Matos Correia demite-se da presidência da Comissão de Inquérito à CGD

PSD / Flickr

O deputado do PSD José de Matos Correia

O deputado do PSD José de Matos Correia

O social-democrata anunciou, esta quinta-feira, a sua demissão da presidência da Comissão de Inquérito à Caixa Geral de Depósitos ao presidente da Assembleia da República Ferro Rodrigues.

José Matos Correia comunicou esta manhã ao presidente da Assembleia da República a sua decisão de se demitir da presidência à Comissão de Inquérito à gestão da Caixa Geral de Depósitos (CGD).

Em conferência de imprensa, o vice-presidente do grupo parlamentar do PSD disse não estar disponível para pactuar “com atitudes que violam a lei, que são atropelo à democracia, e que põem em causa normal funcionamento de uma comissão”.

“As comissões de inquérito estão em risco se os direitos das minorias não forem respeitados”, disse ainda o social-democrata.

A demissão surge depois da esquerda ter recusado os requerimentos do PSD e CDS para terem acesso à troca de SMS entre Mário Centeno e António Domingues.

Esta quarta-feira, depois de mais uma reunião da comissão de inquérito, o social-democrata já tinha anunciado que ia “ponderar” se ia continuar no cargo.

“Entre hoje e amanhã vou ponderar se tenho condições para continuar a ser o presidente desta comissão de inquérito. E amanhã anunciarei a minha decisão”, afirmou.

Matos Correia justificou esta posição por “ter dúvidas” de que esteja a conseguir assegurar o “respeito dos interesses das minorias”, isto é, dos grupos parlamentares do PSD e CDS, que têm menos representação na comissão devido ao resultado das eleições legislativas.

Em reação a esta renúncia, o líder parlamentar do PS, Carlos César, desafiou o PSD e CDS a criar uma nova comissão de inquérito, se querem ter acesso aos SMS trocados entre António Domingues e Mário Centeno.

Em entrevista à Antena 1, o líder parlamentar dos centristas, Nuno Magalhães, diz que “tudo está em cima da mesa”, incluindo uma nova comissão potestativa.

Esta é a primeira vez que o presidente de uma Comissão de Inquérito se demite do cargo.

ZAP // Lusa

8 COMENTÁRIOS

  1. O deputado do PSD José de Matos Correia podia fazer-nos o grande favor e já que está embalado demitia-se de deputado e poupávamos umas boas lecas. à roda de 6.000 € com os subsídios e as ajudas de custo ! parecem crianças a quem se tirou o pirolito da boca ! que vergonha!

    • O que me admira é que não queira ter acesso e conhecimento a toda a informação, pode-se saber porquê? Acho isso perfeitamente natural o contrário é incompreensível. Há algum mal em saber ss coisas? Quanto à demissão de deputado se isso fosse assim, tudo bem! O pior é que é substituído por outro.

  2. Malta mal habituada a estar sempre do lado do puleiro… Depois não estão habituados a reagir a quando vêm os outros agir como eles sempre agiram.

  3. Já não era sem tempo! Depois de terem posto o país e os portugueses a pão e água durante 4 anos, o CDS de Cristas e o PSD de Coelho preocupam-se mais com o furtivo António Domingues do que com os problemas do país! Depois de terem sido um (des)governo vergonhoso passaram a ser uma oposição vergonhosa!

  4. Quando leio os comentários da esquerda à demissão do Deputado José Matos Correia lembrei-me daquele ditado que diz que ” grandes mentes convergem na maneira de pensar, os tolinhos nunca diferem”.

