Volkswagen tinha Powerpoint com instruções para viciar motores Diesel

Julian Stratenschulte / EPA

-

A Volkswagen produziu em 2006 uma apresentação a explicar os passos a seguir de forma a conseguir uma evasão aos testes de emissões de poluentes nos automóveis destinados ao mercado norte-americano.

O jornal New York Times cita duas pessoas que viram a apresentação, em formato PowerPoint, tendo a mesma sido descoberta no âmbito das investigações em curso do Dieselgate, o escândalo de manipulação dos índices de emissões dos motores turbo-diesel.

O ficheiro PowerPoint foi preparado para resolver a falha do alcance da meta das normas de emissões para motores Diesel.

Em vez de gastar alguns milhões de euros em desenvolvimento de sistemas de filtragem que tornariam consequentemente os automóveis mais caros, a marca produziu a referida apresentação de forma a demonstrar a incorporação de software capaz de detetar quando os automóveis estivessem a ser testados para alterar os parâmetros do motor.

A confirmar-se a existência deste ficheiro, a Volkswagen verá o cenário piorar já que as autoridades assumirão a manipulação dos índices de emissões como um procedimento sistemático e do amplo conhecimento interno, e não apenas de um círculo restrito de membros de uma determinada equipa de engenharia.

Assim, o valor despendido pela Volkswagen em compensações aos consumidores lesados até ao momento – que foi de 18,2 mil milhões de euros – poderá subir atendendo a esta nova peça no complicado puzzle.

Tecnologia.com.pt

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.