Governo avança para 2.ª fase de desconfinamento sem certezas sobre contágios

Mário Cruz / Lusa

O Conselho de Ministros vai reunir-se esta sexta-feira para avaliar as medidas da primeira fase de desconfinamento e tomar decisões relativamente à segunda fase.

Dez dias depois do início do desconfinamento em Portugal, ainda não é possível avaliar o impacto do alívio de restrições porque ainda não decorreu tempo suficiente. No entanto, o país já se prepara para a próxima fase, que inicia já na próxima segunda-feira, com o regresso às escolas do 11.º e 12.º anos e creches e a reabertura de cafés e restaurantes.

Além de serem precisos 14 dias para avaliar o impacto do desconfinamento (só passaram nove dias), os portugueses também estão a mostrar alguma resistência em sair de casa.

À saída da reunião que juntou técnicos de saúde, líderes partidários e as mais altas figuras do Estado, Marcelo Rebelo de Sousa assumiu que o país vai avançar para a segunda fase do desconfinamento sem um retrato aproximado da realidade.

Não passaram ainda 15 dias, o que significa seis dias de incubação e oito dias de comunicação, de reporte às autoridades sanitárias”, reconheceu o Presidente da República, citado pelo semanário Expresso.

Apesar de o Governo se ter comprometido a fazer avaliações quinzenais antes de decidir novos passos, desta vez não o conseguirá fazer antes de abrir a segunda fase.

Além disso, o Público avança que só ficou marcada uma nova reunião no Infarmed para dia 28 deste mês – altura em que já que consegue fazer a análise de dados concretos do desconfinamento. Contudo, a segunda fase tem data marcada para dia 18.

Na reunião desta quinta-feira, sabe o Expresso, o Governo assegurou que estão garantidas todas as condições de segurança necessárias para a reabertura de escolas e creches, mas o facto de não haver segurança científica para suportar a decisão é um risco.

Ricardo Batista Leite, do PSD, disse que “estamos no fio da navalha”. A taxa média de contágios é superior a 1 em algumas regiões, como Lisboa e Vale do Tejo, e 0,91 no Norte do país, mas se o R começar a aumentar é preciso cautela. No fundo, o surto está aparentemente controlado, mas a situação é frágil.

André Ventura também criticou o desfasamento de datas entre a confirmação da avaliação da primeira fase e o início da segunda. No final da reunião, o deputado único do Chega argumentou que, nestas circunstâncias, o “risco é desmesurado”, pedindo um ajustamento do calendário para permitir que a decisão política seja secundada pela informação científica.

Esta sexta-feira, o Conselho de Ministros vai reunir-se para avaliar as medidas da primeira fase de desconfinamento e tomar decisões relativamente à segunda fase.

A partir de dia 18 de maio poderão abrir as lojas de rua, ou partes delas, com dimensão até 400 metros quadrados e os cafés, restaurantes, pastelarias e respetivas esplanadas deverão voltar a funcionar.

Também deverão reabrir os museus, monumentos e palácios, galerias de arte e similares. No mesmo dia, os alunos dos 11.º e 12.º anos voltam às escolas, com aulas entre as 10h00 e as 17h00, as crianças mais pequenas voltam às creches (com opção de apoio à famílias) e reabrem os equipamentos sociais de apoio à deficiência.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …