/

Matos Correia demite-se da presidência da Comissão de Inquérito à CGD

8

PSD / Flickr

O deputado do PSD José de Matos Correia

O deputado do PSD José de Matos Correia

O social-democrata anunciou, esta quinta-feira, a sua demissão da presidência da Comissão de Inquérito à Caixa Geral de Depósitos ao presidente da Assembleia da República Ferro Rodrigues.

José Matos Correia comunicou esta manhã ao presidente da Assembleia da República a sua decisão de se demitir da presidência à Comissão de Inquérito à gestão da Caixa Geral de Depósitos (CGD).

Em conferência de imprensa, o vice-presidente do grupo parlamentar do PSD disse não estar disponível para pactuar “com atitudes que violam a lei, que são atropelo à democracia, e que põem em causa normal funcionamento de uma comissão”.

“As comissões de inquérito estão em risco se os direitos das minorias não forem respeitados”, disse ainda o social-democrata.

A demissão surge depois da esquerda ter recusado os requerimentos do PSD e CDS para terem acesso à troca de SMS entre Mário Centeno e António Domingues.

Esta quarta-feira, depois de mais uma reunião da comissão de inquérito, o social-democrata já tinha anunciado que ia “ponderar” se ia continuar no cargo.

“Entre hoje e amanhã vou ponderar se tenho condições para continuar a ser o presidente desta comissão de inquérito. E amanhã anunciarei a minha decisão”, afirmou.

Matos Correia justificou esta posição por “ter dúvidas” de que esteja a conseguir assegurar o “respeito dos interesses das minorias”, isto é, dos grupos parlamentares do PSD e CDS, que têm menos representação na comissão devido ao resultado das eleições legislativas.

Em reação a esta renúncia, o líder parlamentar do PS, Carlos César, desafiou o PSD e CDS a criar uma nova comissão de inquérito, se querem ter acesso aos SMS trocados entre António Domingues e Mário Centeno.

Em entrevista à Antena 1, o líder parlamentar dos centristas, Nuno Magalhães, diz que “tudo está em cima da mesa”, incluindo uma nova comissão potestativa.

Esta é a primeira vez que o presidente de uma Comissão de Inquérito se demite do cargo.

ZAP // Lusa

8 Comments

  1. O deputado do PSD José de Matos Correia podia fazer-nos o grande favor e já que está embalado demitia-se de deputado e poupávamos umas boas lecas. à roda de 6.000 € com os subsídios e as ajudas de custo ! parecem crianças a quem se tirou o pirolito da boca ! que vergonha!

    • O que me admira é que não queira ter acesso e conhecimento a toda a informação, pode-se saber porquê? Acho isso perfeitamente natural o contrário é incompreensível. Há algum mal em saber ss coisas? Quanto à demissão de deputado se isso fosse assim, tudo bem! O pior é que é substituído por outro.

  2. Malta mal habituada a estar sempre do lado do puleiro… Depois não estão habituados a reagir a quando vêm os outros agir como eles sempre agiram.

  3. Já não era sem tempo! Depois de terem posto o país e os portugueses a pão e água durante 4 anos, o CDS de Cristas e o PSD de Coelho preocupam-se mais com o furtivo António Domingues do que com os problemas do país! Depois de terem sido um (des)governo vergonhoso passaram a ser uma oposição vergonhosa!

  4. Quando leio os comentários da esquerda à demissão do Deputado José Matos Correia lembrei-me daquele ditado que diz que ” grandes mentes convergem na maneira de pensar, os tolinhos nunca diferem”.

  5. Que pena para o País e para os Portugueses a demissão deste deputado da comissão de inquérito, que por coincidência é do PSD. Tenho pena, e se calhar muitos Portugueses, é que não se demita como deputado, e aí o País ficava a ganhar, pois deixava de sustentar este malandro. Já agora, tente junto dos outros colegas parlamentares, no sentido de irem todos para casa, pois não cumprem com o que lhes é exigido, perdendo tempo com assuntos foleiros, sem qq interesse para o País. Já é tempo destes senhores darem lugar a pessoas competentes, que consigam pôr de parte a sua ideologia partidária, dando prioridade aos interesses do País e dos seus cidadãos.
    A incompetência é tanta, que este Senhor em poucos minutos ,esqueceu qual o assunto desta comissão de inquérito, que era a Recapitalização da CGD, financiamento muito importante para aquela Instituição e para Portugal. Como os seus colegas partidários e ele próprio, o que pretendem é o pior para a CGD e saber o pq do Antonio Domingues deixar de ganhar 30.000€, entendeu por o semblante de carneiro mal morto e dizer mais algumas mentiras, para ver se alguém lhe bate o almas.
    Está geração de políticos mete-me nojo, pois tive a felicidade de acompanhar o percurso de grandes políticos, tais como Sá Carneiro, Mário Soares e Álvaro Cunhal, estes sim Senhores com um S grande.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.