Zeinal Bava e Henrique Granadeiro arguidos na Operação Marquês

José Sena Goulão / Lusa

Zeinal Bava, Henrique Granadeiro

Os antigos gestores da PT foram esta sexta-feira notificados para serem interrogados e constituídos arguidos na Operação Marquês.

A notícia, avançada pela SIC Notícias, dá conta que Zeinal Bava e Henrique Granadeiro foram hoje constituídos arguidos na Operação Marquês.

A informação já foi confirmada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Os dois são suspeitos de de corrupção passiva, além de fraude fiscal e branqueamento de capitais.

O ex-presidente executivo e ex-presidente do Conselho de Administração da PT, respetivamente, foram notificados esta manhã para se apresentar no Departamento Central de Investigação e Ação Penal, apurou o canal televisivo.

Os dois já tinham sido envolvidos no processo, no qual José Sócrates também é arguido, em julho do ano passado, quando foram alvos de buscas.

De acordo com a SIC, há suspeitas de subornos ao ex-primeiro-ministro, que envolvem o Grupo Espírito Santo e também negócios com a PT, nomeadamente a OPA falhada da Sonaecom à PT e a venda da Vivo e compra da Oi no Brasil.

Sobe assim para 22 o número de arguidos do processo, onde se encontram também o ex-ministro Armando Vara, o ex-presidente do BES Ricardo Salgado (que, revela este sábado o Sol, terá pago quase 100 milhões a Sócrates, Bava, Granadeiro e Vara), o empresário luso-angolano Hélder Bataglia e Carlos Santos Silva, amigo de Sócrates.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Será que a justiça em Portugal acordou?… Ou os juízes deixaram de estar reféns de interesses obscurantistas. Custa a crer. Parece-me mais manobras de disfarce, até porque estamos no Carnaval.

  2. Não é possível , foi engano, estes Senhores são pessoas idóneas, acima de quaisquer suspeitas- Querem ver que o Juiz instrutor ainda vai ser afastado ou convidado a antecipar a reforma?

  3. Estava a ver que nunca mais acontecia, será prenda de Natal?
    Começo a acreditar que a justiça em Portugal começa a aparecer embora muito duvidosa ainda.

RESPONDER

Só o Governo prevê uma aceleração em 2020. OCDE também está pouco otimista (e deixa um conselho a Centeno)

A economia portuguesa vai abrandar nos próximos anos, segundo antecipa a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE). No Economic Outlook publicado esta quinta-feira, as previsões para a economia nacional aponta para um crescimento …

Trump exige que se pare "a caça às bruxas" em reação a testemunho de embaixador

"Esta caça às bruxas deve parar agora. Tão prejudicial para o nosso país!", escreveu Donald Trump no Twitter, em reação ao testemunho do seu embaixador da União Europeia. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou …

Seis embaixadores portugueses mudam de países

Há seis embaixadores portugueses que vão mudar de cidade. O Presidente da República já assinou o decreto que rege a nomeação de novas chefias para tutelar as embaixadas de Portugal em Berlim, Madrid, Praga e …

Rúben Dias pede dois milhões por ano. Vieira não está disposto a pagar tanto

A negociação de contrato entre Rúben Dias e o SL Benfica atingiu um impasse. O jogador não se contenta com um salário inferior a dois milhões de euros líquidos por ano, mas Vieira não está …

Secretarias de Estado instaladas em "casa" dos governantes

As três secretarias de Estado que ficarão fora de Lisboa serão instaladas nas terras natal dos seus respetivos governantes. Esta medida do Governo faz parte de um esforço de descentralização. O Governo decidiu avançar nesta legislatura …

Governo quer bolsas do Ensino Superior automáticas para alunos de ação social escolar

O Governo quer que os alunos do secundário com direito à ação social escolar tenham direito, de forma automática, a bolsas do ensino superior, algo que pode acontecer já no próximo ano letivo. Segundo noticiou o …

Modelo económico do Google e Facebook "ameaça" direitos humanos, diz Amnistia Internacional

A Amnistia Internacional criticou esta quinta-feira o modelo económico "baseado na vigilância" dos gigantes da internet Google e Facebook, considerando que é uma "ameaça sistémica aos direitos humanos". Num relatório, a organização não-governamental argumentou que, ao …

Da Amora a Lima. Jorge Jesus "está a dois passos de alcançar a eternidade"

A cumprir a 31.ª época da sua carreira de técnico, iniciada há 30 anos, na temporada 1989/90, ao serviço do Amora, Jesus precisa de bater os argentinos do River Plate, os detentores do título, para …

Revolucionários colombianos estão a recrutar crianças venezuelanas para guerrilha

A Federação de Associações de Professores Universitários da Venezuela (FAPUV) denunciou na quarta-feira que grupos e subversivos da vizinha Colômbia estão a recrutar crianças em idade escolar para a guerrilha. "Temos jovens e crianças, especialmente nas …

Jornal espanhol arrasa Bale. "Desrespeitoso. Mal-agradecido"

O jornal desportivo espanhol Marca arrasa esta quinta-feira o internacional galês Gareth Bale, que representa o Real de Madrid, na sua manchete. "Desrespeitoso. Mal-aconselhado. Mal-agradecido", pode ler-se no jornal. Em causa esta a atitude do …