Há 19 concelhos acima do limiar de risco. 80 podem não avançar para terceira fase

Manuel de Almeida / Lusa

Há 19 concelhos no país acima do limiar de risco de novos casos de covid-19 definido pelo Governo. 80 concelhos podem não avançar para a terceira fase de desconfinamento.

Existem neste momento 19 concelhos com um número de novos casos de covid-19 que já estão acima do limite estabelecido pelo Governo de mais de 120 novas infeções por 100 mil habitantes em 14 dias.

Ao todo, há 80 concelhos atualmente acima ou próximo deste limite, que se encontram por isso em risco de não avançar para a terceira fase de desconfinamento, prevista para 19 de abril. Esta fase prevê a reabertura da restauração, centros comerciais e espetáculos.

“Neste momento temos um total de 19 concelhos acima do limiar de risco, seis dos quais acima dos 240 novos casos”, referiu, o primeiro-ministro, António Costa, em conferência de imprensa após reunião do Conselho de Ministros.

Segundo o primeiro-ministro, especialistas em saúde pública aconselharam que, “se em duas avaliações consecutivas os mesmos concelhos estiverem acima do limiar de risco, nesses concelhos não devem avançar as medidas de desconfinamento”.

Se a situação não for invertida nestas regiões nos próximos 15 dias, “os próprios concelhos e os concelhos envolventes devem ser objeto de medidas particulares“, acrescentou António Costa.

O primeiro-ministro salientou a necessidade de “assegurar que os casos que existem são identificados e isolados, e as cadeias de transmissão isoladas para que daqui a 15 dias não estejam nesta situação e possam avançar com o resto do País. Para já, neste momento, o avanço será igual em todos os concelhos do Pais“.

Cinco dos 19 concelhos (Cinfães, Figueira da Foz, Moura, Penela e Rio Maior) estão há mais de dois meses acima do limiar de risco, salienta o Expresso.

Entre os concelhos com mais de 240 casos a 14 dias encontram-se Ribeira de Pena, no distrito de Vila Real, que pode travar a terceira fase de desconfinamento a 96 mil habitantes de mais cinco concelhos, e Carregal do Sal,  que pode impedir o desconfinamento de seis concelhos limítrofes, com 186 mil habitantes.

No mapa disponibilizado pelo governo é percetível uma concentração de concelhos em risco em Trás-os-Montes, na faixa litoral da região Centro, no Alentejo e no Algarve.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …

Salvini vai a julgamento em Itália por bloqueio de migrantes em navio

Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita italiano Liga, vai ser julgado por acusações de sequestro pela sua decisão de impedir o desembarque de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Open Arms, em agosto de …

Maldivas ponderam oferecer vacinas aos turistas

As Maldivas estão a ponderar dar aos turistas a vacina contra covid-19 quando chegarem para férias, de modo a incentivar o turismo. As Maldivas estão prontas para enfrentar a concorrência acessa assim que o turismo reabrir …

SOS Racismo diz que SEF atentava contra direitos dos imigrantes e aplaude extinção

O Governo decidiu extinguir o SEF e substituí-lo pelo novo Serviço de Estrangeiros e Asilo, com diferentes moldes de funcionamento. A associação SOS Racismo congratulou-se este sábado com a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras …