Mais de 60% dos medicamentos escasseiam na Venezuela

A oposição venezuelana denunciou esta segunda-feira que mais de 63% dos medicamentos estão a escassear no país e acusou o Governo de usar um “controlo comunista” ao impor um sistema biométrico para limitar as compras nas farmácias.

“Estamos a fazer um levantamento do índice de escassez nos municípios e até este momento, no que se refere à área metropolitana de Caracas apresenta-se um défice de 63% e no interior do país de 72%”, disse o secretário do partido de centro-esquerda Um Novo Tempo.

Carlos Valero explicou, durante uma conferência de imprensa em Caracas, que uma das razões para a escassez de medicamentos é “a dívida milionária que o Governo tem com a indústria farmacêutica e os laboratórios, que é superior a 4 mil milhões de dólares”.

“Seria mais eficaz e saudável para o país que o Governo pagasse essa dívida e deixasse de confrontar-se com o setor privado. Está demonstrado que os controlos excessivos que o Governo tem implementado derivam em mais corrupção, piorando a situação de escassez e falta de abastecimento”, disse.

A 24 de abril o Governo venezuelano anunciou o lançamento de um novo sistema informático que controlará a distribuição e comercialização de medicamentos na Venezuela.

O anúncio do lançamento do Sistema Integrado de Acesso a Medicamentos, Siamed, foi feito pelo ministro da Saúde, Henry Ventura, e ocorre num momento em que os venezuelanos se queixam de dificuldades para conseguir medicamentos, principalmente os de uso diário obrigatório.

Segundo Henry Ventura, trata-se de um sistema de distribuição direta que dará prioridade aos pacientes com doenças crónicas.

Numa primeira etapa vão ser considerados prioritários os medicamentos para doenças cardiovasculares, endócrino-metabólicas e neurológicas.

Na Venezuela são cada vez mais frequentes as queixas de dificuldades na obtenção de medicamentos para vários tipos de doenças, entre elas a hipertensão e a diabetes.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ventura tem "receio" que partido seja ilegalizado

Este domingo, o Chega vai organizar uma manifestação contra a ilegalização do partido. André Ventura admitiu ter um "receio muito significativo". O Observador avança que a manifestação tem início no Príncipe Real, passa pelo Tribunal Constitucional …

Três mortos e 441 novos casos em Portugal

Este domingo, Portugal regista mais três mortes e 441 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Grande Crise do Ketchup. A pandemia atacou um mercado improvável (e já há um mercado negro para o molho)

Os problemas da cadeia de suprimentos estão a chegar a um canto distante do universo empresarial: os pacotes de ketchup. O ketchup é o molho de mesa mais consumido nos restaurantes dos Estados Unidos, com cerca …

Autoridades brasileiras ilibam João Loureiro

João Loureiro já não é suspeito no processo que envolve a apreensão de um avião com 500 quilos de cocaína, segundo as autoridades brasileiras. As autoridades brasileiras descartaram, este sábado, qualquer ligação do advogado português João …

No Canadá, há dois rios que se encontram (mas não se misturam)

Em Nunavut, no Canadá, há dois rios que se encontram, mas não perdem a sua aparência individual enquanto se movem sinuosamente pela tundra. O Back River flui para o norte em direção ao Oceano Ártico. Ao …

Russos acusados de explosão na República Checa são suspeitos de envenenar Skripal

Os dois suspeitos russos, envolvidos na explosão que matou duas pessoas em 2014 na República Checa, têm os mesmos passaportes que os dois homens acusados de envenenar, com o agente nervoso novichok, o espião Sergei …

Numa cidade na Nova Zelândia, a Páscoa resume-se a exterminar coelhos

Em Alexandra, na região de Otago, os coelhos são considerados pragas, uma espécie que ameaça a biodiversidade do país e a agricultura. Elle Hunt, correspondente do The Guardian em Auckland, na Nova Zelândia, escreveu um artigo …

Reavaliação de barragens da EDP ficou por fazer, depois de Governo ter recuado na decisão

No início do ano passado, o ministério do Ambiente considerou ser necessário reavaliar as barragens da EDP, mas a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Parpública disseram não ter competências para fazer a avaliação …

Portugal bateu recorde de vacinação no sábado. Foram administradas 120 mil vacinas

Este sábado, Portugal registou um recorde diário de pessoas vacinadas contra a covid-19. No total, foram administradas 120 mil doses da vacina. De acordo com os números avançados pela task force responsável pelo plano de vacinação, …

Os milionários estão a fugir de Nova Iorque

A cidade de Nova Iorque está a preparar-se para enfrentar para um êxodo dos seus residentes mais ricos após as autoridades terem aprovado um orçamento que fará com que paguem a maior taxa de impostos …