/

Há 12 países que conseguiram escapar à pandemia

Mário Cruz / Lusa

Tendo em conta os casos registados e comunicados oficialmente pelas autoridades, há 12 países no mundo que não registam qualquer caso de infeção.

Segundo a universidade norte-americana Johns Hopkins, a covid-19 chegou a 188 países, mas, até ao momento, há pelo menos 12 que continuam a escapar à pandemia. A grande maioria são pequenas nações insulares da Oceânia, isoladas dos países mais “próximos”.

Segundo o Público, a Coreia do Norte, com 25 milhões de habitantes, também não regista qualquer caso de infeção, mas a fiabilidade dos números levanta algumas questões.

Na semana passada, Kim Jong-un afirmou que o país conseguiu “impedir a invasão do vírus maligno e manter uma situação estável”, mas há analistas que consideram ser muito pouco provável que não tenha havido nenhum caso registado neste país.

Laura Bicker, correspondente da BBC em Seul, diz que “ninguém sabe realmente”. “A Federação Internacional da Cruz Vermelha tinha voluntários na zona da fronteira a trabalhar em medidas de prevenção e houve relatos não confirmados de casos no país.”

Além da Coreia do Norte, o Turquemenistão também não regista nenhum caso de covid-19. Na Oceânia, as Ilhas Salomão; Vanuatu; Samoa; Kiribati; Estados Federados da Micronésia; Tonga; Ilhas Marshall; Palau; Tuvalu e Nauru conseguiram escapar à pandemia.

A Antártida é o único continente que não regista casos, sendo que, neste território, só é autorizada a entrada de pessoas depois de um despiste a uma eventual infeção.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.