Zeinal Bava e Henrique Granadeiro arguidos na Operação Marquês

José Sena Goulão / Lusa

Zeinal Bava, Henrique Granadeiro

Os antigos gestores da PT foram esta sexta-feira notificados para serem interrogados e constituídos arguidos na Operação Marquês.

A notícia, avançada pela SIC Notícias, dá conta que Zeinal Bava e Henrique Granadeiro foram hoje constituídos arguidos na Operação Marquês.

A informação já foi confirmada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Os dois são suspeitos de de corrupção passiva, além de fraude fiscal e branqueamento de capitais.

O ex-presidente executivo e ex-presidente do Conselho de Administração da PT, respetivamente, foram notificados esta manhã para se apresentar no Departamento Central de Investigação e Ação Penal, apurou o canal televisivo.

Os dois já tinham sido envolvidos no processo, no qual José Sócrates também é arguido, em julho do ano passado, quando foram alvos de buscas.

De acordo com a SIC, há suspeitas de subornos ao ex-primeiro-ministro, que envolvem o Grupo Espírito Santo e também negócios com a PT, nomeadamente a OPA falhada da Sonaecom à PT e a venda da Vivo e compra da Oi no Brasil.

Sobe assim para 22 o número de arguidos do processo, onde se encontram também o ex-ministro Armando Vara, o ex-presidente do BES Ricardo Salgado (que, revela este sábado o Sol, terá pago quase 100 milhões a Sócrates, Bava, Granadeiro e Vara), o empresário luso-angolano Hélder Bataglia e Carlos Santos Silva, amigo de Sócrates.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Será que a justiça em Portugal acordou?… Ou os juízes deixaram de estar reféns de interesses obscurantistas. Custa a crer. Parece-me mais manobras de disfarce, até porque estamos no Carnaval.

    • Não houve uma Ministra da Justiça que disse que a impunidade (das “elites”) iria acabar? Não foi tão atacada nessa altura? É por isso dou os parabens à PGR que escolheu.

  2. Não é possível , foi engano, estes Senhores são pessoas idóneas, acima de quaisquer suspeitas- Querem ver que o Juiz instrutor ainda vai ser afastado ou convidado a antecipar a reforma?

  3. Estava a ver que nunca mais acontecia, será prenda de Natal?
    Começo a acreditar que a justiça em Portugal começa a aparecer embora muito duvidosa ainda.

RESPONDER

"Vice" da bancada do PS contestado por pedir autocrítica do partido sobre Sócrates

Pedro Delgado Alves defendeu que o PS deveria refletir sobre a ação de José Sócrates. O deputado foi contestado por outros dirigentes do grupo parlamentar, nomeadamente Ana Catarina Mendes, que reagiu de forma dura à …

Japão responde à China e garante que derrame de Fukushima será seguro

O vice-primeiro-ministro japonês, Taro Aso, reafirmou esta sexta-feira, em resposta às críticas da China, que a descarga da central nuclear de Fukushima aprovada pelas autoridades japonesas estará dentro dos limites de segurança da água potável. "Estou …

Ninguém quer "a batata quente" do caso Sócrates. Ivo Rosa e Carlos Alexandre com nota máxima

Os juízes Ivo Rosa e Carlos Alexandre foram avaliados com a nota máxima de "Muito Bom" pelo Conselho Superior da Magistratura em inspecções realizadas entre 2013 e 2018, ou seja, abarcando o período da investigação …

João Leão afasta criação de imposto de solidariedade para pagar crise pandémica

O ministro das Finanças, João Leão, argumenta que a criação de um imposto de solidariedade para pagar a crise pandémica não ajudaria nem seria benéfica. Em entrevista ao semanário Expresso, o ministro das Finanças, João Leão, …

Isabel de Castela ficou conhecida por cheirar mal. Novos documentos põem fim aos mitos

A famosa rainha Isabel I de Castela, em Espanha, era conhecida por se lavar pouco e cheirar mal. Contudo, documentos recém-descobertos mostram que possuía uma quantidade enorme de perfumes de grande valor. Isabel I financiou a …

De Cristas aos encontros com Salgado. PS já tem 14 perguntas sobre o Novo Banco para Passos

Depois de Carlos Moedas e Cavaco Silva, o PS já tem perguntas que quer fazer ao ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho no âmbito da comissão de inquérito ao Novo Banco.  De acordo com o semanário Expresso, o …

Um quarto da população portuguesa tem imunidade à covid-19

O Painel Serológico Longitudinal Covid-19 estima em 27% a taxa de imunidade à covid-19 para a população em Portugal. Até março, 13% da população teria sido infetada Um estudo hoje divulgado estima que 13% da população …

Desconfinamento recua em alguns concelhos e será suspenso noutros. Mas avança no resto do país

O primeiro-ministro, António Costa, fez uma declaração ao país no final da reunião do Conselho de Ministros que aprovou, esta quinta-feira, as medidas para a terceira fase de desconfinamento da pandemia de covid-19. Apesar do Rt …

Pfizer admite que deverá ser necessária uma terceira dose (e ser vacinado anualmente)

O CEO da Pfizer, Albert Bourla, disse que as pessoas vão, “provavelmente”, precisar de uma dose de reforço da vacina contra a covid-19, 12 meses após serem totalmente vacinadas. “Um cenário provável é que haja necessidade …

Clubes alemães atentos a Tiago Dantas depois da sua estreia como titular

A titularidade do jovem português na equipa do Bayern, no último sábado, despertou a atenção dos clubes alemães para o médio cedido pelo Benfica. Tiago Dantas, de 20 anos, fez a sua estreia como titular do …