Três meses de covid-19 em Portugal. 32.895 infetados, 1.436 mortos e uma batalha por vencer

Mário Cruz / Lusa

Em Portugal, há 32.895 casos confirmados, 1.436 mortes e 19.896 recuperados, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde.

Portugal regista mais 12 mortes do que no dia anterior, um número que corresponde a uma taxa de crescimento de 0,84%, num total de 1.436 mortes registadas desde março. Nas últimas 24 horas, foram identificados mais 195 casos positivos, um aumento de 0,6%, num total de 32.895 casos positivos.

Ainda de acordo com o boletim epidemiológico divulgado esta terça-feira, 19.869 pessoas foram dadas como recuperadas, mais 317 do que na segunda-feira. Há agora 432 pessoas internadas, 58 das quais em unidades de cuidados intensivos.

Na Região de Lisboa e Vale do Tejo, onde se tem registado maior número de surtos, há mais 158 casos de infeção (um aumento de 1,4%). Ainda assim, a região Norte continua a registar o maior número de infeções (16.789), seguida pela região de Lisboa e Vale do Tejo (11.493), da região Centro (3.753), do Algarve (372) e do Alentejo (270).

Os Açores registam 137 casos de covid-19 e a Madeira contabiliza 91 casos confirmados.

O primeiro caso positivo de SARS-CoV-2 registou-se há, exatamente, três meses. Foi a 2 de março que o primeiro caso em território português foi confirmado: um médico de 60 anos, regressado do Norte de Itália e internado num hospital no Norte do país.

Pela primeira vez na história da democracia, e apenas 16 dias depois do primeiro caso, Portugal decretou estado de emergência, que foi sendo renovado e esteve em vigor entre 22 de março e 2 de maio.

Em declarações ao Público, Ricardo Mexia, presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública, referiu que se passaram apenas três meses desde o primeiro caso positivo, “mas parece que se passaram três anos”.

“Conseguimos evitar o crescimento exponencial, mas também ficaram à vista algumas das insuficiências do sistema, quer do ponto de vista dos sistemas de informação, dos recursos humanos e, numa fase inicial, dos testes e do equipamento de proteção individual”, justificou o responsável, admitindo que as insuficiências não tiveram consequências “graves”.

Três meses depois, a hipótese de uma segunda vaga não está fora da mesa. Ainda esta segunda-feira, a secretária de Estado adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, admitiu durante a conferência de imprensa da Direção-Geral da Saúde que “a batalha não está ganha“.

Durante a habitual conferência de imprensa, António Lacerda Sales indicou que a Região de Lisboa e Vale do Tejo concentra grande parte dos casos diagnosticados no país e “as atenções e maiores preocupações” das autoridades.

“O INEM tem um plano de testagem em curso em várias dezenas de empresas situadas na Grande Lisboa, a maioria na zona da Azambuja. Outras estão a decorrer durante o dia de hoje e as restantes com agendamento para os próximos dias. Prevê-se estender estes rastreios a outras empresas sob a orientação da autoridade de saúde até ao fim desta semana, altura em que faremos um ponto de situação”, referiu o secretário de Estado da Saúde.

O responsável frisou que grande parte das medidas tomadas agora para conter os surtos nessa região só terão impacto dentro de duas semanas. “Temos, portanto, de ser resilientes e manter o foco. A responsabilidade individual é tão ou mais determinante do que na fase do confinamento.”

A diretora-geral da Saúde , Graça Freitas, explicou que só a Grande Lisboa e o Norte têm focos de transmissão comunitária de covid-19. No Centro há “apenas pequenos focos muito localizados”, assim como no Alentejo e Algarve. Já a Madeira e os Açores a “transmissão esporádica”.

“A região Centro refere apenas pequenos, muito pequenos, focos localizados. A região de Lisboa e Vale do Tejo considera que ainda tem transmissão comunitária – temos estes padrões localizados em empresas, lares, obras, mas ainda temos disseminação comunitária. O Alentejo e Algarve já só tem pequenos focos – até há dias que não têm nenhum. E a Madeira e os Açores consideraram que tem apenas transmissão esporádica”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …

Benfica 3-1 Boavista | Águias põem fim a quarentena caseira

O Benfica venceu na noite deste sábado o Boavista, naquele que foi o primeiro triunfo caseiro após a retoma da Liga. Poderá ter sido a redenção das águias? Após ter somado apenas dois triunfos, quatro desaires …

Cortina do abraço permite às famílias reencontrar os familiares num lar de São Paulo

Abraçar, tocar e até dançar. Uma cortina do abraço permite que filhos visitem seus pais residentes numa casa de repouso em São Paulo. O empresário Bruno Zani, autor da criação, pretende agora colocar a cortina …

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas com os amigos

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas não só com as suas progenitoras mas também com os seus pares, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido. De acordo …

Entre uma "história de recusas" e uma “opção clara” pelos interesses do grande capital

A líder do BE disse hoje que a legislatura do Partido Socialista tem sido a “história das recusas” tanto sobre um acordo no final das eleições 2019, seja na recusa dum Orçamento Suplementar para lá …

Homem morre nos Estados Unidos depois de receber mais de 50 choques taser na sua detenção

Dos agentes da polícia da cidade de Wilson, no estado norte-americano do Oklahoma, foram nesta quarta-feira acusados de homicídio em segundo grau pela morte de um homem durante a sua detenção. De acordo com o …

TESS fornece novas ideias sobre um mundo ultra-quente

Medições do TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da NASA permitiram aos astrónomos melhorar bastante a sua compreensão do ambiente bizarro de KELT-9b, um dos planetas mais quentes conhecidos. "O factor de estranheza de KELT-9b é alto," …

Bill Gates elenca quatro pilares-chave para combater a pandemia

O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, elencou quatro pilares que a sua fundação considera essenciais para combater a pandemia de covid-19, que já matou mais de 520 mil pessoas em todo o mundo. Segundo o norte-americano, …

Tesla já vale mais do que a Toyota, Disney e Coca-Cola

As ações da Tesla chegaram esta quarta-feira a um preço recorde de 1.120 dólares por ação, levando a empresa de Elon Musk a superar a cotação de mercado de grandes empresas como a Coca-Cola ou …