/

Boris Johnson é o novo Ministro dos Negócios Estrangeiros de Theresa May

1

BackBoris2012 / Flickr

O mayor de Londres, Boris Johnson

O mayor de Londres, Boris Johnson

O antigo presidente da câmara de Londres e figura central da saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit) Boris Johnson foi hoje nomeado ministro dos Negócios Estrangeiros, anunciou o gabinete da nova primeira-ministra, Theresa May.

Para o cargo de ministro responsável pelo Brexit, Theresa May nomeou o deputado David Davis, que deverá negociar a saída do Reino Unido, segundo comunicado de Downing Street: “A rainha aprovou a nomeação de David Davis como ministro encarregado da saída da União Europeia”.

Davis foi um defensor da saída do Reino Unido no referendo. O cargo foi agora criado, na sequência da votação a favor da saída da União Europeia.

Boris Johson foi durante meses um dos principais nomes apontados para substituir David Cameron como líder do Partido Conservador, mas renunciou inesperadamente a concorrer às eleições internas dos “torises”.

O antigo autarca da capital britânica, pela primeira vez membro do Governo, substitui Philip Hammond e será o chefe da diplomacia britânica nas negociações com Bruxelas para abandonar a União Europeia.

Hammond passa para ministro da Economia.

Ao contrário de Theresa May e de Philip Hammond, que defendiam a permanência do país na União Europeia na campanha do referendo de 23 de junho, Johnson rompeu com a postura oficial do executivo de Cameron para promover a rutura com Bruxelas.

O novo Governo britânico deve decidir agora quando ativa o artigo 50 do Tratado de Lisboa para iniciar o processo de saída formal do Reino Unido da União Europeia.

A nova chefe do executivo, antiga ministra do Interior, disse que o país enfrenta uma etapa de “grandes mudanças” e sublinhou que o seu objetivo é encontrar um novo papel no mundo para o Reino Unido.

May herdou a chefia do Governo de James Cameron, que anunciou a demissão pouco depois de se conhecer a vitória dos defensores da saída do Reino Unido da União Europeia, no referendo de dia 23.

A nova primeira-ministra nomeou também para o Interior Amber Rudd, que era até agora ministra da Energia.

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.