Zeinal Bava e Henrique Granadeiro arguidos na Operação Marquês

José Sena Goulão / Lusa

Zeinal Bava, Henrique Granadeiro

Os antigos gestores da PT foram esta sexta-feira notificados para serem interrogados e constituídos arguidos na Operação Marquês.

A notícia, avançada pela SIC Notícias, dá conta que Zeinal Bava e Henrique Granadeiro foram hoje constituídos arguidos na Operação Marquês.

A informação já foi confirmada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Os dois são suspeitos de de corrupção passiva, além de fraude fiscal e branqueamento de capitais.

O ex-presidente executivo e ex-presidente do Conselho de Administração da PT, respetivamente, foram notificados esta manhã para se apresentar no Departamento Central de Investigação e Ação Penal, apurou o canal televisivo.

Os dois já tinham sido envolvidos no processo, no qual José Sócrates também é arguido, em julho do ano passado, quando foram alvos de buscas.

De acordo com a SIC, há suspeitas de subornos ao ex-primeiro-ministro, que envolvem o Grupo Espírito Santo e também negócios com a PT, nomeadamente a OPA falhada da Sonaecom à PT e a venda da Vivo e compra da Oi no Brasil.

Sobe assim para 22 o número de arguidos do processo, onde se encontram também o ex-ministro Armando Vara, o ex-presidente do BES Ricardo Salgado (que, revela este sábado o Sol, terá pago quase 100 milhões a Sócrates, Bava, Granadeiro e Vara), o empresário luso-angolano Hélder Bataglia e Carlos Santos Silva, amigo de Sócrates.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Será que a justiça em Portugal acordou?… Ou os juízes deixaram de estar reféns de interesses obscurantistas. Custa a crer. Parece-me mais manobras de disfarce, até porque estamos no Carnaval.

  2. Não é possível , foi engano, estes Senhores são pessoas idóneas, acima de quaisquer suspeitas- Querem ver que o Juiz instrutor ainda vai ser afastado ou convidado a antecipar a reforma?

  3. Estava a ver que nunca mais acontecia, será prenda de Natal?
    Começo a acreditar que a justiça em Portugal começa a aparecer embora muito duvidosa ainda.

RESPONDER

"Digam aos accionistas não há nada para ninguém". Marcelo apela à Banca (ou deixa que o Governo suspenda os lucros)

O Presidente da República reúne-se, nesta segunda-feira, com os cinco maiores bancos a actuar em Portugal para apelar à sua "sensatez" para agilizarem os empréstimos às empresas e às famílias depois de terem recebido milhões …

FC Porto à caça em Famalicão por Uros Racic

O FC Porto está atento à possível contratação de Uros Racic. O jogador tem-se destacado ao serviço do Famalicão e pode mudar-se para o Dragão a um preço acessível. Até à interrupção das competições, o Famalicão …

Itália com menor número diário de mortes em 15 dias. Nos EUA, a crise compara-se ao 11 de setembro

No dia em que Itália registou o menor número de óbitos por covid-19 em duas semanas, os Estados Unidos registaram 1.200 mortos. O cirurgião geral do país compara a crise a Pearl Harbor e ao 11 …

Substituição de Carlos Costa em contra-relógio. E já há nomes para "render" Centeno

O jornal Público escreve esta segunda-feira que a substituição de Carlos Costa no Banco de Portugal (BdP) está a ser feita em "contra-relógio", uma vez que seu mandato como governador termina dentro de dois meses …

Pedrinho jogava futsal e agora tenta "agarrar um pouco do que Messi faz" no futebol

Pedrinho vê Messi como o seu ídolo no futebol e diz que tenta replicar um pouco daquilo que o argentino faz em campo. O jovem brasileiro assume ainda que assinar pelo Benfica foi "uma decisão …

Com 400 mortes, Suécia prepara-se para mudar de estratégia e aplicar medidas restritivas

A Suécia pode estar prestes a mudar a sua estratégia para combater a pandemia-de covid-19 e a aplicar medidas restritivas para conter o vírus, no momento em que regista mais de 6.800 casos positivos e …

Temido admite uso generalizado de máscaras contra a covid-19

A ministra da Saúde anunciou, em entrevista à RTP1, que a Direção-geral da Saúde pediu um parecer sobre o uso generalizado de máscaras para evitar a propagação do Covid-19, tendo sido aconselhada a equacionar a …

Disputa sobre os nossos ancestrais resolvida pela evidência genética mais antiga de sempre

Informações genéticas de um fóssil humano com 800 mil anos foram recuperadas pela primeira vez. Os resultados esclarecem uma das ramificações da nossa árvore genealógica. A evidência genética foi retirada de um dente pertencente a um …

"Claramente abusivo". Isabel dos Santos contesta arresto de ações da NOS

As empresas da empresária angolana Isabel dos Santos que, em conjunto com a Sonaecom, controlam a maioria do capital da operadora NOS, consideraram que o arresto das suas participações na empresa é “abusivo” e “excessivo”. A …

Boris Johnson hospitalizado para fazer mais exames à covid-19

O primeiro-ministro britânico, que deu positivo para o novo coronavírus há dez dias, foi hospitalizado, este domingo, para novos exames. "A conselho do seu médico, o primeiro-ministro foi internado no hospital para exames esta noite", indicou …