Mais de 60% dos medicamentos escasseiam na Venezuela

A oposição venezuelana denunciou esta segunda-feira que mais de 63% dos medicamentos estão a escassear no país e acusou o Governo de usar um “controlo comunista” ao impor um sistema biométrico para limitar as compras nas farmácias.

“Estamos a fazer um levantamento do índice de escassez nos municípios e até este momento, no que se refere à área metropolitana de Caracas apresenta-se um défice de 63% e no interior do país de 72%”, disse o secretário do partido de centro-esquerda Um Novo Tempo.

Carlos Valero explicou, durante uma conferência de imprensa em Caracas, que uma das razões para a escassez de medicamentos é “a dívida milionária que o Governo tem com a indústria farmacêutica e os laboratórios, que é superior a 4 mil milhões de dólares”.

“Seria mais eficaz e saudável para o país que o Governo pagasse essa dívida e deixasse de confrontar-se com o setor privado. Está demonstrado que os controlos excessivos que o Governo tem implementado derivam em mais corrupção, piorando a situação de escassez e falta de abastecimento”, disse.

A 24 de abril o Governo venezuelano anunciou o lançamento de um novo sistema informático que controlará a distribuição e comercialização de medicamentos na Venezuela.

O anúncio do lançamento do Sistema Integrado de Acesso a Medicamentos, Siamed, foi feito pelo ministro da Saúde, Henry Ventura, e ocorre num momento em que os venezuelanos se queixam de dificuldades para conseguir medicamentos, principalmente os de uso diário obrigatório.

Segundo Henry Ventura, trata-se de um sistema de distribuição direta que dará prioridade aos pacientes com doenças crónicas.

Numa primeira etapa vão ser considerados prioritários os medicamentos para doenças cardiovasculares, endócrino-metabólicas e neurológicas.

Na Venezuela são cada vez mais frequentes as queixas de dificuldades na obtenção de medicamentos para vários tipos de doenças, entre elas a hipertensão e a diabetes.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Em apenas dois dias, duas mulheres "dalit" morreram vítimas de violação na Índia

De acordo com a polícia local, uma segunda mulher dalit morreu na Índia após ter sido violada por dois homens. Outro caso semelhante aconteceu esta semana, depois de uma jovem de 19 anos, do mesmo …

A Casa Branca contratou para a NOAA cientistas que defendem que as mudanças climáticas "são uma mentira"

Funcionários do governo norte-americano terão abordado cientistas com historial de críticas regulares sobre as mudanças climáticas causadas pelo homem, aos quais foram propostos cargos de gestão na NOAA. Segundo especialistas citados pela E&E News, esta …

United quase pede para Dalot sair

Adeptos pensavam que o português nunca mais ia jogar pela equipa principal do Manchester United. Jogou na Taça da Liga e não convenceu. O Manchester United seguiu para os quartos-de-final para a Taça da Liga inglesa, …

Testemunhas revelam que agentes de inteligência dos EUA consideraram sequestrar (e envenenar) Assange

Testemunhas anónimas revelaram em tribunal que planos para envenenar ou sequestrar Julian Assange da embaixada do Equador foram discutidos entre fontes da inteligência dos Estados Unidos e uma empresa de segurança privada que espiou o …

"Assassino do Twitter" assume ter matado 8 mulheres que partilharam pensamentos suicidas

O caso está a chocar o Japão. Perante o Tribunal de Tóquio, Takahiro Shiraishi declarou-se culpado, após ter assassinado e esquartejado oito mulheres e um homem em 2017. O assassino conheceu as vítimas através da rede …

"Como me mudar para o Canadá?" É o que os norte-americanos querem saber depois do debate presidencial

Depois do debate presidencial ficar marcado por diversas interrupções e insultos entre os candidatos à Casa Branca, são muitos os americanos a sentirem-se tentados a abandonar o país, e já escolherem o destino: o Canadá. Ao …

"Não toleramos insultos": Equipa abandona jogo decisivo ao intervalo

Comentário sobre a homossexualidade de um futebolista antecipou o final de um jogo de futebol. A mesma equipa tinha protestado outro encontro devido a insulto racista. O jogo de futebol entre San Diego Loyal e Phoenix …

Cofina condenada a pagar 3 milhões de euros ao Fisco

A Cofina, que detém o Correio da Manhã, a CMTV, a Sábado e o Jornal de Negócios, vai ter de pagar três milhões de euros à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) após ter perdido o …

Desfasamento do horário vigora até 31 de março de 2021 (e pode ser prolongado)

O regime excecional que contempla o desfasamento de horários vigora até 31 de março de 2021, podendo ser prolongado, e os trabalhadores sem transportes públicos que lhe permitam cumprir o horário podem opor-se. O diploma que …

Mário Centeno vai dar aulas na Universidade Nova

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, vai dar aulas na Universidade Nova, em Campolide, Lisboa, avança o jornal Público esta quinta-feira. O antigo ministro das Finanças do Governo de António Costa vai lecionar a …