Quase 33 mil passageiros chegaram aos aeroportos sem teste à covid-19

Quase 33 mil passageiros entraram em Portugal, entre 2020 e meados de junho deste ano, sem o obrigatório teste de despiste à covid-19.

De acordo com o Jornal de Notícias, pelo menos 32.718 passageiros viajaram de avião para Portugal, entre 2020 e meados de junho deste ano, sem apresentarem um teste de diagnóstico à covid-19 realizado 72 horas antes do embarque.

Esta situação deu origem a 510 processos de contraordenação a 39 companhias aéreas, cuja soma das multas vale entre 16,3 milhões e 65,4 milhões de euros, segundo a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC).

No ano passado, 26.680 os passageiros embarcaram sem teste, e foram abertos 257 processos pela ANAC.

O presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), Henrique Louro Martins, encara com preocupação o volume de passageiros que viajaram sem teste, defendendo, em declarações ao JN, que os tripulantes de cabina deveriam ser profissionais prioritários para a vacinação e para a testagem sistemática antes de qualquer voo para o estrangeiro.

“Escrevemos várias vezes à Direção-Geral da Saúde, nunca tivemos resposta”, disse, acrescentando que, “nos transportes em geral, a lotação foi limitada“, mas não na aviação civil.

Além disso, apenas numa semana, uma equipa pode deslocar-se a vários países com elevados níveis de contágio.

“Não se compreende. É um risco para os próprios e para os outros, incluindo os passageiros”, insistiu o dirigente sindical.

“Felizmente, até ao momento não há casos de gravidade extrema”, mas sempre que ocorre uma situação implica a quarentena de toda a equipa, contou, referindo-se a alguns casos de infeção entre aqueles profissionais.

O SNPVAC defende que, mesmo que já tenham sido vacinados, os tripulantes de cabina devem ser submetidos a testes sempre que as escalas obriguem à estadia noutro país.

  ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …

Mihajlovic: "Vou tentar manter a calma, mas é difícil"

Treinador do Bolonha furioso com os cartões amarelos mostrados para "compensar" uma expulsão. Beto voltou a marcar. Udinese e Bolonha entraram em campo neste domingo como protagonistas de um dos jogos menos mediáticos da oitava jornada …

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo avisa que não pode haver "casos de mau uso e de fraude" com os fundos europeus

O Presidente da República avisou, esta segunda-feira, que a "última coisa" que pode acontecer com os fundos europeus são "casos de maus uso e de fraude", garantindo que os portugueses "não perdoariam" que isso acontecesse. Questionado …

O empresário John Textor

Nova direção do Benfica vai reunir-se com John Textor

O empresário John Textor, que celebrou um acordo com José António dos Santos para aquisição de 25% do capital social da SAD do Benfica, vai ser recebido pela nova direção do clube esta quinta-feira. "Após explícita …

Vítimas do ataque na Noruega foram mortas com facadas e não com arco e flecha

A polícia norueguesa esclareceu, esta segunda-feira, que as cinco vítimas mortais do ataque perpetrado na semana passada foram esfaqueadas, afastando assim a tese inicial que as mortes tinham sido provocadas por um arco e flechas. Segundo …

É um pássaro? É um avião? Não, é uma estrada de drones

Várias empresas estão a juntar-se ao governo de Israel na criação de sistemas de entregas através de drones. O objectivo final é ter uma estrada destes aparelhos nos céus. Num futuro próximo, as estradas podem estar …