200 mil vacinas nos lares até fevereiro. S. João quer dois terços dos funcionários vacinados até ao fim da semana

Segundo a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, entre janeiro e fevereiro, o objetivo é que sejam dadas cerca de 200 mil doses da vacina da Pfizer contra a covid-19 nos lares do país.

Ana Mendes Godinho explica que este número contempla a primeira e segunda toma desta vacina. Esta é uma “grande missão de proteção coletiva”, defendeu a ministra do Trabalho, antes da primeira pessoa ser vacinada num lar no dia de ontem em Mação, Santarém, em declarações transmitidas pelas televisões.

A ministra aponta o dia de início de vacinação nos lares como “um dia de esperança para todos”. A vacinação será realizada nos lares que não tenham surtos, sendo que, no âmbito da testagem a trabalhadores e utentes, cerca de 5% do total das pessoas que estão em lares têm um teste positivo neste momento, adiantou.

O processo de vacinação nos lares arrancou na segunda-feira, com mais de 100 pessoas de duas instituições a receberem a vacina. Para a primeira fase da vacinação nos lares, foram identificados cerca de 150 estruturas residenciais para idosos e da rede nacional de cuidados continuados integrados em 25 concelhos do país onde se verifica uma maior incidência do vírus.

O objetivo é “abranger todas pessoas que estejam em lares”, explicou a ministra, contemplando tanto estabelecimentos legais como ilegais.

De acordo com a Ana Mendes Godinho, existem cerca de 2.700 lares em Portugal, sendo que está nos planos “chegar a todos, o que será feito em função das novas entregas que são feitas”.

São João quer vacinar o mais “rapidamente possível”

Chegaram ontem ao hospital de São João mais 1500 vacinas contra a covid-19. O maior hospital do norte do país, onde arrancou o plano de vacinação, a 27 de dezembro, inoculou na semana passada quase 2500 profissionais.

No final desta semana, conta ter vacinado quatro mil profissionais, praticamente dois terços do total do hospital. O objetivo é chegar a “todos os profissionais de saúde o mais rapidamente possível”, admitiu Nelson Pereira, diretor da Unidade Autónoma de Gestão de Urgência e Medicina Intensiva do hospital.

“Isto é, obviamente, um motivo de regozijo, de satisfação para todos, mas é claramente ainda uma gota de água no oceano da luta contra a covid-19 e de todo o processo a decorrer no ano de 2021, para que possamos ter uma imunidade de grupo sólida”, acrescentou ainda.

À comunicação social, Nelson Pereira garantiu ainda que já se sente uma maior afluências nas urgências, um reflexo de “algum laxismo” na época de festas que deve ser contrariado, alertou.

Ana Isabel Moura Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A-Na maioria dos países europeus (ex. Alemanha e Inglaterra), o critério da prioridade de vacinação contra o Covid é o seguinte: 1º- Maiores de 80 anos; 2º- Maiores de 75 anos; 3º- Maiores de 70 anos; 4º- Maiores de 65 anos e Profissionais da Saúde, ligados à Covid; 5º- Maiores de 60 anos + Profissionais da Saúde não ligados à Covid, e Forças de Segurança e Bombeiros; etc etc
    B-Em Portugal foi ao contrário. Começaram com todos os Profissionais da Saúde, e escolheram como exemplo para a TV, um médico de 65 anos. Mas vimos nas reportagens, que os restantes vacinados na mesma altura, tinham 25, 30 ou 35 anos.
    C-Eu tenho 82 anos. Atiram-me lá para depois de Abril…
    D-Enfim, é o país que temos.

RESPONDER

FC Porto 1-0 Guimarães | Dragão já vê Sporting no horizonte

O Porto venceu no fecho da 28ª jornada da Liga NOS pela margem mínima, na recepção ao Vitória SC, e conseguiu o principal objectivo, que passava por somar os três pontos e reduzir para quatro …

Italiano faltou ao trabalho durante 15 anos, mas ganhou quase 600 mil euros

Um funcionário de um hospital no sul de Itália recebeu o salário durante 15 anos, apesar de nunca ter aparecido para trabalhar. De acordo com a polícia italiana, citada pela cadeia televisiva CNN, Salvatore Scumace está …

Google ficou sem o domínio na Argentina (e Nicolás achou que ia ser o novo dono)

Na última quarta-feira, um jovem argentino achou que ia ficar rico à custa da distração da Google no seu país. Acabou por não acontecer e tudo ficou resolvido. "Que pague a dívida externa", "que compre vacinas", …

Lola, a robô humanóide, dá "passos de bebé" (e equilibra-se com as mãos)

Uma equipa de cientistas está a ensinar a robô humanóide Lola a dar "passos de bebé", equilibrando-se com as suas mãos em vários pontos de contacto. Há muito tempo que os investigadores estudam a locomoção de …

Presidente da República veta decreto sobre inseminação post mortem

O Presidente da República vetou, esta quinta-feira, o decreto do Parlamento sobre inseminação post mortem, considerando que suscita dúvidas no plano do direito sucessório e questionando a sua aplicação retroativa. Na mensagem dirigida à Assembleia da …

Primeiro-ministro francês está a receber centenas de peças de lingerie no correio

O primeiro-ministro francês tem estado a receber roupa interior feminina na sua caixa de correio. Foi a forma encontrada pelas lojas de lingerie para protestarem contra as restrições da pandemia que as obrigam a estar …

Inteligência artificial "identifica" autores dos Manuscritos do Mar Morto

Investigadores da Universidade de Groningen, nos Países Baixos, recorreram à inteligência artificial para concluir que os Manuscritos do Mar Morto foram redigidos por vários escribas, o que abre uma "nova janela" para o estudo do …

Inteligência Artificial vai ajudar a identificar fontes de poluição no Bangladesh

A produção de tijolos é uma fonte de poluição que ameaça a saúde da população e do planeta, mas regular esta indústria pode ser uma tarefa difícil para as autoridades. Para resolver o problema, uma …

Portimonense 1-5 Benfica | "Águia" arrasa em solo algarvio

O Benfica regressou aos triunfos depois de ter vencido o Portimonense por 5-1, numa partida relativa à 28.ª jornada da Liga NOS, após o desaire registado na recepção ao Gil Vicente.  Porém, não foi um duelo …

Vigaristas burlaram mulher de 90 anos em 32 milhões de dólares

Uma mulher de Hong Kong, de 90 anos, foi defraudada em 32 milhões de dólares por burlões que se fizeram passar por agentes policiais chineses, via chamada telefónica. A Agence France-Presse (AFP) escreve que um jovem …