Governo avança para 2.ª fase de desconfinamento sem certezas sobre contágios

Mário Cruz / Lusa

O Conselho de Ministros vai reunir-se esta sexta-feira para avaliar as medidas da primeira fase de desconfinamento e tomar decisões relativamente à segunda fase.

Dez dias depois do início do desconfinamento em Portugal, ainda não é possível avaliar o impacto do alívio de restrições porque ainda não decorreu tempo suficiente. No entanto, o país já se prepara para a próxima fase, que inicia já na próxima segunda-feira, com o regresso às escolas do 11.º e 12.º anos e creches e a reabertura de cafés e restaurantes.

Além de serem precisos 14 dias para avaliar o impacto do desconfinamento (só passaram nove dias), os portugueses também estão a mostrar alguma resistência em sair de casa.

À saída da reunião que juntou técnicos de saúde, líderes partidários e as mais altas figuras do Estado, Marcelo Rebelo de Sousa assumiu que o país vai avançar para a segunda fase do desconfinamento sem um retrato aproximado da realidade.

Não passaram ainda 15 dias, o que significa seis dias de incubação e oito dias de comunicação, de reporte às autoridades sanitárias”, reconheceu o Presidente da República, citado pelo semanário Expresso.

Apesar de o Governo se ter comprometido a fazer avaliações quinzenais antes de decidir novos passos, desta vez não o conseguirá fazer antes de abrir a segunda fase.

Além disso, o Público avança que só ficou marcada uma nova reunião no Infarmed para dia 28 deste mês – altura em que já que consegue fazer a análise de dados concretos do desconfinamento. Contudo, a segunda fase tem data marcada para dia 18.

Na reunião desta quinta-feira, sabe o Expresso, o Governo assegurou que estão garantidas todas as condições de segurança necessárias para a reabertura de escolas e creches, mas o facto de não haver segurança científica para suportar a decisão é um risco.

Ricardo Batista Leite, do PSD, disse que “estamos no fio da navalha”. A taxa média de contágios é superior a 1 em algumas regiões, como Lisboa e Vale do Tejo, e 0,91 no Norte do país, mas se o R começar a aumentar é preciso cautela. No fundo, o surto está aparentemente controlado, mas a situação é frágil.

André Ventura também criticou o desfasamento de datas entre a confirmação da avaliação da primeira fase e o início da segunda. No final da reunião, o deputado único do Chega argumentou que, nestas circunstâncias, o “risco é desmesurado”, pedindo um ajustamento do calendário para permitir que a decisão política seja secundada pela informação científica.

Esta sexta-feira, o Conselho de Ministros vai reunir-se para avaliar as medidas da primeira fase de desconfinamento e tomar decisões relativamente à segunda fase.

A partir de dia 18 de maio poderão abrir as lojas de rua, ou partes delas, com dimensão até 400 metros quadrados e os cafés, restaurantes, pastelarias e respetivas esplanadas deverão voltar a funcionar.

Também deverão reabrir os museus, monumentos e palácios, galerias de arte e similares. No mesmo dia, os alunos dos 11.º e 12.º anos voltam às escolas, com aulas entre as 10h00 e as 17h00, as crianças mais pequenas voltam às creches (com opção de apoio à famílias) e reabrem os equipamentos sociais de apoio à deficiência.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fisco alerta para mensagens falsas enviadas a contribuintes

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou os contribuintes, numa mensagem no portal das Finanças, para o envio de mensagens falsas para o telemóvel nas quais é pedido que se carregue em 'links' que são …

"Pandemia do medo". Crianças brincam cada vez menos e isso pode aumentar a ansiedade

A pandemia assim o obriga. Mais tempo fechadas em salas de aula e sem oportunidades para brincarem com os amigos, as crianças estão cada vez mais sedentárias e isso não é positivo para o seu …

Convívio deve ser limitado às pessoas com quem se vive, apela DGS

A diretora-geral da Saúde apelou aos portugueses, esta segunda-feira, na conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia em Portugal, para limitarem os contactos físicos às pessoas com quem vivem. "Ao conviver em presença com familiares …

"Lembranças da Lua." China prepara missão para recolher amostras do solo lunar

A China vai fazer a primeira tentativa desde os anos 70 de ir à Lua recolher rochas. A missão ficará a cargo da Chang'e 5, que será lançada esta terça-feira. A Chang'e 5 vai realizar a …

Hotéis já podem ser usados como escritórios e centros de dia

Os estabelecimentos hoteleiros, de turismo de habitação e resorts já estão autorizados a serem temporariamente usados como escritórios, showrooms e centros de dia, segundo o decreto-lei publicado em Diário da República. O diploma publicado no domingo, …

Bolsonaro critica "ataques injustificados" sobre a desflorestação da Amazónia

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, considerou durante a cimeira virtual do G20, que as críticas sobre o aumento da desflorestação são "ataques injustificados" e "demagógicos" que surgem de países "menos competitivos". “Eu apresento factos, dados …

Dois novos casos de legionella diagnosticados no Grande Porto

Mais duas pessoas foram diagnosticadas com legionella, esta segunda-feira, na região do Grande Porto, elevando para 87 o número de casos identificados desde o início do surto. Fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) …

Reformaram-se 1.649 professores este ano. É o valor mais alto desde 2013

Este ano, reformaram-se mais 1.649 professores em Portugal continental. É o valor mais alto dos últimos sete anos. De acordo com o Correio da Manhã, entre janeiro e dezembro deste ano, aposentaram-se 1.649 professores em Portugal …

Já foram assassinadas 30 mulheres este ano, metade por violência doméstica

O Observatório das Mulheres Assassinadas (OMA) contabilizou 30 mulheres assassinadas entre 1 de janeiro e o dia 15 de novembro, 16 das quais em contexto de relações de intimidade, um valor abaixo das 21 registadas …

Netanyahu terá visitado Arábia Saudita (e reunido com Mike Pompeo e o príncipe herdeiro em segredo)

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, terá viajado no domingo em segredo à Arábia Saudita para se encontrar com o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, divulgaram esta segunda-feira vários meios de comunicação de Israel. De acordo …