“Exército de trolls” de Trump perde uma das suas estrelas

Jason Szenes / EPA

Milo Yiannopoulos, editor do site de comunicação de direita norte-americano "Breitbart News"

Milo Yiannopoulos, editor do site de comunicação de direita norte-americano “Breitbart News”

Milo Yiannopoulos, editor do site de comunicação de direita norte-americano “Breitbart News”, anunciou esta terça-feira que deixará o cargo após estar envolvido numa forte polémica devido a declarações relativas à pedofilia.

O jornal foi fundado por Steve Bannon, atual estratega e conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, e uma das figuras mais próximas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desde a campanha eleitoral.

Milo Yiannopoulos, de 32 anos, já tinha perdido um negócio para lançar um livro e um convite para discursar numa reunião de conservadores – na sequência da recente divulgação de um vídeo, na rede social Twitter, durante o fim de semana, no qual o britânico defende os homens que têm relações sexuais com crianças com 13 anos.

Esta terça-feira, durante uma conferência de imprensa em Nova Iorque, Yiannopoulos anunciou que se demitia do cargo de editor de tecnologia do jornal norte-americano.

“O Breitbart News manteve-se ao meu lado, enquanto outros fugiam. Estaria errado se permitisse que a minha pobre escolha de palavras prejudicasse os relatos importantes dos meus colegas, pelo que me demito do Breitbart, com efeitos imediatos”, disse, enquanto lia uma declaração escrita.

Yiannopoulos é considerado pelos seus críticos como racista e misógino, mas apresenta-se a si próprio como um cruzado homossexual contra “o politicamente correto”.

O editor é frequentemente descrito como o líder da auto designada direita alternativa (‘alt-right’, na abreviatura em Inglês), uma franja de brancos nacionalistas e extremistas que encontrou apoio no site do Breitbart, apesar de se ter distanciado deste movimento.

A equipa do Breitbart News emitiu um comunicado a afirmar que aceitou a demissão de Yiannopoulos, acrescentando que “a sua voz relevante desencadeou debates muito necessários sobre importantes tópicos culturais”.

No vídeo vê-se Yiannopoulos a afirmar a um animador de rádio: “Não. Não. Não. Você está a interpretar mal o que significa pedofilia. Pedofilia não é uma atração sexual por alguém com 13 anos que é sexualmente maduro, é atração por crianças que ainda não atingiram a puberdade”.

Em outubro, depois de Yiannopoulos anunciar a intenção de comprar o 4-chan, o controverso serviço de fóruns de discussão onde o “trolling” na internet nasceu, a Vice considera que o editor do Breitbart poderá mesmo ser “o maior troll do mundo”.

Yiannopoulos não se preocupa com o título. “Não quero que toda a gente seja como eu. Apenas acho que algumas pessoas devem ser como eu”, diz Milo Yiannopoulos à Vice.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

As mudanças climáticas estão a contribuir para a alteração do sabor do café

Há muito tempo que se tem conhecimento que as mudanças climáticas têm tido um impacto negativo no ambiente e na população, o que não se sabia é que este fenómeno também está a afetar o …

Químicos encontrados na comida e no ar ameaçam a fertilidade dos homens

Em apenas algumas gerações, a contagem de espermatozoides humanos pode diminuir para níveis abaixo daqueles considerados adequados para a fertilidade. Esta é a afirmação alarmante feita no novo livro da epidemiologista Shanna Swan, "Countdown", que reúne …

"Nomadland" é aposta na reabertura das salas de cinema

As salas de cinema reabrem já na segunda-feira e a grande aposta é Nomadland – Sobreviver na América, da realizadora Chloé Zhao. O premiado filme Nomadland – Sobreviver na América, da realizadora Chloé Zhao, é a …

Invasão ao Capitólio recriada através de vídeos divulgados nas redes sociais

A VICE recriou a invasão ao capitólio, no dia 6 de janeiro de 2021, através de vídeos divulgados pelos manifestantes nas redes sociais. Os resultados das eleições presidenciais norte-americanas não convenceram toda a gente. Uma parcela …

França cria delito de "ecocídio" para punir poluição ambiental

A lei resulta de uma recomendação da Convenção de Cidadãos pelo Clima e visa penalizar casos de poluição ambiental com crime específico. A câmara baixa francesa aprovou, este sábado, a criação do delito de “ecocídio” para …

Estação de metro abandonada em NY é o set de filmagens secreto mais bem guardado de Hollywood

A Bowery Station, uma estação de metro em Nova Iorque, permaneceu abandonada durante cerca de 20 anos, mas desfruta agora de uma nova vida. Tudo começou em 2016, quando Sam Hutchins, um veterano da indústria cinematográfica, procurava …

Nacional 0-1 FC Porto | Dragão cansado não facilita

O FC Porto foi à Madeira vencer o Nacional por 1-0. Quem pensou que seria jogo de goleada para os “azuis-e-brancos” enganou-se por completo. Os insulares deram luta, só permitiram um golo, por parte de Mehdi …

João Leão aposta num OE de "expansão" (e mantém a fé num acordo à esquerda)

O ministro das Finanças, João Leão, acredita que o sétimo Orçamento do Estado será aprovado com os partidos à sua esquerda. Ao semanário Expresso, João leão explicou que os próximos Orçamentos do Estado não serão de …

Português investigou histórias por detrás das dedicatórias de Beethoven

A dedicatória do compositor Beethoven da famosa "Sonata ao Luar" a uma alegada musa foi, afinal, uma forma sarcástica de se vingar pela forma como se sentiu desrespeitado, descobriu o musicólogo e pianista português Artur …

Nos canais de Utrecht, os peixes têm uma "campainha" para passar pela barreira

Quando os peixes desovam pelos canais de Utrecht, nos Países Baixos, costumam ser bloqueados pela eclusa Weerdsluis. Agora, a cidade lançou a primeira campainha para peixes do mundo. De acordo com o Dutch Review, o sistema …