/

Mais de 100 mortos em tempestade tropical nas Filipinas

Francis R. Malasig / EPA

Cento e trinta e três mortos é o mais recente balanço de vítimas da tempestade tropical Tembin, no sul das Filipinas, elevando, assim, o anterior registo oficial de 74 mortes.

A tempestade tropical Tembin, com rajadas de ventos de até 125 quilómetros por hora, causou inundações e deslizamentos de terras que devastaram uma aldeia, segundo a polícia.

A polícia local atualizou o número de vítimas depois da recuperação de corpos do rio Salog. Além dos 133 mortos, as autoridades relataram também o desaparecimento de várias pessoas.

A maioria das vítimas é da ilha de Mindanao, a segunda maior do arquipélago das Filipinas, atingida pelo mau tempo esta sexta-feira. “Estamos ainda a tentar confirmar informações de que uma aldeia terá ficado soterrada na lama”, disse à Reuters Rayan Cabus, um responsável na cidade de Tubod, acrescentando que não há energia nem comunicações na região, o que dificulta as operações de salvamento, avança o Público.

A tempestade ganhou força no mar de Sulu e deverá afastar-se das Filipinas na segunda-feira. As equipas de socorro, soldados, polícia e voluntários estão a ser mobilizados para procurar sobreviventes, remover os escombros e repor energia e comunicações.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.