Matos Correia demite-se da presidência da Comissão de Inquérito à CGD

3851

PSD / Flickr

O deputado do PSD José de Matos Correia

O deputado do PSD José de Matos Correia

O social-democrata anunciou, esta quinta-feira, a sua demissão da presidência da Comissão de Inquérito à Caixa Geral de Depósitos ao presidente da Assembleia da República Ferro Rodrigues.

José Matos Correia comunicou esta manhã ao presidente da Assembleia da República a sua decisão de se demitir da presidência à Comissão de Inquérito à gestão da Caixa Geral de Depósitos (CGD).

Em conferência de imprensa, o vice-presidente do grupo parlamentar do PSD disse não estar disponível para pactuar “com atitudes que violam a lei, que são atropelo à democracia, e que põem em causa normal funcionamento de uma comissão”.

“As comissões de inquérito estão em risco se os direitos das minorias não forem respeitados”, disse ainda o social-democrata.

A demissão surge depois da esquerda ter recusado os requerimentos do PSD e CDS para terem acesso à troca de SMS entre Mário Centeno e António Domingues.

Esta quarta-feira, depois de mais uma reunião da comissão de inquérito, o social-democrata já tinha anunciado que ia “ponderar” se ia continuar no cargo.

“Entre hoje e amanhã vou ponderar se tenho condições para continuar a ser o presidente desta comissão de inquérito. E amanhã anunciarei a minha decisão”, afirmou.

Matos Correia justificou esta posição por “ter dúvidas” de que esteja a conseguir assegurar o “respeito dos interesses das minorias”, isto é, dos grupos parlamentares do PSD e CDS, que têm menos representação na comissão devido ao resultado das eleições legislativas.

Em reação a esta renúncia, o líder parlamentar do PS, Carlos César, desafiou o PSD e CDS a criar uma nova comissão de inquérito, se querem ter acesso aos SMS trocados entre António Domingues e Mário Centeno.

Em entrevista à Antena 1, o líder parlamentar dos centristas, Nuno Magalhães, diz que “tudo está em cima da mesa”, incluindo uma nova comissão potestativa.

Esta é a primeira vez que o presidente de uma Comissão de Inquérito se demite do cargo.

ZAP // Lusa

8 COMENTÁRIOS

  1. O deputado do PSD José de Matos Correia podia fazer-nos o grande favor e já que está embalado demitia-se de deputado e poupávamos umas boas lecas. à roda de 6.000 € com os subsídios e as ajudas de custo ! parecem crianças a quem se tirou o pirolito da boca ! que vergonha!

    • O que me admira é que não queira ter acesso e conhecimento a toda a informação, pode-se saber porquê? Acho isso perfeitamente natural o contrário é incompreensível. Há algum mal em saber ss coisas? Quanto à demissão de deputado se isso fosse assim, tudo bem! O pior é que é substituído por outro.

  2. Malta mal habituada a estar sempre do lado do puleiro… Depois não estão habituados a reagir a quando vêm os outros agir como eles sempre agiram.

  3. Já não era sem tempo! Depois de terem posto o país e os portugueses a pão e água durante 4 anos, o CDS de Cristas e o PSD de Coelho preocupam-se mais com o furtivo António Domingues do que com os problemas do país! Depois de terem sido um (des)governo vergonhoso passaram a ser uma oposição vergonhosa!

  4. Quando leio os comentários da esquerda à demissão do Deputado José Matos Correia lembrei-me daquele ditado que diz que ” grandes mentes convergem na maneira de pensar, os tolinhos nunca diferem”.

