Ernesto Mastrascusa / EPA

Pessoas conversam durante um apagão
Falha de eletricidade ocorre em Cannes (e não só), no dia do encerramento do famoso Festival de Cinema. Poste caiu; terá origem criminosa.
Cerca de 160 mil casas ficaram hoje sem eletricidade no sudeste de França, devido a uma falha de energia que terá sido causada por um incêndio numa subestação da região de Cannes e o corte numa linha de alta tensão, informou a gestora da rede RTE.
O ‘apagão’ afetou várias cidades da parte ocidental dos Alpes Marítimos, incluindo Cannes, cidade onde decorre hoje à noite a cerimónia de encerramento do seu Festival de Cinema, com a entrega da Palma de Ouro.
O ‘apagão’ ocorreu por volta das 10:00 locais (menos uma hora em Portugal continental).
A Rede de Transporte Elétrico (RTE) indicou entretanto que as suas equipas estão a trabalhar para restaurar a energia o mais rapidamente possível, tendo referido que nas primeiras horas da manhã, cerca das 2:45 (1:45 em Lisboa), ocorreu um incêndio numa subestação elétrica na região de Cannes, que obrigou ao corte do fornecimento de energia durante vários minutos e, embora tenha sido restabelecido, provocou o enfraquecimento da rede.
Por volta das 10:00 locais, um poste caiu sobre uma linha de energia num local diferente, causando o atual ‘apagão’, acrescentou a RTE.
Jornalistas da Franceinfo e da France Inter em Cannes e Antibes contam que, tal como aconteceu recentemente em Portugal e em Espanha, os semáforos não funcionam e há problemas no trânsito.
Depuis 10h, une #coupure d’#électricité touche la commune de @villecannes et les communes alentours et prive 160 000 foyers d’alimentation électrique. Les équipes RTE et Enedis sont en cours d’intervention pour rétablir le courant dans les meilleurs délais. RTE présente ses…
— RTE en Méditerranée (@RTE_med) May 24, 2025
Segundo o Le Monde, a avaria foi de facto provocada, durante a madrugada, por um incêndio – que provavelmente teve origem criminosa, numa subestação de alta tensão em Tanneron (Var).
A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes, marcada para as 19h de hoje, sábado, vai decorrer normalmente, garante a organização. O Palais des Festivals et des Congrès, onde vai decorrer o evento, tem um sistema independente de fornecimento de energia.
// Lusa
E um teste