22 crianças já morreram por falta de medicamentos na Venezuela

Dez crianças do Estado venezuelano de Carabobo estão em perigo de vida, por falta de tratamento para o cancro, numa localidade onde já morreram outras 22 desde janeiro, denunciou a Fundação de Ajuda ao Menino com Cancro (Fundanica).

Esta “situação é dramática. Não há medicamentos, não há quimioterapia e não há antibióticos. Os nossos meninos estão a morrer. Este ano temos 22 crianças mortas e mais 10 com a vida em perigo”, disse a presidente da Fundação de Ajuda ao Menino com Cancro (Fundanica).

Virgínia Segóvia de Bolívar explicou que em 2017, das 120 crianças que Fundanica atendeu, 58 morreram devido “à escassez” de medicamentos.

“Fazemos um apelo ao Governo nacional para que atenda as necessidades dos meninos. Não podem ficar calados perante tanto drama e tanta morte”, disse aos jornalistas.

Segundo Virgínia Segóvia de Bolívar, a Fundanica está disponível para colaborar com o Governo venezuelano na abertura de um canal humanitário que, no seu entender, permitirá atender os casos existentes e evitar mais mortes de crianças.

Na Venezuela são cada vez mais frequentes as queixas da população sobre dificuldades em conseguir alguns medicamentos básicos no mercado local, entre eles remédios para a diabetes, hipertensão, sida, o cancro e outras doenças crónicas.

Ocasionalmente, alguns medicamentos deste tipo chegam às farmácias a preços inacessíveis para os venezuelanos, tendo em conta os baixos salários locais.

A falta de medicamentos na Venezuela é já um problema antigo. Em 2015, a oposição venezuelana denunciava que mais de 63% dos medicamentos escasseavam no país, acusando o Governo de usar um “controlo comunista” ao impor um sistema biométrico para limitar as compras nas farmácias.

No início do ano, 18 crianças morreram em apenas dois meses por desnutrição na cidade de Maturín, a sudeste de Caracas. Entre as vítimas, estavam lactantes e crianças com menos de quatro anos de idade.

De acordo com um Estudo sobre Condições de Vida, realizado pelas principais universidades do país e divulgado na passada quarta-feira, mais de metade dos venezuelanos vivem em pobreza extrema e afirmam que perderam mais de 10 quilos de peso em 2017.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Morri no Paralelo79N". Diário revela as últimas horas de um explorador que morreu sozinho na Gronelândia

Os investigadores analisaram a última entrada do diário de explorador polar do século XX, Jørgen Brønlund, incluindo uma curiosa mancha negra, escrita antes de morrer sozinho no nordeste da Gronelândia, descobrindo o que lhe aconteceu …

Cybershoes. O problema de andar em Realidade Virtual pode já ter uma solução

Um dos problemas com os jogos de Realidade Virtual é que, normalmente, as experiências são definidas numa escala maior do que uma sala de estar. Assim, o jogador acaba por ter de ficar numa parte …

"Um tsunami de dívidas". O mundo deve a si mesmo 277 mil milhões de dólares

Prevê-se que até ao final deste ano, a dívida da economia mundial atinja os 277 mil milhões de dólares. A pandemia de covid-19 é um dos fatores responsáveis. A pandemia de covid-19 não só está a …

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …

Hackers expõem na cloud dados que roubaram de utilizadores do Spotify. Foi um acidente

Um grupo de piratas informáticos compilou uma base de dados com cerca de 250.000 palavras-passe do Spotify e armazenaram os dados na cloud. No entanto, esqueceram-se de proteger o armazenamento com uma palavra-passe. De acordo com …