/

Piloto do avião da Chapecoense tinha mandado de prisão na Bolívia

1

Miguel Quiroga / Facebook

Miguel Quiroga, que era um dos donos da companhia aérea Lamia, era o piloto do voo CP-2933.

O piloto do avião que se despenhou na Colômbia, provocando a morte de 71 pessoas, tinha um mandado de prisão por ter desertado da Força Aérea, informou esta terça-feira o governo boliviano.

O piloto Miguel Quiroga, que comandava o avião da Lamia que caiu na semana passada na cidade colombiana de Medellín, tinha um mandado de prisão contra si por ter desertado da Força Aérea Boliviana.

“O capitão Quiroga, que era o piloto do avião acidentado, tinha um julgamento pendente com a Força Aérea Boliviana, tendo, inclusive, um mandado de prisão contra si”, disse hoje o ministro boliviano da Defesa, segundo a agência estatal ABI.

De acordo com Reymi Ferreira, o piloto e outros quatro militares que desertaram estão a ser processados por essa conduta, mas evitaram ser detidos com a apresentação de recursos legais de ordem constitucional.

O ministro explicou que os pilotos militares assumem o compromisso de, uma vez formados, não se retirarem da entidade até cumprirem com os anos de serviço militar estabelecidos.

Apenas em casos excecionais pode ser analisada a baixa de um militar, o que não aconteceu com Quiroga, que não tinha justificação válida.

A 29 de novembro, a queda do avião causou a morte a 71 das 77 pessoas que seguiam a bordo, incluindo a maioria dos jogadores da Chapecoense, dirigentes e jornalistas que acompanhavam a equipa brasileira, que se preparava para disputar a primeira mão da final da Taça Sul-americana de futebol com os colombianos do Atlético Nacional.

Do acidente, apenas seis pessoas sobreviveram: três jogadores, dois membros da tripulação e um jornalista.

Este domingo, o CONMEBOL (Federação Sul-Americana de Futebol) anunciou que vai coroar oficialmente a equipa brasileira como a vencedora da competição.

Os verdes do oeste vão ser declarados campeões e vão ainda receber os dois milhões de dólares geralmente oferecidos ao vencedor do torneio.

Como campeão da Taça Sul-Americana, o Chapecoense assegura também uma vaga na Taça Libertadores do próximo ano.

ZAP / Lusa

1 Comment

  1. Em França um avião foi atirado contra uma montanha por um piloto em estado de depressão que continuava a tripular como se aquilo fosse um brinquedo para o ajudar na recuperação, agora este tinha um mandado de prisão e mais ainda, arriscou voar com pouco combustível, já lá vão duzentos ou trezentos mortos e pelos vistos as companhias aéreas são pouco criteriosas na escolha dos seus pilotos, é caso para começarmos a ter algum receio de entrarmos num avião!.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.