25 dias de férias: “Não está no programa do Governo”

partidosocialista / Flickr

O ministro José António Vieira da Silva

O ministro José António Vieira da Silva

O ministro do Trabalho e da Segurança Social volta a lembrar que o aumento de dias de férias para os trabalhadores, uma proposta do Partido Comunista e do Bloco que vai ser discutida em janeiro no Parlamento, não está no programa do Governo.

“Não estava no programa eleitoral do PS e não está no programa do Governo”, afirmou Vieira da Silva, em declarações ao jornal ECO.

É desta forma que o ministro do Trabalho e da Segurança Social reage às notícias de ontem, que indicam que o aumento do número de dias de férias vai ser discutido em janeiro do próximo ano na Assembleia, como reivindicação dos partidos de esquerda.

“Essa é uma das áreas em que o instrumento apropriado é a negociação coletiva. A negociação coletiva já aumentou o número de dias de férias, em alguns setores”, afirmou ainda, rejeitando que as férias devam ser associadas ao absentismo.

“Não foi um passo feliz. São matérias diferentes, que têm de ser tratadas em sede de negociação coletiva”, disse o governante.

No próximo dia 18, os deputados debatem os diplomas do Bloco de Esquerda e do PCP que têm em vista assegurar mais dias de férias aos trabalhadores.

Os comunistas deverão apresentar dois diplomas: um que repõe os 25 dias de férias para a Função Pública, acrescidos de um dia útil de férias por cada dez anos de serviço efetivamente prestado, e outro que atribui o direito a 25 dias de férias anuais também ao setor privado. Já os bloquistas querem os 25 dias de férias anuais para todos os trabalhadores das empresas.

Antes, no dia 11 de janeiro, os Verdes voltam à carga com a proposta que pretende fixar a terça-feira de Carnaval como feriado nacional.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Erro jornalístico:

    Não é um “aumento dos dias de férias dos trabalhadores” !

    É a reposição de um direito adquirido a pulso pelos nossos antecessores ! ! !

  2. É realmente uma reposição daquilo que nos foi tirado.A troika foi embora, tivemos uma saída limpa? Que nos reponham os direitos adquiridos, visto que muito lutamos ao longo de 35 anos, para os ter.

RESPONDER

"Parasitas": O Melhor Filme dos Óscares chega à televisão

Parasitas vai passar na televisão esta sexta-feira (3), às 21h30, no canal TVCine Top. A produção de Bong Joon-ho angariou, nesta última award season, inúmeras nomeações, tendo sido Palma de Ouro no Festival de Cinema …

Países entram numa "guerra secreta" por ventiladores, admite agente da Mossad

Muitos países estão a utilizar os seus serviços de informações para a compra de material de saúde encomendado por outros, sobretudo ventiladores, para enfrentar a crise do novo coronavírus, disse um agente da Mossad, encarregado …

Pessoas que espalham ódio na Internet tendem a ser psicopatas

Os utilizadores da Internet que publicam comentários de ódio sobre outras pessoas tendem a ter traços psicopáticos. Por outro lado, os cientistas não encontraram uma correlação entre essa prática e narcisismo ou maquiavelismo. Estes utilizadores são …

Polícia britânica tingiu de negro uma lagoa azul para afastar visitantes

A Polícia britânica decidiu tingir de negro uma lagoa azul muito procurada na região de Derbyshire, visando assim afastar os visitantes e fazer com que estes cumpram o isolamento social exigido pelas autoridades para travar …

A maior cascata do Equador desapareceu repentinamente

A maior cascata do Equador, com cerca de 150 metros, desapareceu repentinamente por causa de uma dolina. Investigadores ainda não sabem se esta apareceu por causas naturais ou humanas. Em fevereiro, a cascata de San Rafael, …

Aprovada descida de 3% na eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh). Contas feitas, trata-se de uma redução de aproximadamente 3% no total …

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …

Bill Gates deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia

Num artigo publicado no jornal norte-americano Washington Post, o fundador da Microsoft, Bill Gates, deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia de covid-19, que já fez 43 mil mortes em todo o …

Comissão de Trabalhadores da TAP pede nacionalização da companhia

A Comissão de Trabalhadores (CT) da TAP reforçou esta quarta-feira o apelo para que a transportadora “se torne 100% pública”, depois de a empresa ter anunciado o lay-off da maioria dos trabalhadores, segundo um comunicado. No …