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Mais de 3 mil condutores multados por não saberem circular em rotundas

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Miguel Cortés / Flickr

Rotunda do Marquês de Pombal, em Lisboa

Mais de três mil condutores foram multados por circular de forma incorreta nas rotundas nos últimos três anos e desde a entrada em vigor das alterações ao Código da Estrada, em 2014.

A obrigatoriedade de só circular na faixa mais à direita quando se vai sair foi uma das mais de 60 alterações introduzidas à lei a 1 de janeiro de 2014, destaca o Jornal de Notícias.

Segundo o “novo” Código da Estrada, se o condutor pretender “sair da rotunda na primeira via de saída, deve ocupar a via da direita. Se pretender sair da rotunda por outra via de saída, só deve ocupar a via de trânsito mais à direita após passar a via de saída anterior àquela por onde pretende sair”.

Outra mudança observada foi a redução da taxa de álcool para condutores recém-encartados e profissionais – para 0,2 gramas de álcool por litro de sangue.

De acordo com os dados divulgados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, em 2014 foram registadas 1104 infrações do género. Este número cresceu para 1127, em 2015 e, só este ano, já foram registadas 964 multas.

Os portugueses que foram apanhados a cometer infrações em rotundas terão pago multas entre os 60 e os 300 euros.

“Uma das principais dificuldades que os condutores sentem tem a ver com o facto de as rotundas não terem todas a mesma configuração”, diz ao JN o major Paulo Gomes, da Divisão de Trânsito da GNR.

A GNR refere que não faz fiscalizações específicas à circulação em rotundas, e muitas das infrações são detetadas quando os militares se encontram a circular no trânsito, em serviço.

BZR, ZAP

16 Comments

  1. Na realidade as 3.000 multas são um número muito baixo para tanta incompetência na estrada.

    Conheço 2 ou 3 rotundas, que bastava estar um polícia lá 24h e passava 3000 multas em poucos dias….

  2. O problema é que o código, na teoria, aplica-se muito bem nos esquemas em papel mas, na prática, a realidade é outra. Há muitos tipos de rotundas e em algumas situações a aplicação da “nova” regra é verdadeiramente absurda, criando situações caricatas e problemas de fluidez do trânsito.

  3. uau! o RUI é um ás do volante e certamente uma das mentes iluminadas que deram vida a esta aberração. Se se fosse a cumprir escrupulosamente esta regra numa rotunda como, por exemplo, o Marquês do Pombal em Lisboa, o trânsito ficava paralisado. Onde existem em Portugal rotundas com a dimensão necessária para que esta regra possa ser aplicada como está escrita?

    • Meu Caro,

      Essa regra pode ser aplicada na pratica em TODAS as rotundas, apenas a falta de civismo, ignorancia e “chico-espertice” de muitos condutores faz com que diariamente se assita a atropelos à mesma, alguns deles nas barbas da autiridade sem que esta atue.

  4. a questão é que existe muita gente em que a rotunda tem 2 ou 3 faixas e a saída tem 2 faixas de saída e continuam a contornar a rotunda toda pela direita para sair a ultima saída. não tenho pena nenhuma. devia de haver muito mais gente.
    qual é o problema da rotunda do marques? se eu virer do Saldanha e quiser ir para av da liberdade vou cortar o transito que vai para as amoreiras ou faço a rotunda na faixa do meio ou á esquerda. muita gente faz pela direita. e se houver transito para a avenida da liberdade não corto a saída para as amoreiras.

  5. Pois Claro, fazem-se regras para rotundas que os condutores conhecem e sabem onde sair.
    Fazem-se também para o caso maioritário, em que no cruzamento surgiu uma rotunda e agora fica mais fácil fazer a mesma “a direito”.
    Gostaria de ver esses senhores a fazer uma viagem de Porto a Faro sem GPs e a dar 2 voltas em cada rotunda, para saber qual saída a tomar , e poder fazer a mesma dentro da legalidade.
    E mais, porque não pintam as rotundas de forma a fazer entender o que pretendem, voltamos ao mesmo …. leis aprovadas por gente que se calhar nem conduz…com sorte nem carta tem… e mais porque somos diferentes do resto da Europa?

