Matos Correia demite-se da presidência da Comissão de Inquérito à CGD

PSD / Flickr

O deputado do PSD José de Matos Correia

O deputado do PSD José de Matos Correia

O social-democrata anunciou, esta quinta-feira, a sua demissão da presidência da Comissão de Inquérito à Caixa Geral de Depósitos ao presidente da Assembleia da República Ferro Rodrigues.

José Matos Correia comunicou esta manhã ao presidente da Assembleia da República a sua decisão de se demitir da presidência à Comissão de Inquérito à gestão da Caixa Geral de Depósitos (CGD).

Em conferência de imprensa, o vice-presidente do grupo parlamentar do PSD disse não estar disponível para pactuar “com atitudes que violam a lei, que são atropelo à democracia, e que põem em causa normal funcionamento de uma comissão”.

“As comissões de inquérito estão em risco se os direitos das minorias não forem respeitados”, disse ainda o social-democrata.

A demissão surge depois da esquerda ter recusado os requerimentos do PSD e CDS para terem acesso à troca de SMS entre Mário Centeno e António Domingues.

Esta quarta-feira, depois de mais uma reunião da comissão de inquérito, o social-democrata já tinha anunciado que ia “ponderar” se ia continuar no cargo.

“Entre hoje e amanhã vou ponderar se tenho condições para continuar a ser o presidente desta comissão de inquérito. E amanhã anunciarei a minha decisão”, afirmou.

Matos Correia justificou esta posição por “ter dúvidas” de que esteja a conseguir assegurar o “respeito dos interesses das minorias”, isto é, dos grupos parlamentares do PSD e CDS, que têm menos representação na comissão devido ao resultado das eleições legislativas.

Em reação a esta renúncia, o líder parlamentar do PS, Carlos César, desafiou o PSD e CDS a criar uma nova comissão de inquérito, se querem ter acesso aos SMS trocados entre António Domingues e Mário Centeno.

Em entrevista à Antena 1, o líder parlamentar dos centristas, Nuno Magalhães, diz que “tudo está em cima da mesa”, incluindo uma nova comissão potestativa.

Esta é a primeira vez que o presidente de uma Comissão de Inquérito se demite do cargo.

ZAP // Lusa

8 COMENTÁRIOS

  1. O deputado do PSD José de Matos Correia podia fazer-nos o grande favor e já que está embalado demitia-se de deputado e poupávamos umas boas lecas. à roda de 6.000 € com os subsídios e as ajudas de custo ! parecem crianças a quem se tirou o pirolito da boca ! que vergonha!

    • O que me admira é que não queira ter acesso e conhecimento a toda a informação, pode-se saber porquê? Acho isso perfeitamente natural o contrário é incompreensível. Há algum mal em saber ss coisas? Quanto à demissão de deputado se isso fosse assim, tudo bem! O pior é que é substituído por outro.

  2. Malta mal habituada a estar sempre do lado do puleiro… Depois não estão habituados a reagir a quando vêm os outros agir como eles sempre agiram.

  3. Já não era sem tempo! Depois de terem posto o país e os portugueses a pão e água durante 4 anos, o CDS de Cristas e o PSD de Coelho preocupam-se mais com o furtivo António Domingues do que com os problemas do país! Depois de terem sido um (des)governo vergonhoso passaram a ser uma oposição vergonhosa!

  4. Quando leio os comentários da esquerda à demissão do Deputado José Matos Correia lembrei-me daquele ditado que diz que ” grandes mentes convergem na maneira de pensar, os tolinhos nunca diferem”.

  5. Que pena para o País e para os Portugueses a demissão deste deputado da comissão de inquérito, que por coincidência é do PSD. Tenho pena, e se calhar muitos Portugueses, é que não se demita como deputado, e aí o País ficava a ganhar, pois deixava de sustentar este malandro. Já agora, tente junto dos outros colegas parlamentares, no sentido de irem todos para casa, pois não cumprem com o que lhes é exigido, perdendo tempo com assuntos foleiros, sem qq interesse para o País. Já é tempo destes senhores darem lugar a pessoas competentes, que consigam pôr de parte a sua ideologia partidária, dando prioridade aos interesses do País e dos seus cidadãos.
    A incompetência é tanta, que este Senhor em poucos minutos ,esqueceu qual o assunto desta comissão de inquérito, que era a Recapitalização da CGD, financiamento muito importante para aquela Instituição e para Portugal. Como os seus colegas partidários e ele próprio, o que pretendem é o pior para a CGD e saber o pq do Antonio Domingues deixar de ganhar 30.000€, entendeu por o semblante de carneiro mal morto e dizer mais algumas mentiras, para ver se alguém lhe bate o almas.
    Está geração de políticos mete-me nojo, pois tive a felicidade de acompanhar o percurso de grandes políticos, tais como Sá Carneiro, Mário Soares e Álvaro Cunhal, estes sim Senhores com um S grande.

RESPONDER

Violência doméstica: 18 mulheres assassinadas este ano

18 mulheres foram assassinadas e 23 foram vítimas de tentativa de homicídio em 2017, ano que apresenta a taxa mais baixa de incidência dos últimos 14 anos registada pelo Observatório das Mulheres Assassinadas (OMA). "É o …

Mais de um mês depois dos incêndios, dois homens continuam desaparecidos

Os incêndios de 15 de outubro fizeram mais de 40 mortos e, mais de um mês depois da tragédia, duas pessoas continuam desaparecidas. A PJ está a cargo das investigações, com o auxílio do Laboratório …

Decisão de mudar Infarmed para o Porto é ilegal

A decisão do Governo de mudar a sede do Infarmed de Lisboa é ilegal porque os trabalhadores não foram consultados sobre este processo. Um dado avançado pelo jornal i quando é certo que mais de …

Caso de legionella identificado em Coimbra

Um homem está internado no Hospital Geral (Covões) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra com o vírus da legionella, disse à agência Lusa fonte da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC). Segundo a mesma …

O fim do corte no subsídio de desemprego é meu!

Esta quarta-feira, foi aprovado o fim do corte de 10% no subsídio de desemprego, mas o que animou o debate foi a discussão entre PCP e Bloco de Esquerda sobre a proposta que deveria ser …

Governo admite que o preço da água pode subir

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, admitiu esta quinta-feira que o preço da água pode vir a subir, mas garante que as tarifas se vão manter no próximo ano, porque "já estão aprovadas". À …

Puigdemont renuncia à pensão de ex-presidente catalão e não aceita destituição

Carles Puigdemont renunciou à pensão a que tem direito como ex-presidente do governo catalão, não aceitando a sua destituição e considerando que ainda dirige o executivo "legitimo" daquela região espanhola. "O Estado continua a ser uma …

Árbitros “adiam” pedido de dispensa por 20 dias

Os árbitros de futebol, assistentes e estagiários decidiram, esta quarta-feira, entregar os pedidos de dispensa, mas dentro do prazo regulamentar de 20 dias, viabilizando assim a realização da próxima jornada. Em comunicado enviado à agência Lusa …

José Sócrates acusa o Ministério Público de manipulação

De novo no Youtube, o ex-primeiro ministro tem usado a plataforma para falar sobre as acusações de que é alvo. No mais recente vídeo, José Sócrates "desvenda" os truques da acusação. O mais recente vídeo de …

Ninguém consegue explicar os 64 misteriosos estrondos que se ouviram no céu este ano

No dia 14 de novembro, um forte estrondo foi ouvido em toda a região norte do estado do Alabama, nos Estados Unidos. Mas, só este ano, já se registaram 64 episódios semelhantes nos EUA, Reino …