“Exército de trolls” de Trump perde uma das suas estrelas

Jason Szenes / EPA

Milo Yiannopoulos, editor do site de comunicação de direita norte-americano "Breitbart News"

Milo Yiannopoulos, editor do site de comunicação de direita norte-americano “Breitbart News”

Milo Yiannopoulos, editor do site de comunicação de direita norte-americano “Breitbart News”, anunciou esta terça-feira que deixará o cargo após estar envolvido numa forte polémica devido a declarações relativas à pedofilia.

O jornal foi fundado por Steve Bannon, atual estratega e conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, e uma das figuras mais próximas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desde a campanha eleitoral.

Milo Yiannopoulos, de 32 anos, já tinha perdido um negócio para lançar um livro e um convite para discursar numa reunião de conservadores – na sequência da recente divulgação de um vídeo, na rede social Twitter, durante o fim de semana, no qual o britânico defende os homens que têm relações sexuais com crianças com 13 anos.

Esta terça-feira, durante uma conferência de imprensa em Nova Iorque, Yiannopoulos anunciou que se demitia do cargo de editor de tecnologia do jornal norte-americano.

“O Breitbart News manteve-se ao meu lado, enquanto outros fugiam. Estaria errado se permitisse que a minha pobre escolha de palavras prejudicasse os relatos importantes dos meus colegas, pelo que me demito do Breitbart, com efeitos imediatos”, disse, enquanto lia uma declaração escrita.

Yiannopoulos é considerado pelos seus críticos como racista e misógino, mas apresenta-se a si próprio como um cruzado homossexual contra “o politicamente correto”.

O editor é frequentemente descrito como o líder da auto designada direita alternativa (‘alt-right’, na abreviatura em Inglês), uma franja de brancos nacionalistas e extremistas que encontrou apoio no site do Breitbart, apesar de se ter distanciado deste movimento.

A equipa do Breitbart News emitiu um comunicado a afirmar que aceitou a demissão de Yiannopoulos, acrescentando que “a sua voz relevante desencadeou debates muito necessários sobre importantes tópicos culturais”.

No vídeo vê-se Yiannopoulos a afirmar a um animador de rádio: “Não. Não. Não. Você está a interpretar mal o que significa pedofilia. Pedofilia não é uma atração sexual por alguém com 13 anos que é sexualmente maduro, é atração por crianças que ainda não atingiram a puberdade”.

Em outubro, depois de Yiannopoulos anunciar a intenção de comprar o 4-chan, o controverso serviço de fóruns de discussão onde o “trolling” na internet nasceu, a Vice considera que o editor do Breitbart poderá mesmo ser “o maior troll do mundo”.

Yiannopoulos não se preocupa com o título. “Não quero que toda a gente seja como eu. Apenas acho que algumas pessoas devem ser como eu”, diz Milo Yiannopoulos à Vice.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …

Fuse Valley, Matosinhos

Está a nascer em Matosinhos a Silicon Valley portuguesa (e até Siza Vieira está "espantado")

O "Fuse Valley" promete ser a Silicon Valley portuguesa, em Matosinhos, num empreendimento inovador da Farfetch e da Castro Group que até deixa o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "espantado". A abertura está prevista …

Portugal aguarda "luz verde" da EMA para avançar com terceira dose aos idosos

Portugal aguarda a autorização da Agência Europeia de Medicamentos para avançar com a administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 a maiores de 65 anos. Com base nos resultados de dois grandes estudos científicos …