“Exército de trolls” de Trump perde uma das suas estrelas

Jason Szenes / EPA

Milo Yiannopoulos, editor do site de comunicação de direita norte-americano "Breitbart News"

Milo Yiannopoulos, editor do site de comunicação de direita norte-americano “Breitbart News”

Milo Yiannopoulos, editor do site de comunicação de direita norte-americano “Breitbart News”, anunciou esta terça-feira que deixará o cargo após estar envolvido numa forte polémica devido a declarações relativas à pedofilia.

O jornal foi fundado por Steve Bannon, atual estratega e conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, e uma das figuras mais próximas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desde a campanha eleitoral.

Milo Yiannopoulos, de 32 anos, já tinha perdido um negócio para lançar um livro e um convite para discursar numa reunião de conservadores – na sequência da recente divulgação de um vídeo, na rede social Twitter, durante o fim de semana, no qual o britânico defende os homens que têm relações sexuais com crianças com 13 anos.

Esta terça-feira, durante uma conferência de imprensa em Nova Iorque, Yiannopoulos anunciou que se demitia do cargo de editor de tecnologia do jornal norte-americano.

“O Breitbart News manteve-se ao meu lado, enquanto outros fugiam. Estaria errado se permitisse que a minha pobre escolha de palavras prejudicasse os relatos importantes dos meus colegas, pelo que me demito do Breitbart, com efeitos imediatos”, disse, enquanto lia uma declaração escrita.

Yiannopoulos é considerado pelos seus críticos como racista e misógino, mas apresenta-se a si próprio como um cruzado homossexual contra “o politicamente correto”.

O editor é frequentemente descrito como o líder da auto designada direita alternativa (‘alt-right’, na abreviatura em Inglês), uma franja de brancos nacionalistas e extremistas que encontrou apoio no site do Breitbart, apesar de se ter distanciado deste movimento.

A equipa do Breitbart News emitiu um comunicado a afirmar que aceitou a demissão de Yiannopoulos, acrescentando que “a sua voz relevante desencadeou debates muito necessários sobre importantes tópicos culturais”.

No vídeo vê-se Yiannopoulos a afirmar a um animador de rádio: “Não. Não. Não. Você está a interpretar mal o que significa pedofilia. Pedofilia não é uma atração sexual por alguém com 13 anos que é sexualmente maduro, é atração por crianças que ainda não atingiram a puberdade”.

Em outubro, depois de Yiannopoulos anunciar a intenção de comprar o 4-chan, o controverso serviço de fóruns de discussão onde o “trolling” na internet nasceu, a Vice considera que o editor do Breitbart poderá mesmo ser “o maior troll do mundo”.

Yiannopoulos não se preocupa com o título. “Não quero que toda a gente seja como eu. Apenas acho que algumas pessoas devem ser como eu”, diz Milo Yiannopoulos à Vice.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Hotel condenado a pagar 19 milhões por discriminação religiosa a funcionária despedida

Quando foi contratada pelo hotel Conrad, Marie Jean fez um acordo: não trabalharia ao domingo, para cumprir os seus compromissos religiosos na igreja Bethel Baptist. Marie Jean Pierre era uma imigrante a tentar ganhar a vida …

"Alpinista de biquiní' morre de hipotermia após queda em desfiladeiro

Famosa pelos seus passeios em biquíni pelas montanhas, Gigi Wu caiu de um desfiladeiro e morreu de hipotermia no Parque Nacional Yu Shan, em Taiwan. Gigi Wu, de 36 anos, apelidada de "alpinista de biquíni" pelos …

Crimes de Vale e Azevedo no Benfica prescreveram

O Tribunal da Relação de Lisboa considerou prescritos os crimes de que o ex-presidente do Benfica João Vale e Azevedo estava acusado, relativos ao desvio de dinheiro dos direitos televisivos do clube, disse esta terça-feira …

Suspensão de voos em Gatwick devido aos drones custou quase 17 milhões à easyJet

A transportadora aérea easyJet informou que os custos devido à suspensão da operação em Gatwick, um dos aeroportos que serve Londres, devido à presença de drones, chegou quase aos 17 milhões de euros. Em comunicado enviado …

Passageiro alcoolizado desviou um avião na Rússia

Um avião de passageiros que voava da Sibéria para Moscovo foi desviado por um passageiro que alterou a rota prevista, obrigando-o a aterrar no Afeganistão. O homem estaria alcoolizado e já foi detido. A Associated Press, …

Santana desafia partidos a falar sobre coligações antes das legislativas

O presidente do partido Aliança, Pedro Santana Lopes, desafiou os líderes partidários a dizerem antes das eleições legislativas deste ano se querem alguma coligação pós-eleitoral e com que partidos. Uma coligação pré-eleitoral dos partidos do centro-direita …

Polícia prende cinco suspeitos da morte de Marielle

A operação Os Intocáveis, desencadeada nesta manhã em áreas controladas por milícias do Rio de Janeiro, prendeu cinco suspeitos do envolvimento nos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. São integrantes de uma …

Centeno não estará no próximo Governo "para não ter de gerir as consequências" das políticas adotadas

Daniel Bessa, antigo ministro da Economia de António Guterres, alerta que as contas públicas estão "por arames", considerando que Mário Centeno, que lidera a pasta das Finanças no atual Executivo socialista, não fará parte de …

Cientista que criou bebés geneticamente modificados foi despedido

O cientista chinês He Jiankui, que anunciou a criação da primeira modificação genética de bebés, foi acusado pelo Governo chinês de driblar a fiscalização e de quebrar as diretrizes em busca de fama e fortuna. Esta …

Autarca que engoliu prova começa a ser julgado (com actores chamados a tribunal)

O antigo-vice-presidente da Câmara de Portimão, Luís Carito, começa nesta terça-feira a ser julgado, depois de ter engolido uma alegada prova dos crimes relacionados com o projecto que visava tornar a cidade algarvia na "Meca …