  6. Na minha maneira de ver, em rotundas originadas de perfeitos cruzamentos e são muitas, não tem qualquer lógica entrar pela via do meio ou da esquerda com o pisca da esquerda ligado para seguir em frente.

  7. Mais de 80% dos condutores não sabem, e alguns não querem saber (*), circular nas rotundas.
    UMA MANEIRA “FORÇADA” DE ENSINAR SERÁ COLOCAR PINES DE BORRACHA, E DEPOIS SE NECESSÁRIO DE FERRO, DE MANEIRA QUE OS CONDUTORES QUE ENTRAM PELA DIREITA TENHA QUE SAIR NA PRIMEIRA SAÍDA.
    Julgo que assim seria uma maneira eficaz de obrigar a aprender a circulação correta nas rotundas.

    (*) e não querem aprender porque já tenho explicado a alguns, quando vou de pendura, a maneira como se circula, e a resposta é invariavelmente “sempre fiz assim e vou continuar”….. só com uma marreta?

    • Acho que tem muita razão, só colocando caminhos difíceis de ultrapassar como se faz com o gado, assim como aconteceu no garrafão da ponte sobre o tejo, que desde a instalação dos caminhos o “gado” segue o rumo correcto e deixou de haver engarrafamentos nas entradas para o tabuleiro.
      Também concordo que é dificílimo educar um povo, ainda mais quando saem as Leis e não são devidamente divulgadas nem explicadas, Aqui acrescentamos a enormíssima reacção à mudança que é típica do povo, “sempre fez (merda) assim e assim continua a fazer (merda) apesar de aceitar que prejudica os outros utilizadores da via pública, caso de muito taxistas que parece terem prazer em fazer as rotundas sempre pela direita chateando os restantes automobilistas. O caso que conheço melhor é o da rotunda do aeroporto, mas isso passa-se em muitos outros locais.
      O pisca é outro assunto, caro(a) RG, em que cada um utiliza ou não conforme os seus critérios pessoais, esquecendo que existem regras para tal descritas no código da estrada.
      Isto é mesmo coisas de portugueses, muitos acham que as leis se regem pelos seus próprios critérios, e não por imposição legislativa (apesar de muitas vezes estarem desadequadas).
      É o mundo que temos…

  8. RG essa é boa, apenas se dá pisca para sair e nao para circundar a rotunda. Explique-me onde é que no código voce leu isso? No código que eu aprendi, os piscas servem de indicação, e é civico dar a indicacão que vou contornar a rotunda com piscas

    • Se achas isso então nao sabes o que é uma rotunda. Uma rotunda é uma via de sentido giratório. Se estiveres numa rotunda e estiveres na faixa mais à esquerda podes dar as voltas que quiseres que não precisas de fazer pisca nenhum. Se estiveres nessa faixa com o pisca para a esquerda estas a dizer que vais subir para a rotunda. Mas quando queres mudar de faixa, aí sim deves sinalizar. Ou quando vais na estrada fazes o pisca em cada curva?

  9. Já agora os senhores agentes da autoridade a quem vão aplicar as multas por sinalizações encobertas com vegetação, estradas sem linhas contínuas ou não ou em estado que já não se conseguem ver, placas indicadoras de direção já depois do cruzamento ou falta delas entres tantos outros problemas a provocar uma condução de risco.

  10. Engraçado é que pouco depois de ter entrado a lei em vigor, efetuei a manobra corretamente numa rotunda em que circulava um veículo da PSP e o mesmo mandou-me parar por atravessar as faixas à sua frente, indicando que se queria sair já devia ter ficado logo na faixa da direita (como eles que só circularam à direita)…
    Ainda não foi referido, mas há a relevante questão das peritagens das seguradoras. Em caso de colisão esta regra é totalmente ignorada, em especial em rotundas com duas faixas de saída ou que apenas tenham duas faixas de rodagem, sobrepondo-se a manobra perigosa de mudança de faixa ou os habituais 50%/50%. A regra é boa em teoria, mas na prática é inútil em casos de congestionamento e difícil de implementar nos restantes casos (pela falta de educação cívica e formação automobilística é certo, mas com o mesmo resultado prático). O CE deve ser dinâmico e funcional. Se passados mais de 2 anos não consegue ser adequadamente implementada devia ser, pelo menos, revista.

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