limitação …

Sporting e FC Porto na luta por seis títulos

Final da Liga Europeia de hóquei em patins foi o exemplo mais recente. Mas já aconteceram outros casos; e outros surgirão ainda nesta temporada. Quando, em julho de 2020, FC Porto e Sporting protagonizaram o jogo …