35 anos depois, Toshiba deixa de fabricar portáteis

Depois de 35 anos a produzir e vender computadores, a empresa japonesa vai abandonar o negócio. O comunicado à imprensa divulga que a Toshiba vendeu as ações da Dynabook à Sharp, concluindo assim um processo que já teve início em 2018.

Agora, ao fim de dois anos de negociações, a Sharp adquiriu os 19,9% que ainda estavam nas mãos da Toshiba. Em comunicado, a tecnológica japonesa dá conta da transação e explica que a Dynabook, unidade dedicada a computadores, passa a ser uma subsidiária detida na sua totalidade pela Sharp.

Em 1985 a Toshiba criou o T1100. Este foi o primeiro computador portátil do mundo compatível com o PC IBM, recorda a Computer World. Quando foi criado, o T110 pesava 4,1 quilos, tinha 256 KB de memória RAM, um ecrã de 640 x 200 pixels, e custava 1.999 dólares (cerca de 1700 euros).

Apesar da invenção pioneira, uma questão que “assustou” os tecnológicos foi o tamanho do computador. “Naquela época, os computadores transportáveis ​​estavam a tornar-se populares, mas eram muito grandes“, disse Atsutoshi Nishida à Computer World.

Nishida liderou o projeto na década de 80, e mantém-se ainda como vice-presidente executivo corporativo da Toshiba.

Apesar de alguns obstáculos, os planos para o computador foram concretizados e Nishida cumpriu o que prometeu: foram vendidas 10000 máquinas em apenas um ano. O número não parece surpreendente tendo em conta o contexto atual, mas o executivo garante que  “naquela época era uma quantidade muito grande”.

A empresa foi líder de vendas em computadores portáteis durante a década de 1990 e grande parte da década de 2000. Porém o primeiro lugar, como grande produtora de computadores, foi colocado em causa com o aparecimento de fortes marcas concorrentes, divulga o online Interesting Engineering.

O desenvolvimento de tecnologia mais avançada por empresas como a Apple, HP, e Dell fez com que a Toshiba recuasse.  Estas marcas começaram a produzir computadores melhores, o que com o passar do tempo levou a empresa a vender a Dynabook à Sharp.

De acordo com dados apresentados pela Marketeer, a quota de mercado da Toshiba passou de 17,7 milhões de computadores em 2011 para apenas 1,4 milhões em 2017. Fica agora por esclarecer o futuro da Toshiba, numa altura em que vários setores da economia estão a ser afetados pela pandemia causada pelo novo coronavírus.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Incidente com módulo russo fez EEI mudar de posição

A Estação Espacial Internacional (EEI) perdeu, esta quinta-feira, o controlo de orientação e saiu da posição configurada, na sequência de um incidente com o módulo russo Nauka. A situação, que se prolongou durante 47 minutos, aconteceu …

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …

DGS recomenda vacinação de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades

A diretora-geral da Saúde anunciou, esta sexta-feira, que a DGS só recomenda, para já, a vacinação contra a covid-19 de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades. Numa conferência de imprensa realizada esta sexta-feira, Graça …

Onda de calor e seca podem agravar crise alimentar na Coreia do Norte

No início do verão, o líder norte-coreano Kim Jong Un descreveu a situação alimentar do país como "tensa", após o encerramento da fronteira causado pela pandemia e cheias devastadoras. No meio da estação, um ciclo …

Juiz negacionista chama "pedófilo" a Ferro Rodrigues. CSM admite novo processo disciplinar

O Presidente da Assembleia da República já reagiu ao vídeo do juiz negacionista em que este lhe chama "pedófilo", tendo alertado o Conselho Superior da Magistratura (CSM), que também já disse que os "novos factos …