Matos Correia demite-se da presidência da Comissão de Inquérito à CGD

PSD / Flickr

O deputado do PSD José de Matos Correia

O deputado do PSD José de Matos Correia

O social-democrata anunciou, esta quinta-feira, a sua demissão da presidência da Comissão de Inquérito à Caixa Geral de Depósitos ao presidente da Assembleia da República Ferro Rodrigues.

José Matos Correia comunicou esta manhã ao presidente da Assembleia da República a sua decisão de se demitir da presidência à Comissão de Inquérito à gestão da Caixa Geral de Depósitos (CGD).

Em conferência de imprensa, o vice-presidente do grupo parlamentar do PSD disse não estar disponível para pactuar “com atitudes que violam a lei, que são atropelo à democracia, e que põem em causa normal funcionamento de uma comissão”.

“As comissões de inquérito estão em risco se os direitos das minorias não forem respeitados”, disse ainda o social-democrata.

A demissão surge depois da esquerda ter recusado os requerimentos do PSD e CDS para terem acesso à troca de SMS entre Mário Centeno e António Domingues.

Esta quarta-feira, depois de mais uma reunião da comissão de inquérito, o social-democrata já tinha anunciado que ia “ponderar” se ia continuar no cargo.

“Entre hoje e amanhã vou ponderar se tenho condições para continuar a ser o presidente desta comissão de inquérito. E amanhã anunciarei a minha decisão”, afirmou.

Matos Correia justificou esta posição por “ter dúvidas” de que esteja a conseguir assegurar o “respeito dos interesses das minorias”, isto é, dos grupos parlamentares do PSD e CDS, que têm menos representação na comissão devido ao resultado das eleições legislativas.

Em reação a esta renúncia, o líder parlamentar do PS, Carlos César, desafiou o PSD e CDS a criar uma nova comissão de inquérito, se querem ter acesso aos SMS trocados entre António Domingues e Mário Centeno.

Em entrevista à Antena 1, o líder parlamentar dos centristas, Nuno Magalhães, diz que “tudo está em cima da mesa”, incluindo uma nova comissão potestativa.

Esta é a primeira vez que o presidente de uma Comissão de Inquérito se demite do cargo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. O deputado do PSD José de Matos Correia podia fazer-nos o grande favor e já que está embalado demitia-se de deputado e poupávamos umas boas lecas. à roda de 6.000 € com os subsídios e as ajudas de custo ! parecem crianças a quem se tirou o pirolito da boca ! que vergonha!

    • O que me admira é que não queira ter acesso e conhecimento a toda a informação, pode-se saber porquê? Acho isso perfeitamente natural o contrário é incompreensível. Há algum mal em saber ss coisas? Quanto à demissão de deputado se isso fosse assim, tudo bem! O pior é que é substituído por outro.

  2. Malta mal habituada a estar sempre do lado do puleiro… Depois não estão habituados a reagir a quando vêm os outros agir como eles sempre agiram.

  3. Já não era sem tempo! Depois de terem posto o país e os portugueses a pão e água durante 4 anos, o CDS de Cristas e o PSD de Coelho preocupam-se mais com o furtivo António Domingues do que com os problemas do país! Depois de terem sido um (des)governo vergonhoso passaram a ser uma oposição vergonhosa!

  4. Quando leio os comentários da esquerda à demissão do Deputado José Matos Correia lembrei-me daquele ditado que diz que ” grandes mentes convergem na maneira de pensar, os tolinhos nunca diferem”.

  5. Que pena para o País e para os Portugueses a demissão deste deputado da comissão de inquérito, que por coincidência é do PSD. Tenho pena, e se calhar muitos Portugueses, é que não se demita como deputado, e aí o País ficava a ganhar, pois deixava de sustentar este malandro. Já agora, tente junto dos outros colegas parlamentares, no sentido de irem todos para casa, pois não cumprem com o que lhes é exigido, perdendo tempo com assuntos foleiros, sem qq interesse para o País. Já é tempo destes senhores darem lugar a pessoas competentes, que consigam pôr de parte a sua ideologia partidária, dando prioridade aos interesses do País e dos seus cidadãos.
    A incompetência é tanta, que este Senhor em poucos minutos ,esqueceu qual o assunto desta comissão de inquérito, que era a Recapitalização da CGD, financiamento muito importante para aquela Instituição e para Portugal. Como os seus colegas partidários e ele próprio, o que pretendem é o pior para a CGD e saber o pq do Antonio Domingues deixar de ganhar 30.000€, entendeu por o semblante de carneiro mal morto e dizer mais algumas mentiras, para ver se alguém lhe bate o almas.
    Está geração de políticos mete-me nojo, pois tive a felicidade de acompanhar o percurso de grandes políticos, tais como Sá Carneiro, Mário Soares e Álvaro Cunhal, estes sim Senhores com um S grande.

RESPONDER

Novo relatório aponta possível causa para número anormal de doenças causadas pelo vaping

Um novo relatório vem confirmar que o acetato de vitamina E encontrado em muitos produtos utilizados pelos vapers pode ser o responsável pelos problemas de saúde. O ano de 2019 ficou marcado por várias doenças e …

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …

Milhares de manifestantes voltam às ruas de Hong Kong

A polícia de Hong Kong deteve, este domingo, onze pessoas e apreendeu várias armas, incluindo uma pistola, pouco antes do início de uma manifestação convocada para a cidade, para a qual se espera uma forte …

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …