Rios poluídos, solos minados e materiais radioativos desaparecidos. O ambiente também sofre com a guerra na Ucrânia

Atef Safadi / EPA

Entre riscos e material radioativo desaparecido em Chernobil, a poluição de rios e a presença de metais pesados no solo, a guerra na Ucrânia também está a devastar o ambiente.

Para além da crise humanitária e do impacto económico, a guerra na Ucrânia está também a fazer estragos ambientais. O Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA) tem recebido relatórios semanais desde o início do conflito que relatam uma “destruição massiva da Natureza”, cita o Expresso.

Os textos revelam que as tropas russas estão a ocupar um terço das áreas protegidas na Ucrânia e usá-las para treinos militares, sendo que isto põem o futuro dos ecossistemas em causa. O Ministro do Ambiente da Ucrânia sublinha “a destruição de sítios Ramsar nas costas do mar de Azov e do Mar Negro e nas margens dos rios Danúbio e Deniepre”.

A presença de um grande número de mísseis também é preocupante, já que a história mostra que estes são uma “ameaça potencial para as populações humanas e para a biodiversidade durante décadas”. Já houve inundações e contaminações em lagos e solos devido à destruição de barragens e esgotos.

Os bombardeamentos a fábricas em Lugansk também levaram à libertação de grandes quantidades de ácido nítrico para a atmosfera. Os ataques a depósitos de combustíveis também já poluíram a bacia do rio Vístula e o impacto estende-se além das fronteiras da Ucrânia.

Os níveis de radiação na região na Zona de Exclusão de Chernobil também aumentaram após a saída das tropas russas e há ameaças de explosão causadas pela destruição ou roubo de equipamentos por parte do exército de Moscovo.

Alguns materiais radioativos que iriam ser investigados em laboratórios desapareceram e foram roubados equipamentos necessários para a manutenção da segurança da central nuclear onde se deu o acidente com o reator em 1986.

Oleh Bondar, um dos responsáveis do Serviço de Emergência Estatal da Ucrânia, avança que cerca de 50% do território ucraniano já não pode ser usado para a agricultura devido à implantação de minas por parte dos russos.

Kiev estima que mais de 85 mil toneladas de metais pesados estejam agora nos solos devido à destruição de material militar e a Rússia também já usou munições com fósforo branco, que foi banido nos tratados internacionais devido aos riscos de contaminação química.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.