Pessoas com 55 anos ou mais já podem agendar a vacina contra a covid-19

Daniel Leal-Olivas / EPA

Depois dos maiores de 60 anos, chegou a vez da inscrição dos utentes com 55 anos ou mais. Estes cidadãos já podem agendar a toma da vacina contra a covid-19.

O auto-agendamento para a vacina contra a covid-19 já está disponível a todas as pessoas com 55 anos ou mais, anunciou esta quinta-feira a task force responsável pelo processo de vacinação em Portugal.

A informação já consta na página do Governo dedicada à covid-19.

“Tendo em conta o bom ritmo a que tem decorrido a vacinação contra a covid-19, informa-se que está disponível, desde o dia de hoje, a possibilidade de auto-agendamento para idades iguais ou superiores a 55 anos”, refere a task force num comunicado enviado às redações.

A medida de alargamento da idade surge apenas quatro dias depois de se ter aberto no domingo a marcação para maiores de 60 anos, numa evolução que traduz o período de intensificação da vacinação.

Segundo o calendário da task force, as vacinações para esta nova faixa etária só deverão começar a partir do próximo dia 24 de maio.

O último relatório divulgado pela Direção-Geral de Saúde (DGS) adianta que mais de 2,9 milhões de cidadãos já receberam, pelo menos, uma dose da vacina contra a covid-19, o que corresponde a 29% da população portuguesa. Além disso, mais de um milhão já completou o processo de vacinação (11% da população).

Depois de os maiores de 80 anos já estarem praticamente todos vacinados, 84% das pessoas entre os 65 e os 79 anos já têm, pelo menos, uma dose da vacina, sendo que 17% estão completamente imunizados.

Esta quarta-feira, os peritos responsáveis pela estratégia de reabertura em vigor entregaram ao Governo novas regras a cumprir a partir do final deste mês, altura em que todos os portugueses com 60 anos ou mais deverão estar vacinados.

Segundo o Expresso, o grupo não avançou muitos detalhes: as restrições serão alvo de “um levantamento faseado com base nos critérios de risco local” e a “a avaliação será feita pelo risco de transmissão por atividade, grau de imunidade das populações e impacto económico, social e mental”.

Há, contudo, uma certeza que se mantém: a máscara vai continuar a ser necessária.

“Neste plano, já se prevê que em alguns contextos muito específicos seja possível não utilizar máscara, mas ainda estamos muito longe de uma dispensa generalizada”, adiantaram, ao semanário. Nas idas à praia, por exemplo, a máscara será obrigatória.

Liliana Malainho, ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Plástico é responsável por 80% do lixo nos oceanos

Um estudo global publicado na quinta-feira revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacolas e garrafas. Em seguida surge o metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel …

Governo sabia da partilha de dados de ativistas russos desde março

O Governo sabia do envio para a embaixada russa dos dados pessoais dos manifestantes anti-Putin desde março. A notícia foi avançada pela RTP. Os ativistas russos revelaram que a sua queixa sobre a atitude da Câmara …

Nome "Donald" atingiu um recorde de baixa popularidade nos EUA

Donald Trump parece ter garantido que será o "Donald" mais notável dos próximos anos, já que o nome do ex-presidente dos Estados Unidos atingiu o recorde de baixa popularidade, em 2020. Um novo relatório da Social …

Euro2020. Eriksen caiu inanimado no relvado, mas já está "estável"

O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do Grupo B do Euro2020, foi interrompido ao minuto 43 depois do médio Christian Eriksen ter caído inanimado do relvado. O jogador do Inter Milão, de 29 …

Hungria quer proibir conteúdos sobre homossexualidade a menores de 18

O Governo conservador húngaro preparou nova legislação que proíbe a exibição de material pornográfico de qualquer tipo e de quaisquer conteúdos que encorajem a mudança de género ou a homossexualidade a menores de 18 anos. O …

Boris "não hesitará" em suspender acordo por causa da Irlanda do Norte

O primeiro-ministro britânico afirmou, este sábado, que "não hesitará" em suspender o acordo do Brexit se a União Europeia (UE) não mostrar flexibilidade e aceitar aplicá-lo de forma "sensata". "Se o protocolo continua a ser aplicado …

País de Gales 1-1 Suíça | Desperdício helvético com preço alto

Dois golos nascidos em pontapés de canto ditaram, este sábado, um empate 1-1 entre um País de Gales aguerrido e uma Suíça penalizada pela ineficácia ofensiva, num embate da primeira jornada do grupo A do …

Sesimbra também não avança para a nova fase de desconfinamento

O concelho de Sesimbra não vai avançar para uma nova fase de desconfinamento, ao contrário do que estava previsto, devido ao aumento local de casos de covid-19, disse à agência Lusa o presidente da autarquia, …

Influente bispo alemão não vê "por que não" se pode abençoar casais homossexuais

"Se os homossexuais pedem alguma bênção, por que não?", disse, esta sexta-feira, um bispo alemão que foi recebido pelo papa Francisco no Vaticano, a propósito da delegação da Comissão Episcopal da União Europeia (Comece). Franz-Josef Overbeck, …

Mais 789 novos casos de covid-19 e uma morte em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais uma morte e 789 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 789 novos …