/

Derrocada de barragem de resíduos faz 19 mortos e arrasa cidade no Brasil

1

Pelo menos 19 pessoas morreram e outras 45 podem estar desaparecidas depois da derrocada da barragem de um depósito gigante de resíduos de um complexo mineiro no estado brasileiro de Minas Gerais, noticiou a imprensa local.

O acidente, que ocorreu no distrito de Bento Rodrigues, no município de Mariana, a 115 km de Belo Horizonte, em Minas Gerais, provocou pelo menos 19 mortos, segundo fontes dos bombeiros da cidade de Ouro Preto, que foram os primeiros a chegar ao local.

De acordo com a autarquia local, a situação no local é muito grave e há riscos de desmoronamentos. Várias casas foram alagadas e toda a rede elétrica da cidade de Mariana foi destruída.

O Corpo de Bombeiros do estado de Minas Gerais avançou que foram destacadas várias equipas para o local e que, segundo residentes na zona, há várias pessoas soterradas, mas evitaram confirmar o número de vítimas e possíveis feridos e desaparecidos.

O autarca de Mariana informou que o distrito está a ser evacuado devido ao perigo de novos deslizamentos de terra. Em nota de imprensa, a Samarco diz ter havido “um rompimento da barragem de depósitos conhecida como Fundão”.

“Não é possível, neste momento, confirmar as causas e extensão do ocorrido, bem como a existência de vítimas”, diz a nota da empresa.

Segundo o Sindicato de Trabalhadores da Indústria de Extracção de Ferro e Metais Básicos de Mariana, entre 19 pessoas morreram e 45 estão desaparecidas. O secretário da Defesa Social de Mariana, Brás Azevedo, qualificou também a situação de “extremamente grave”.

Barragens como a que se rompeu são construídas para reter os resíduos sólidos e água dos processos de mineração.

O depósito de resíduos do complexo industrial, misturado com água, é conhecido como Barragem do Fundão, pertence à empresa Samarco e está localizado a 25 quilómetros da zona urbana de Mariana, uma das cidades históricas de Minas Gerais.

A Samarco produz principalmente minério de ferro, a partir da transformação de minerais de baixo teor em produto nobre, de alto valor agregado, e comercializado para a indústria siderúrgica mundial.

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.