  5. Que pena para o País e para os Portugueses a demissão deste deputado da comissão de inquérito, que por coincidência é do PSD. Tenho pena, e se calhar muitos Portugueses, é que não se demita como deputado, e aí o País ficava a ganhar, pois deixava de sustentar este malandro. Já agora, tente junto dos outros colegas parlamentares, no sentido de irem todos para casa, pois não cumprem com o que lhes é exigido, perdendo tempo com assuntos foleiros, sem qq interesse para o País. Já é tempo destes senhores darem lugar a pessoas competentes, que consigam pôr de parte a sua ideologia partidária, dando prioridade aos interesses do País e dos seus cidadãos.
    A incompetência é tanta, que este Senhor em poucos minutos ,esqueceu qual o assunto desta comissão de inquérito, que era a Recapitalização da CGD, financiamento muito importante para aquela Instituição e para Portugal. Como os seus colegas partidários e ele próprio, o que pretendem é o pior para a CGD e saber o pq do Antonio Domingues deixar de ganhar 30.000€, entendeu por o semblante de carneiro mal morto e dizer mais algumas mentiras, para ver se alguém lhe bate o almas.
    Está geração de políticos mete-me nojo, pois tive a felicidade de acompanhar o percurso de grandes políticos, tais como Sá Carneiro, Mário Soares e Álvaro Cunhal, estes sim Senhores com um S grande.

RESPONDER

Através do estudo de magnetizações remanescentes em antigos meteoritos, uma equipa do MIT determinou que a nebulosa solar - o vasto disco de gás e poeira que veio a formar o Sistema Solar - durou entre 3 e 4 milhões de anos

Cientistas estimam o tempo de vida da nebulosa solar

Há cerca de 4,6 mil milhões de anos atrás, uma enorme nuvem de hidrogénio gasoso e poeira colapsou sob o seu próprio peso, eventualmente achatando-se num disco chamado nebulosa solar. A maioria deste material interestelar contraiu-se …

-

Comer mais gordura é mais prejudicial para os homens do que para as mulheres

As gorduras são essenciais na nossa dieta, e os especialistas recomendam que correspondam a 20% a 30% das calorias que consumimos diariamente. Mesmo assim, é do conhecimento geral que comer muita gordura pode ser prejudicial para …

-

FC Porto vence Boavista e não larga Benfica

Um golo de Soares, aos sete minutos, deu hoje o triunfo ao FC Porto em casa do Boavista por 1-0, em jogo da 23.ª jornada da I Liga de futebol que deixa os 'dragões' novamente …

Manuel Vicente, vice-presidente de Angola

Jornal de Angola critica justiça portuguesa: "Tanta falta de vergonha"

O Jornal de Angola retomou este domingos as críticas a Portugal, afirmando que "custa ver tanta falta de vergonha", a propósito da divulgação pela comunicação social do processo na Justiça portuguesa envolvendo o vice-presidente angolano, …

Neil Fingleton, Mag the Mighty em Guerra dos Tronos

Morreu o homem mais alto do Reino Unido (e da Guerra dos Tronos)

Morreu este sábado, vítima de ataque cardíaco, o actor e basquetebolista britânico Neil Fingleton, o homem mais alto do Reino Unido. O malogrado actor Neil Fingleton, de 36 anos, desempenhava vários papéis na série 'Guerra dos Tronos', …

O 'coração' de Marte

NASA publica foto inédita do coração de Marte

A agência espacial norte-americana NASA publicou uma imagem rara da superfície marciana, na qual se pode observar a rocha-mãe do planeta vermelho. De acordo com a NASA, a maior parte da superfície do quarto planeta do …

O actor Bill Paxton

Actor Bill Paxton morre após cirurgia

O ator norte-americano Bill Paxton, conhecido pela sua participação em filmes como "Aliens" ou "Titanic", morreu no sábado, aos 61 anos, na sequência de complicações após uma cirurgia, divulgou hoje a imprensa norte-americana. Citado pela revista …

-

O “telefone mais destrutivo da história” é falso

O director do Museu de Comunicações de Frankfurt aponta discrepâncias quanto ao suposto telefone vermelho de Adolf Hitler, apresentado como a “arma mais destrutiva” da história, recentemente vendido por 239 mil euros em leilão - …

O ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio

Núncio "confessou responsabilidade" (e o país "deve-lhe muito")

O PCP considerou hoje que a "confissão" do ex-secretário de Estado Paulo Núncio no caso das transferências para 'offshore' responsabiliza não só o CDS, mas também o PSD e o anterior Governo. O antigo secretário de …

Freedom 251, o smartphone indiano de 3 euros

Criador do smartphone de 3 euros foi preso por fraude

Mais uma vez se comprova que quando as coisas parecem boas demais para serem verdade... quase sempre o são: e o smartphone de 3.29 euros que nunca se veio a concretizar não é excepção. Há um …