Mais de 60% dos medicamentos escasseiam na Venezuela

A oposição venezuelana denunciou esta segunda-feira que mais de 63% dos medicamentos estão a escassear no país e acusou o Governo de usar um “controlo comunista” ao impor um sistema biométrico para limitar as compras nas farmácias.

“Estamos a fazer um levantamento do índice de escassez nos municípios e até este momento, no que se refere à área metropolitana de Caracas apresenta-se um défice de 63% e no interior do país de 72%”, disse o secretário do partido de centro-esquerda Um Novo Tempo.

Carlos Valero explicou, durante uma conferência de imprensa em Caracas, que uma das razões para a escassez de medicamentos é “a dívida milionária que o Governo tem com a indústria farmacêutica e os laboratórios, que é superior a 4 mil milhões de dólares”.

“Seria mais eficaz e saudável para o país que o Governo pagasse essa dívida e deixasse de confrontar-se com o setor privado. Está demonstrado que os controlos excessivos que o Governo tem implementado derivam em mais corrupção, piorando a situação de escassez e falta de abastecimento”, disse.

A 24 de abril o Governo venezuelano anunciou o lançamento de um novo sistema informático que controlará a distribuição e comercialização de medicamentos na Venezuela.

O anúncio do lançamento do Sistema Integrado de Acesso a Medicamentos, Siamed, foi feito pelo ministro da Saúde, Henry Ventura, e ocorre num momento em que os venezuelanos se queixam de dificuldades para conseguir medicamentos, principalmente os de uso diário obrigatório.

Segundo Henry Ventura, trata-se de um sistema de distribuição direta que dará prioridade aos pacientes com doenças crónicas.

Numa primeira etapa vão ser considerados prioritários os medicamentos para doenças cardiovasculares, endócrino-metabólicas e neurológicas.

Na Venezuela são cada vez mais frequentes as queixas de dificuldades na obtenção de medicamentos para vários tipos de doenças, entre elas a hipertensão e a diabetes.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Acordo iminente entre FC Porto e PSG por Alex Telles. Dragões encaixam 25 milhões

O desportivo A Bola garante esta quarta-feira que está praticamente alcançado o acordo para a para a transferência de Alex Telles do FC Porto para o PSG. De acordo com o jornal, o negócio que levará …

Líder do CDS não descarta coligações com o Chega (nem apoio a Marcelo nas Presidenciais)

Francisco Rodrigues dos Santos disse, esta quarta-feira, que os "partidos à direita do PS" devem ter as mesmas ferramentas que a geringonça. Por esse motivo, não descarta coligações com o Chega. Numa entrevista à TSF, o …

Sem contrato com Estado, CP só tem dinheiro até junho

A CP - Comboios de Portugal enfrenta dificuldades de liquidez, não só por causa do impacto económico da pandemia, mas também porque o Estado ainda não pagou a respetiva compensação anual pelo serviço público prestado. De …

Encontradas ruínas de uma cidade chinesa construída há 5.300 anos

As ruínas de uma antiga cidade chinesa com 5.300 anos foram encontradas por uma equipa de investigadores. A descoberta revela um planeamento urbano sem precedentes. Uma equipa de investigadores encontrou as ruínas de uma antiga cidade …

Twitter coloca alerta de "verificação de factos" em publicações de Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos rejeitou na terça-feira a interferência do Twitter na "liberdade de expressão" que a rede social exerceu diretamente contra um texto publicado, através do novo processo de verificação de mensagens. "O Twitter …

PSP detém dois polícias suspeitos de integrar grupo criminoso violento

Dois polícias foram detidos numa operação que a PSP está a realizar, esta quarta-feira, em várias zonas do país, em particular em Lisboa e em Setúbal, no âmbito de uma investigação sobre um grupo criminoso …

Queda de 7% do PIB e desemprego nos 10%. As previsões do Governo divulgadas aos partidos

Queda de 7% no PIB, défice de 6,5% e taxa de desemprego a atingir os 10%. Estas são as previsões macroeconómicas do Governo, que continuou esta terça-feira a ronda com os partidos com assento Parlamentar. …

Proteína "antienvelhecimento" que atrasa crescimento celular é fundamental na longevidade

Uma equipa de cientistas identificou uma nova proteína antienvelhecimento, que controla o metabolismo das outras proteínas, um processo implicado no envelhecimento e na doença. Os seres humanos estão a viver mais do que nunca. No entanto, …

Em protesto, as farmácias vão fechar 23 minutos. Infarmed avisa que podem sofrer sanções

As farmácias estão vinculadas a obrigações legais e incorrem em sanções, avisou terça-feira a Infarmed, em resposta à Associação Nacional das Farmácias (ANF) que anunciou para esta quarta-feira uma paragem simbólica dos serviços farmacêuticos. “Inerente ao …

"Falta de confiança". Pedro Rodrigues demite-se de coordenador da bancada do PSD em rutura com Rio

O deputado do PSD Pedro Rodrigues demitiu-se esta terça-feira do cargo de coordenador da bancada na Comissão de Trabalho e Segurança Social, invocando "falta de confiança" do presidente do partido e do grupo parlamentar, Rui …