Zeinal Bava e Henrique Granadeiro arguidos na Operação Marquês

José Sena Goulão / Lusa

Zeinal Bava, Henrique Granadeiro

Os antigos gestores da PT foram esta sexta-feira notificados para serem interrogados e constituídos arguidos na Operação Marquês.

A notícia, avançada pela SIC Notícias, dá conta que Zeinal Bava e Henrique Granadeiro foram hoje constituídos arguidos na Operação Marquês.

A informação já foi confirmada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Os dois são suspeitos de de corrupção passiva, além de fraude fiscal e branqueamento de capitais.

O ex-presidente executivo e ex-presidente do Conselho de Administração da PT, respetivamente, foram notificados esta manhã para se apresentar no Departamento Central de Investigação e Ação Penal, apurou o canal televisivo.

Os dois já tinham sido envolvidos no processo, no qual José Sócrates também é arguido, em julho do ano passado, quando foram alvos de buscas.

De acordo com a SIC, há suspeitas de subornos ao ex-primeiro-ministro, que envolvem o Grupo Espírito Santo e também negócios com a PT, nomeadamente a OPA falhada da Sonaecom à PT e a venda da Vivo e compra da Oi no Brasil.

Sobe assim para 22 o número de arguidos do processo, onde se encontram também o ex-ministro Armando Vara, o ex-presidente do BES Ricardo Salgado (que, revela este sábado o Sol, terá pago quase 100 milhões a Sócrates, Bava, Granadeiro e Vara), o empresário luso-angolano Hélder Bataglia e Carlos Santos Silva, amigo de Sócrates.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Será que a justiça em Portugal acordou?… Ou os juízes deixaram de estar reféns de interesses obscurantistas. Custa a crer. Parece-me mais manobras de disfarce, até porque estamos no Carnaval.

  2. Não é possível , foi engano, estes Senhores são pessoas idóneas, acima de quaisquer suspeitas- Querem ver que o Juiz instrutor ainda vai ser afastado ou convidado a antecipar a reforma?

  3. Estava a ver que nunca mais acontecia, será prenda de Natal?
    Começo a acreditar que a justiça em Portugal começa a aparecer embora muito duvidosa ainda.

RESPONDER

Flores precisaram de cerca de 50 milhões de anos para se tornarem o que são hoje

As plantas com flor evoluíram há cerca de 100 milhões de anos, mas precisaram de outros 50 milhões de anos para diversificar e tornarem-se aquilo que são hoje, sugere uma equipa de investigadores. Os cientistas documentaram …

Estudo sugere que imunidade à covid-19 pode desaparecer em poucos meses

A imunidade adquirida por anticorpos após a cura da covid-19 pode desaparecer em alguns meses, o que poderá complicar o desenvolvimento de uma vacina eficaz a longo prazo, sugere um estudo britânico divulgado esta segunda-feira. "Este …

60 anos depois, já se sabe o que aconteceu aos 9 russos que desapareceram na Montanha da Morte

Passados 61 anos, o mistério da morte de nove esquiadores russos que faziam uma caminhada pelos Montes Urais, perto da chamada Montanha da Morte, foi finalmente resolvido. Em 1959, nove viajantes russos que faziam uma caminhada …

Médicos Sem Fronteiras é "institucionalmente racista", acusam atuais e ex-colaboradores

Uma declaração assinada por mil atuais e ex-funcionários revela que a Organização Não Governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF) é "institucionalmente racista" e reforça o colonialismo e a supremacia branca no trabalho humanitário que pratica. Na …

Empresa culpada pela crise de opioides fez contribuições políticas após declarar falência

A Purdue Pharma, empresa culpada pela crise de opioides nos Estados Unidos, fez contribuições políticas após ter sido processada e declarado falência. Os opioides são usados para aliviar a dor, mas também provocam uma sensação exagerada …

Norte-americano morre após ir a festa para provar que a covid-19 é uma farsa

Um norte-americano de 30 anos, de San Antonio, no estado do Texas, morreu de covid-19 depois de ir a uma festa para provar que a doença era uma farsa, informou a media local. O homem foi …

Luso-canadiano quer criar 25 murais dedicados a Amália Rodrigues

Um português a residir no Canadá pretende criar uma “aldeia global virtual” das comunidades portuguesas espalhadas nos vários cantos do mundo, um projeto que envolve a colocação de 25 murais dedicados à fadista Amália Rodrigues. “O …

MP e BdP pedem manutenção de coima a Salgado no processo da compra de ações da ESFG

O Ministério Público e o Banco de Portugal pediram, esta segunda-feira, ao Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão, que mantenha a coima de 75 mil euros aplicada ao ex-presidente do BES no processo da compra …

Na luta contra a pandemia, Taiwan tinha alguns trunfos na manga (e o conflito com a China era um deles)

A resposta de Taiwan no combate à pandemia de covid-19 tem sido elogiada por profissionais de saúde pública em todo o mundo. Os conflitos geopolíticos com a China, a experiência em doenças respiratórias e a …

Autarca de Seul acusado de assédio. 500 mil pessoas contra funeral de 5 dias

O funeral do ex-presidente da Câmara de Seul, cujo corpo foi encontrado na semana passada, realizou-se esta segunda-feira, apesar da petição que contestava a utilização de fundos públicos para a cerimónia. De acordo com o jornal …