  5. Que pena para o País e para os Portugueses a demissão deste deputado da comissão de inquérito, que por coincidência é do PSD. Tenho pena, e se calhar muitos Portugueses, é que não se demita como deputado, e aí o País ficava a ganhar, pois deixava de sustentar este malandro. Já agora, tente junto dos outros colegas parlamentares, no sentido de irem todos para casa, pois não cumprem com o que lhes é exigido, perdendo tempo com assuntos foleiros, sem qq interesse para o País. Já é tempo destes senhores darem lugar a pessoas competentes, que consigam pôr de parte a sua ideologia partidária, dando prioridade aos interesses do País e dos seus cidadãos.
    A incompetência é tanta, que este Senhor em poucos minutos ,esqueceu qual o assunto desta comissão de inquérito, que era a Recapitalização da CGD, financiamento muito importante para aquela Instituição e para Portugal. Como os seus colegas partidários e ele próprio, o que pretendem é o pior para a CGD e saber o pq do Antonio Domingues deixar de ganhar 30.000€, entendeu por o semblante de carneiro mal morto e dizer mais algumas mentiras, para ver se alguém lhe bate o almas.
    Está geração de políticos mete-me nojo, pois tive a felicidade de acompanhar o percurso de grandes políticos, tais como Sá Carneiro, Mário Soares e Álvaro Cunhal, estes sim Senhores com um S grande.

RESPONDER

-

Picada de carraça pode provocar alergia a carne

Com o início do verão, os médicos norte-americanos estão a observar cada vez mais casos de uma rara alergia a carne relacionada com uma picada do carraça estrela solitária- que provoca comichão, inchaço na pele …

Amazon Prime Air Drone

Amazon quer construir "colmeias gigantes" para drones

No passado dia 22 de junho, a Amazon, a gigante do comércio eletrónico, apresentou uma patente para a construção de torres, que se assemelham a colmeias gigantes, capazes de abastecer drones para entrega de produtos. Há …

-

EUA aprovam por lapso projecto-lei que permite às mulheres grávidas matar

No estado americano de Nova Hampshire, deputados republicanos aprovaram por lapso um projecto-lei que permite às mulheres grávidas cometerem homicídios sem qualquer punição. O caso aconteceu na sequência de uma formulação imprecisa no texto do projecto-lei, …

Um objeto de massa planetária, do tamanho de Marte, seria suficiente para produzir as perturbações observadas na distante Cintura de Kuiper.

Objeto misterioso do tamanho de Marte esconde-se no limite do Sistema Solar

Segundo um grupo de astrónomos, um "objeto de massa planetária" desconhecido, ainda por identificar, pode esconder-se nos confins do nosso Sistema Solar. Este objeto será diferente - e também muito mais próximo - do denominado …

Rescaldo do incêndio em Valongo, Pedrogao Grande

Uma semana depois, incêndio de Pedrógão Grande dado como extinto

O incêndio de Pedrógão Grande foi dado como extinto este sábado, a meio da tarde, uma semana depois de ter deflagrado, estando ainda no local cerca de 570 operacionais, segundo fontes da Proteção Civil. "O incêndio …

-

Parlamento britânico foi alvo de um ataque informático

O Parlamento britânico foi alvo na sexta-feira à noite de um ataque informático, revelou hoje o político liberal democrata Chris Rennard, elemento da Câmara dos Lordes (câmara alta), através da rede Twitter. Como consequência, segundo avançou …

-

Seis mortos em deslizamento de terra na China e mais de 100 desaparecidos

Pelo menos seis pessoas morreram num deslizamento de terras na província de Sichuan, no sudoeste da China, e mais de 100 permanecem desaparecidas, segundo os últimos dados fornecidos pelas autoridades locais. A aldeia isolada de Xinmo foi …

-

Bombeiros pedem suspensão da entrega de bens solidários

O presidente da Associação de Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande apelou este sábado para que as pessoas suspendam por "alguns dias" a entrega de ajuda. "É um sufoco. É muita coisa. São toneladas e toneladas de …

-

Portugal goleia Nova Zelândia em jogo de muitas poupanças

Portugal assegurou hoje o primeiro lugar do Grupo A e a passagem às meias-finais da Taça das Confederações de futebol após golear a Nova Zelândia, por 4-0, num encontro em que correu quase tudo bem …

-

Pelo menos 27 edifícios no Reino Unido têm revestimento inflamável

Os inspetores identificaram pelo menos 27 edifícios de propriedade municipal no Reino Unido que não cumprem os requisitos de segurança anti-incêndios por estarem revestidos com material inflamável, informou este sábado o Governo. O Ministério que tutela …