22 crianças já morreram por falta de medicamentos na Venezuela

Dez crianças do Estado venezuelano de Carabobo estão em perigo de vida, por falta de tratamento para o cancro, numa localidade onde já morreram outras 22 desde janeiro, denunciou a Fundação de Ajuda ao Menino com Cancro (Fundanica).

Esta “situação é dramática. Não há medicamentos, não há quimioterapia e não há antibióticos. Os nossos meninos estão a morrer. Este ano temos 22 crianças mortas e mais 10 com a vida em perigo”, disse a presidente da Fundação de Ajuda ao Menino com Cancro (Fundanica).

Virgínia Segóvia de Bolívar explicou que em 2017, das 120 crianças que Fundanica atendeu, 58 morreram devido “à escassez” de medicamentos.

“Fazemos um apelo ao Governo nacional para que atenda as necessidades dos meninos. Não podem ficar calados perante tanto drama e tanta morte”, disse aos jornalistas.

Segundo Virgínia Segóvia de Bolívar, a Fundanica está disponível para colaborar com o Governo venezuelano na abertura de um canal humanitário que, no seu entender, permitirá atender os casos existentes e evitar mais mortes de crianças.

Na Venezuela são cada vez mais frequentes as queixas da população sobre dificuldades em conseguir alguns medicamentos básicos no mercado local, entre eles remédios para a diabetes, hipertensão, sida, o cancro e outras doenças crónicas.

Ocasionalmente, alguns medicamentos deste tipo chegam às farmácias a preços inacessíveis para os venezuelanos, tendo em conta os baixos salários locais.

A falta de medicamentos na Venezuela é já um problema antigo. Em 2015, a oposição venezuelana denunciava que mais de 63% dos medicamentos escasseavam no país, acusando o Governo de usar um “controlo comunista” ao impor um sistema biométrico para limitar as compras nas farmácias.

No início do ano, 18 crianças morreram em apenas dois meses por desnutrição na cidade de Maturín, a sudeste de Caracas. Entre as vítimas, estavam lactantes e crianças com menos de quatro anos de idade.

De acordo com um Estudo sobre Condições de Vida, realizado pelas principais universidades do país e divulgado na passada quarta-feira, mais de metade dos venezuelanos vivem em pobreza extrema e afirmam que perderam mais de 10 quilos de peso em 2017.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Poluição do ar em Sydney entre as 20 piores do mundo devido aos incêndios

A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo devido ao fumo dos incêndios no leste do país. "Sydney, …

Audições da RTP sobre "Sexta às 9" aprovadas pelos deputados

Os deputados da comissão parlamentar de Cultura e Comunicação aprovaram "por unanimidade", esta terça-feira, as audições da diretora de informação e do presidente da RTP sobre o programa "Sexta às 9". O grupo parlamentar do PSD …

Conquistas da seleção renderam 140 milhões em menos de 20 anos

As conquistas da seleção portuguesa renderam já mais de 140 milhões de euros à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em menos de 20 anos. Os números são avançados esta terça-feira pelo O Jogo, que dá …

Rosa Grilo acusa PJ de "agarrar em dois idiotas" para acusar de homicídio

A arguida acusou a Polícia Judiciária (PJ), esta terça-feira, de "agarrar em dois idiotas que estavam a jeito", em alusão a si e a António Joaquim, para os incriminar da morte do marido, reiterando que …

Aeroporto de Lisboa encerra de madrugada entre janeiro e junho

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vai fechar para obras de alargamento da pista de janeiro a junho, entre as 23h30 e as 05h30 da manhã. De acordo com a TSF, o Aeroporto Humberto Delgado, em …

Fase de Instrução do processo Hells Angels começa no dia 27

A fase de instrução do processo Hells Angels vai começar no dia 27 deste mês, no Tribunal Central de Instrução Criminal, e já há sessões marcadas até 19 de dezembro. Fonte judicial referiu à agência Lusa …

Horacio Cartes, ex-Presidente do Paraguai, alvo de mandado de prisão no Brasil

Um juiz do Brasil emitiu esta terça-feira uma ordem de prisão contra o ex-Presidente paraguaio Horacio Cartes (2013-2018), num caso relacionado com a Operação Lava Jato, informaram fontes oficiais. A decisão foi tomada pelo juiz brasileiro …

Ex-futebolista Koke detido em operação contra tráfico de droga

O antigo futebolista espanhol do Sporting é um dos 20 detidos pelas autoridades espanholas numa operação contra o tráfico de drogas. Esta operação foi desencadeada com 11 buscas simultâneas em Sevilha, Málaga e Granada, envolvendo 150 …

Brasil. Técnica que esteriliza o mosquito do zika e dengue será aplicada em 2020

O Brasil irá usar a partir do próximo ano mosquitos estéreis da espécie 'Aedes aegypt' para controlar a reprodução deste agente que transmite doenças como dengue e zika, anunciou a Organização das Nações Unidas (ONU). A …

FC Porto encaixa até 50 milhões com novo adiantamento de receitas televisivas

A SAD do FC Porto encaixou 30 milhões de euros com uma nova emissão de obrigações pela Sagasta, envolvendo a cedência de receitas futuras de direitos televisivos, e podem entrar mais 20 milhões em janeiro. Em …