25 dias de férias: “Não está no programa do Governo”

partidosocialista / Flickr

O ministro José António Vieira da Silva

O ministro José António Vieira da Silva

O ministro do Trabalho e da Segurança Social volta a lembrar que o aumento de dias de férias para os trabalhadores, uma proposta do Partido Comunista e do Bloco que vai ser discutida em janeiro no Parlamento, não está no programa do Governo.

“Não estava no programa eleitoral do PS e não está no programa do Governo”, afirmou Vieira da Silva, em declarações ao jornal ECO.

É desta forma que o ministro do Trabalho e da Segurança Social reage às notícias de ontem, que indicam que o aumento do número de dias de férias vai ser discutido em janeiro do próximo ano na Assembleia, como reivindicação dos partidos de esquerda.

“Essa é uma das áreas em que o instrumento apropriado é a negociação coletiva. A negociação coletiva já aumentou o número de dias de férias, em alguns setores”, afirmou ainda, rejeitando que as férias devam ser associadas ao absentismo.

“Não foi um passo feliz. São matérias diferentes, que têm de ser tratadas em sede de negociação coletiva”, disse o governante.

No próximo dia 18, os deputados debatem os diplomas do Bloco de Esquerda e do PCP que têm em vista assegurar mais dias de férias aos trabalhadores.

Os comunistas deverão apresentar dois diplomas: um que repõe os 25 dias de férias para a Função Pública, acrescidos de um dia útil de férias por cada dez anos de serviço efetivamente prestado, e outro que atribui o direito a 25 dias de férias anuais também ao setor privado. Já os bloquistas querem os 25 dias de férias anuais para todos os trabalhadores das empresas.

Antes, no dia 11 de janeiro, os Verdes voltam à carga com a proposta que pretende fixar a terça-feira de Carnaval como feriado nacional.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Erro jornalístico:

    Não é um “aumento dos dias de férias dos trabalhadores” !

    É a reposição de um direito adquirido a pulso pelos nossos antecessores ! ! !

  2. É realmente uma reposição daquilo que nos foi tirado.A troika foi embora, tivemos uma saída limpa? Que nos reponham os direitos adquiridos, visto que muito lutamos ao longo de 35 anos, para os ter.

RESPONDER

Governo reabre processo para corrigir mapa das freguesias

O Governo reabriu o processo para a correção ao mapa de freguesias, num compromisso com as associações de municípios e de freguesias, anunciou o secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho. “Iremos retomar …

Google cria modelo de cérebro mais detalhado (e com maior resolução) de sempre

A recriação 3D do cérebro de uma mosca da fruta - que mostra 20 milhões de sinapses e 25 mil neurónios - é a que tem a maior resolução até ao momento. Uma equipa de …

Morreu Kobe Bryant, uma das maiores estrelas de sempre da NBA

Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de sempre, morreu na manhã deste domingo em Calabasas, Califórnia, num desastre de helicóptero. De acordo com a TMZ, Bryant viajava com, pelo menos, três outras pessoas num helicóptero privado, …

Há seis queixas de violência policial por semana

Em Portugal, são apresentadas em média seis queixas semanais por violência policial, escreve o semanário Expresso na sua edição deste fim-de-semana, citando os dados mais recentes da Procuradoria-Geral da República. De acordo com os números, relativos …

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …

A Cybertruck de Musk poderá ser "incrivelmente barata" de produzir

A Cybertruck de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, pode ser "incrivelmente barata" de produzir graças à sua inovadora tecnologia de carroçaria, afirmou um especialista em entrevista à Autoline Network. O engenheiro Sandy …

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …