Imagens mostram mais de 200 valas comuns em Mariupol. Ucrânia diz que estão enterrados 9 mil corpos

4

Sergey Dolzhenko / EPA

Ucrânia acusa a Rússia de enterrar nove mil civis em Mariupol, para esconder o massacre. Imagens de satélite apontam para a possível existência de 200 valas comuns.

As fotografias divulgadas na quinta-feira surgiram horas depois de Vladimir Putin ter anunciado o controlo de Mariupol, apesar de cerca de dois mil combatentes ucranianos ainda se encontrarem barricados numa siderurgia.

Maxar Technologies, o fornecedor das imagens de satélite, divulgou as imagens, que, supostamente, mostram mais de 200 valas comuns na cidade onde os responsáveis locais ucranianos dizem que os russos têm estado a enterrar residentes de Mariupol.

As imagens mostram longas filas de sepulturas que se afastam de um cemitério existente na cidade de Manhush, a 20 quilómetros da localidade que atualmente se encontra cercada pelas forças russas, segundo o Observador.

Vadym Boychenko, autarca de Mariupol, acusou os russos de “esconderem os seus crimes militares”, retirando os corpos de civis da cidade e enterrando-os em Manhush.

As valas comuns podem conter até 9.000 mortos, segundo explicou a autarquia de Mariupol, numa mensagem na plataforma social Telegram.

“Os ocupantes cavaram trincheiras com uma profundidade de 30 metros e estão a usar camiões para trazer os corpos”, afirma a autarquia, que ainda revela que a vala comum vista por satélite já está “duas vezes maior do que o cemitério mais próximo”.

“Os corpos dos mortos foram levados em camiões e, na realidade, foram simplesmente despejados em montes”, disse um assessor de Boychenko, Piotr Andryushchenko, no Telegram, segundo o Jornal de Notícias.

As imagens de satélite da empresa Maxar Technologies, vistas numa sequência entre 23 de março e 3 de abril, mostram a evolução do que parece ser uma vala comum em Manhush, perto da cidade portuária de Mariupol.

O Kremlin não reagiu de imediato. Quando foram descobertas valas comuns e centenas de civis mortos em Bucha e noutras cidades à volta de Kiev, após as tropas russas terem recuado, os oficiais russos negaram que os seus soldados tivessem matado quaisquer civis e acusaram a Ucrânia de encenar as atrocidades.

Em comunicado, a Maxar Technologies disse que uma análise das imagens indica que as sepulturas em Manhush foram escavadas em finais de março, e expandidas ao longo das últimas semanas.

A Rússia lançou uma ofensiva militar na Ucrânia a 24 de fevereiro, que já matou mais de dois mil civis, segundo dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou já a fuga de mais de 12 milhões de pessoas, mais de 5 milhões das quais para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

Alice Carqueja, ZAP //

4 Comments

  1. Só peço uma explicação, por favor.
    Aí vai a minha dúvida:
    Para ser “vala comum” é preciso que tenha mais que um corpo. Certo?
    Como é que se distribuem 9.000 corpos por 200.000 valas comuns?
    Eu devo de andar a comer gelados com a testa para acreditar nestas notícias.
    Onde pára o cérebro do estagiário que escreveu o título? (Eu nem li o desenvolvimento)

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.