Governo avança para 2.ª fase de desconfinamento sem certezas sobre contágios

Mário Cruz / Lusa

O Conselho de Ministros vai reunir-se esta sexta-feira para avaliar as medidas da primeira fase de desconfinamento e tomar decisões relativamente à segunda fase.

Dez dias depois do início do desconfinamento em Portugal, ainda não é possível avaliar o impacto do alívio de restrições porque ainda não decorreu tempo suficiente. No entanto, o país já se prepara para a próxima fase, que inicia já na próxima segunda-feira, com o regresso às escolas do 11.º e 12.º anos e creches e a reabertura de cafés e restaurantes.

Além de serem precisos 14 dias para avaliar o impacto do desconfinamento (só passaram nove dias), os portugueses também estão a mostrar alguma resistência em sair de casa.

À saída da reunião que juntou técnicos de saúde, líderes partidários e as mais altas figuras do Estado, Marcelo Rebelo de Sousa assumiu que o país vai avançar para a segunda fase do desconfinamento sem um retrato aproximado da realidade.

Não passaram ainda 15 dias, o que significa seis dias de incubação e oito dias de comunicação, de reporte às autoridades sanitárias”, reconheceu o Presidente da República, citado pelo semanário Expresso.

Apesar de o Governo se ter comprometido a fazer avaliações quinzenais antes de decidir novos passos, desta vez não o conseguirá fazer antes de abrir a segunda fase.

Além disso, o Público avança que só ficou marcada uma nova reunião no Infarmed para dia 28 deste mês – altura em que já que consegue fazer a análise de dados concretos do desconfinamento. Contudo, a segunda fase tem data marcada para dia 18.

Na reunião desta quinta-feira, sabe o Expresso, o Governo assegurou que estão garantidas todas as condições de segurança necessárias para a reabertura de escolas e creches, mas o facto de não haver segurança científica para suportar a decisão é um risco.

Ricardo Batista Leite, do PSD, disse que “estamos no fio da navalha”. A taxa média de contágios é superior a 1 em algumas regiões, como Lisboa e Vale do Tejo, e 0,91 no Norte do país, mas se o R começar a aumentar é preciso cautela. No fundo, o surto está aparentemente controlado, mas a situação é frágil.

André Ventura também criticou o desfasamento de datas entre a confirmação da avaliação da primeira fase e o início da segunda. No final da reunião, o deputado único do Chega argumentou que, nestas circunstâncias, o “risco é desmesurado”, pedindo um ajustamento do calendário para permitir que a decisão política seja secundada pela informação científica.

Esta sexta-feira, o Conselho de Ministros vai reunir-se para avaliar as medidas da primeira fase de desconfinamento e tomar decisões relativamente à segunda fase.

A partir de dia 18 de maio poderão abrir as lojas de rua, ou partes delas, com dimensão até 400 metros quadrados e os cafés, restaurantes, pastelarias e respetivas esplanadas deverão voltar a funcionar.

Também deverão reabrir os museus, monumentos e palácios, galerias de arte e similares. No mesmo dia, os alunos dos 11.º e 12.º anos voltam às escolas, com aulas entre as 10h00 e as 17h00, as crianças mais pequenas voltam às creches (com opção de apoio à famílias) e reabrem os equipamentos sociais de apoio à deficiência.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vacinação no Superior. Há professores que estão a recusar dar aulas presenciais

Há professores do Ensino Superior que estão a recusar dar aulas presenciais enquanto não forem vacinados contra a covid-19, tal como está a acontecer com os docentes e não docentes de outros níveis de ensino. O …

Viseu está orfã do projeto de Almeida Henriques. Movimento pede a Jorge Sobrado que avance

A morte de Almeida Henriques deixou Viseu "orfã". Cerca de duas dezenas de personalidades subscreveram uma carta aberta pedindo ao ex-vereador da Cultura Jorge Sobrado que se envolva no debate autárquico. Em declarações ao Público, Jorge …

"Parece-me uma coisa feita à pressa". Críticas aos Censos continuam

Os Censos 2021 têm sido alvo de críticas relativamente aos critérios para identificação de pessoas em situação de sem-abrigo, à ausência de questões sobre identidade de género e orientação sexual, bem como sobre a lista …

Cápsula Crew Dragon já está a caminho da Estação Espacial Internacional

A cápsula espacial da empresa SpaceX foi lançada, esta sexta-feira, por um foguetão Falcon 9 com destino à Estação Espacial Internacional (EEI), levando a bordo quatro astronautas. O Falcon 9 descolou do centro espacial Kennedy, na …

Football Leaks. Rui Pinto ficou no estabelecimento prisional da PJ por indicação da ministra

A ministra da Justiça e o diretor-geral dos Serviços Prisionais determinaram a permanência em prisão preventiva de Rui Pinto no estabelecimento prisional da Polícia Judiciária (PJ), revelou um dos guardas ouvido esta quinta-feira no julgamento …

Incêndios. Tribunal de Contas diz que faltam concretizar medidas aprovadas em 2017

As medidas de prevenção e combate aos incêndios rurais decididas após os grandes fogos de 2017 "ainda não foram completamente concretizadas", existindo várias áreas que carecem "de aperfeiçoamento", revela uma auditoria do Tribunal de Contas …

Pessoas com mais de 65 anos já podem agendar vacina contra a covid-19

As pessoas com mais de 65 anos já podem escolher a data e o local para serem vacinadas através do Portal do Auto-agendamento para Vacinação contra a covid-19, que entrou esta sexta-feira em funcionamento. Os Serviços …

Eventos-teste para retoma dos espetáculos acontecem este mês em Braga. Vão ter 400 espectadores

Os primeiros dois eventos-teste para preparar o regresso dos espetáculos ao vivo com um grande número de espectadores vão decorrer em Braga nos dias 29 e 30 de abril com cerca de 400 pessoas em …

De boas intenções está o inferno cheio. Acabar com voos até 600 km é "proibição cega"

O fim das viagens de avião com menos de 600 quilómetros, um desejo manifestado pelo ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, é uma intenção "louvável". Ambientalistas e especialistas concordam, mas falam em "areia para os …

PSD deverá anunciar apoio a Isaltino Morais nos próximos dias

Depois de ter anunciado quase todos os candidatos autárquicos, o PSD deverá anunciar que se associa ao movimento independente "Isaltino Inovar Oeiras de Volta" liderado pelo ex-militante social-democrata. Contudo, este apoio não é consensual dividiu …