“Exército de trolls” de Trump perde uma das suas estrelas

Jason Szenes / EPA

Milo Yiannopoulos, editor do site de comunicação de direita norte-americano "Breitbart News"

Milo Yiannopoulos, editor do site de comunicação de direita norte-americano “Breitbart News”

Milo Yiannopoulos, editor do site de comunicação de direita norte-americano “Breitbart News”, anunciou esta terça-feira que deixará o cargo após estar envolvido numa forte polémica devido a declarações relativas à pedofilia.

O jornal foi fundado por Steve Bannon, atual estratega e conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, e uma das figuras mais próximas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desde a campanha eleitoral.

Milo Yiannopoulos, de 32 anos, já tinha perdido um negócio para lançar um livro e um convite para discursar numa reunião de conservadores – na sequência da recente divulgação de um vídeo, na rede social Twitter, durante o fim de semana, no qual o britânico defende os homens que têm relações sexuais com crianças com 13 anos.

Esta terça-feira, durante uma conferência de imprensa em Nova Iorque, Yiannopoulos anunciou que se demitia do cargo de editor de tecnologia do jornal norte-americano.

“O Breitbart News manteve-se ao meu lado, enquanto outros fugiam. Estaria errado se permitisse que a minha pobre escolha de palavras prejudicasse os relatos importantes dos meus colegas, pelo que me demito do Breitbart, com efeitos imediatos”, disse, enquanto lia uma declaração escrita.

Yiannopoulos é considerado pelos seus críticos como racista e misógino, mas apresenta-se a si próprio como um cruzado homossexual contra “o politicamente correto”.

O editor é frequentemente descrito como o líder da auto designada direita alternativa (‘alt-right’, na abreviatura em Inglês), uma franja de brancos nacionalistas e extremistas que encontrou apoio no site do Breitbart, apesar de se ter distanciado deste movimento.

A equipa do Breitbart News emitiu um comunicado a afirmar que aceitou a demissão de Yiannopoulos, acrescentando que “a sua voz relevante desencadeou debates muito necessários sobre importantes tópicos culturais”.

No vídeo vê-se Yiannopoulos a afirmar a um animador de rádio: “Não. Não. Não. Você está a interpretar mal o que significa pedofilia. Pedofilia não é uma atração sexual por alguém com 13 anos que é sexualmente maduro, é atração por crianças que ainda não atingiram a puberdade”.

Em outubro, depois de Yiannopoulos anunciar a intenção de comprar o 4-chan, o controverso serviço de fóruns de discussão onde o “trolling” na internet nasceu, a Vice considera que o editor do Breitbart poderá mesmo ser “o maior troll do mundo”.

Yiannopoulos não se preocupa com o título. “Não quero que toda a gente seja como eu. Apenas acho que algumas pessoas devem ser como eu”, diz Milo Yiannopoulos à Vice.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Japão vai ter robôs "inteligentes" nas salas de aula para ensinar inglês

O Governo do Japão vai introduzir robôs com inteligência artificial capazes de falar inglês nas salas de aula para ajudar as crianças a melhorar as suas competências orais. De acordo com a emissora pública nipónica NHK, …

Sismo de 7,2 volta a atingir a Indonésia, o 5.º em menos de um mês

Um novo sismo de magnitude 7,2 atingiu este domingo a ilha Lombok, na Indonésia, o quinto em menos de um mês, informaram os Serviços Geológicos dos Estados Unidos. O abalo foi registado a 124 quilómetros a …

Belenenses vs FC Porto | Golo nos descontos salva dragão

O FC Porto sofreu a bom sofrer para somar três pontos no Estádio do Jamor, nova “casa” do Belenenses. Os “dragões estiveram a ganhar por 2-0, deixaram-se empatar, e somente em período de descontos, de …

Onda de calor no Reino Unido revela magicamente ruínas pré-históricas

A onda de calor que assolou a Europa durante este verão continua a revelar a vestígios arqueológicos do passado do Reino Unido - entre as quais, um monumento cerimonial do Período Neolítico. Imagens aéreas mostraram pela …

Restaurante alemão proíbe entrada de crianças

Chamado "cozinha da avó" em alemão, um restaurante decidiu proibir a entrada a menores de 14 anos após as 17h. O proprietário diz querer proporcionar um "oásis de paz" aos seus clientes. Um restaurante na estância …

Franceses "pescam" bomba alemã da II Guerra Mundial com 860 quilos

Pescadores franceses encontraram na costa da Normandia, região francesa próxima de Paris, algo realmente grande na sua rede de pesca - uma bomba da Segunda Guerra Mundial com 860 quilos de explosivos. A rede capturou uma …

Sul da Índia "afoga-se" nas piores inundações em 100 anos

O estado indiano de Kerala vive há dez dias as piores inundações em um século, causadas pelas torrenciais chuvas de monção, que já provocaram cerca de 200 mortos e mais de 220 mil refugiados em …

200 mil bombas de Hiroshima, o poder do supervulcão de Santorini

Um novo estudo realizado com base em análises de anéis de árvores, pode definir com mais precisão o momento em que o supervulcão de Santorini, na Grécia, entrou em erupção. A nova pesquisa ajudou a …

"Bola de fogo" 40 vezes mais brilhante do que Lua cheia sobrevoou os EUA

Uma bola de fogo cruzou o céu do estado norte-americano do Alabama durante a noite desta sexta-feira. A NASA divulgou um vídeo, no qual mostra o objeto a sobrevoar a cidade, com um feixe de …

Segredo para uma vida mais longa está no consumo moderado de hidratos de carbono

Um estudo recente concluiu que o consumo moderado de hidratos de carbono é a solução para ter uma esperança média de vida maior. O consumo moderado de hidratos de carbono favorece uma vida mais saudável e …