25 dias de férias: “Não está no programa do Governo”

partidosocialista / Flickr

O ministro José António Vieira da Silva

O ministro José António Vieira da Silva

O ministro do Trabalho e da Segurança Social volta a lembrar que o aumento de dias de férias para os trabalhadores, uma proposta do Partido Comunista e do Bloco que vai ser discutida em janeiro no Parlamento, não está no programa do Governo.

“Não estava no programa eleitoral do PS e não está no programa do Governo”, afirmou Vieira da Silva, em declarações ao jornal ECO.

É desta forma que o ministro do Trabalho e da Segurança Social reage às notícias de ontem, que indicam que o aumento do número de dias de férias vai ser discutido em janeiro do próximo ano na Assembleia, como reivindicação dos partidos de esquerda.

“Essa é uma das áreas em que o instrumento apropriado é a negociação coletiva. A negociação coletiva já aumentou o número de dias de férias, em alguns setores”, afirmou ainda, rejeitando que as férias devam ser associadas ao absentismo.

“Não foi um passo feliz. São matérias diferentes, que têm de ser tratadas em sede de negociação coletiva”, disse o governante.

No próximo dia 18, os deputados debatem os diplomas do Bloco de Esquerda e do PCP que têm em vista assegurar mais dias de férias aos trabalhadores.

Os comunistas deverão apresentar dois diplomas: um que repõe os 25 dias de férias para a Função Pública, acrescidos de um dia útil de férias por cada dez anos de serviço efetivamente prestado, e outro que atribui o direito a 25 dias de férias anuais também ao setor privado. Já os bloquistas querem os 25 dias de férias anuais para todos os trabalhadores das empresas.

Antes, no dia 11 de janeiro, os Verdes voltam à carga com a proposta que pretende fixar a terça-feira de Carnaval como feriado nacional.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Erro jornalístico:

    Não é um “aumento dos dias de férias dos trabalhadores” !

    É a reposição de um direito adquirido a pulso pelos nossos antecessores ! ! !

  2. É realmente uma reposição daquilo que nos foi tirado.A troika foi embora, tivemos uma saída limpa? Que nos reponham os direitos adquiridos, visto que muito lutamos ao longo de 35 anos, para os ter.

RESPONDER

Explosão causou incêndio nas instalações onde a Rússia armazena a varíola e a ébola

Esta segunda-feira, uma explosão causou um incêndio no Centro Estatal de Investigação de Virologia e Biotecnologia, na Rússia. Estas instalações são dos poucos sítios onde a varíola e a ébola estão armazenadas. Uma explosão num tanque …

Ikea vs Kitea: batalha judicial entre suecos e marroquinos em Portugal

A marca sueca de imobiliário Ikea está a contestar nos tribunais portugueses o registo da marca marroquina Kitea. A semelhança entre os dois nomes não é uma mera coincidência, já que ambas vendem o mesmo …

EUA vão processar Edward Snowden por causa da sua autobiografia

O governo dos EUA vai processar Edward Snowden a propósito da autobiografia que chegou esta terça-feira a mais de 20 países. O processo judicial argumenta que autor violou acordos de confidencialidade. A autobiografia de Edward Snowden, …

27 anos depois, o maestro do trânsito regressa a Castelo Branco

A figura do polícia sinaleiro regressou a Castelo Branco 27 anos depois para coordenar o trânsito, numa iniciativa que surpreendeu os jovens condutores e peões, e que levou os mais velhos a aplaudiram e a …

Descoberto em Ílhavo primeiro sítio pré-histórico subaquático português

Uma equipa de arqueólogos descobriu vestígios de uma mancha de ocupação ou possível acampamento do neolítico a cerca de dois metros de profundidade na Ria de Aveiro, em Ílhavo. "Temos estado a apanhar algumas surpresas valentes. …

Rei de Espanha não propôs nenhum nome para investidura. País enfrenta novas eleições a 10 de novembro

A Espanha vai realizar novas eleições. Os dirigentes do Cidadãos, Albert Rivera, e do Partido Popular, Pablo Casado, disseram "não" à investidura de Pedro Sánchez como presidente do Governo espanhol e o rei Felipe VI …

Os dinamarqueses vão plantar um milhão de árvores sem saírem do sofá

No último sábado, a emissora dinamarquesa TV2 transmitiu um programa em direto para convidar os espectadores a doarem dinheiro para plantar árvores. O objetivo, de acordo com o jornal britânico The Guardian o produtor Martin Sundstrøm, …

A melhor escola da Europa para estudar ciência fica em Santarém

É em Alcanena, no distrito de Santarém, que se localiza o agrupamento de escolas com o selo de qualidade do STEM School Proeficient, atribuído pela União Europeia. O estabelecimento de ensino recebeu a melhor classificação …

Câmara da Moita dá parecer negativo ao Estudo de Impacte Ambiental do novo aeroporto do Montijo

A Câmara da Moita, no distrito de Setúbal, aprovou uma posição em que dá parecer negativo ao Estudo de Impacte Ambiental (EIA) do novo aeroporto do Montijo, devido ao “conjunto de impactes negativos”. O município da …

Morreu a criança que ficou paralisada após comer hambúrguer do Lidl contaminado

Em 2011, Nolan Moittie comeu o hambúrguer contaminado com a bactéria E.Coli comprado no Lidl. Depois de ter ficado com graves sequelas neurológicas e diabético, o rapaz acabou por falecer este sábado, com apenas 10 …