/

“Exército de trolls” de Trump perde uma das suas estrelas

Jason Szenes / EPA

Milo Yiannopoulos, editor do site de comunicação de direita norte-americano "Breitbart News"

Milo Yiannopoulos, editor do site de comunicação de direita norte-americano “Breitbart News”

Milo Yiannopoulos, editor do site de comunicação de direita norte-americano “Breitbart News”, anunciou esta terça-feira que deixará o cargo após estar envolvido numa forte polémica devido a declarações relativas à pedofilia.

O jornal foi fundado por Steve Bannon, atual estratega e conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, e uma das figuras mais próximas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desde a campanha eleitoral.

Milo Yiannopoulos, de 32 anos, já tinha perdido um negócio para lançar um livro e um convite para discursar numa reunião de conservadores – na sequência da recente divulgação de um vídeo, na rede social Twitter, durante o fim de semana, no qual o britânico defende os homens que têm relações sexuais com crianças com 13 anos.

Esta terça-feira, durante uma conferência de imprensa em Nova Iorque, Yiannopoulos anunciou que se demitia do cargo de editor de tecnologia do jornal norte-americano.

“O Breitbart News manteve-se ao meu lado, enquanto outros fugiam. Estaria errado se permitisse que a minha pobre escolha de palavras prejudicasse os relatos importantes dos meus colegas, pelo que me demito do Breitbart, com efeitos imediatos”, disse, enquanto lia uma declaração escrita.

Yiannopoulos é considerado pelos seus críticos como racista e misógino, mas apresenta-se a si próprio como um cruzado homossexual contra “o politicamente correto”.

O editor é frequentemente descrito como o líder da auto designada direita alternativa (‘alt-right’, na abreviatura em Inglês), uma franja de brancos nacionalistas e extremistas que encontrou apoio no site do Breitbart, apesar de se ter distanciado deste movimento.

A equipa do Breitbart News emitiu um comunicado a afirmar que aceitou a demissão de Yiannopoulos, acrescentando que “a sua voz relevante desencadeou debates muito necessários sobre importantes tópicos culturais”.

No vídeo vê-se Yiannopoulos a afirmar a um animador de rádio: “Não. Não. Não. Você está a interpretar mal o que significa pedofilia. Pedofilia não é uma atração sexual por alguém com 13 anos que é sexualmente maduro, é atração por crianças que ainda não atingiram a puberdade”.

Em outubro, depois de Yiannopoulos anunciar a intenção de comprar o 4-chan, o controverso serviço de fóruns de discussão onde o “trolling” na internet nasceu, a Vice considera que o editor do Breitbart poderá mesmo ser “o maior troll do mundo”.

Yiannopoulos não se preocupa com o título. “Não quero que toda a gente seja como eu. Apenas acho que algumas pessoas devem ser como eu”, diz Milo Yiannopoulos à Vice.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.