Os terraplanistas estão a aumentar. A culpa é do YouTube

Investigadores acreditam ter identificado o principal factor para um aumento surpreendente no número de pessoas que pensam que a Terra é plana: o YouTube.

A suspeita foi levantada quando participaram nas maiores reuniões mundiais de Flat Earthers na conferência anual do movimento em Rayleigh, Carolina do Norte, em 2017, e depois em Denver, Colorado, no ano passado.

Entrevistas com 30 participantes revelaram um padrão nas histórias que as pessoas contaram sobre como se convenceram de que a Terra não era uma esfera a girar no espaço, mas um grande disco achatado.

Dos 30, todos, exceto um, disseram que não consideraram a Terra plana há dois anos, mas mudaram de ideias depois de assistir a vídeos que promoviam teorias de conspiração no YouTube, de acordo com o The Guardian.

As entrevistas revelaram que a maioria estava a assistir vídeos sobre outras conspirações, como o 11 de setembro, o tiroteio em Sandy Hook e se a NASA realmente foi à lua, quando o YouTube forneceu vídeos sobre a Flat Earth para assistirem a seguir. Alguns disseram que assistiram aos vídeos apenas para desmascará-los, mas ficaram convencidos.

Asheley Landrum, a principal investigadora do estudo, disse que um dos vídeos mais populares da Terra Plana, “200 provas que a Terra não é uma bola a girar” parece ser eficaz porque oferece argumentos que apelam a várias mentalidades, desde bíblicos e teóricos da conspiração até aqueles com uma inclinação mais científica.

Os entrevistados ficaram convencidos e, em pouco tempo, perguntavam “onde está a curva?” e “por que o horizonte está sempre ao nível dos olhos?”.

Landrum diz que não achava que o YouTube estivesse a fazer algo errado, mas que se o site quisesse ajudar, poderia ajustar o algoritmo para mostrar informações mais precisas.

“Há muita informação útil no YouTube, mas também muita desinformação“, disse Landrum. “Os algoritmos facilitam a queda no buraco do coelho, apresentando informações às pessoas que serão mais suscetíveis a isso”.

“Acreditar que a Terra é plana em si não é necessariamente prejudicial, mas vem com uma desconfiança nas instituições e na autoridade em geral“, acrescentou.

Landrum convidou cientistas a criar os seus próprios vídeos no YouTube para combater a proliferação de vídeos de conspiração. “Precisamos de outros vídeos a dizer porque é que estes motivos não são reais”.

A cientistas admitiu que alguns terraplanistas podem não ser influenciados pelas palavras de um cientista. Quando o astrofísico norte-americano Neil de Grasse Tyson explicou que pequenas secções de grandes superfícies curvas parecem sempre planas, a sua mensagem foi vista como condescendente e desdenhosa.

“Sempre haverá uma pequena percentagem de pessoas que rejeitarão qualquer coisa que os cientistas divulguem, mas talvez haja um grupo em que isso não acontecerá”, acrescentou. “A única ferramenta que temos para combater a desinformação é tentar sobrecarregá-la com melhores informações.”

ZAP //

PARTILHAR

21 COMENTÁRIOS

  1. A culpa não é do youtube, a culpa é da estupidez das pessoas!
    Nem sequer consigo admitir que haja pessoas que na posse de conhecimento cientifico, preferem acreditar em teorias da conspiração, apenas para contrariar!
    Tenho vergonha alheia…

    • A culpa é da estupidez e da ignorância. Isto é tão descabido, mas há gente que acredita nisto e em qualquer coisa, sem ter o mínimo de fundamentação…
      E se eu lhes disser que isto é uma “psyop” da CI[A]para desacreditar TODOS aqueles que acreditam/defendem QUALQUER teoria da conspiração, por mais plausível que seja? Para isto há fundamentos. É só pesquisarem.

  2. A Terra só não é plana porque tem montes e vales. Caso contrário seria totalmente plana. Toda a gente bem informada sabe isso. Basta ver no youtube. A ideia que a Terra é redonda caiu em desuso. Agora o que está na moda é considerá-la como um tapete, isto é, plana. Nunca questionaram por que razão o Fernão de Magalhães morreu e não completou e sua viagem de circum-navegação? E por que motivo a referida viagem foi terminada pelo Sebastián Elcan? Simplesmente porque o Fernão de Magalhães atingiu o limite do tapete e caiu borda fora. As coisas que eu sei, porque leio, estudo, investigo e vejo muitos bons vídeos no youtube. E ainda digo mais. Nada do que está para trás aconteceu. Tudo o que aconteceu no suposto passado no fundo está a acontecer no presente. De igual modo o futuro está igualmente no presente. Tudo em multidimensões. Estou cá com uma broa!

    • Caro Broas, a sua teoria sobre a morte do Fernão de Magalhães cai por terra pelo simples facto que, segundo os seguidores da ciência Flat Earth, a terra é circunscrita por uma parede de gelo (devidamente guardada por soldados americanos, que impedem que alguem se aproxime para investigar).
      Como tal, Fernão de Magalhães, nunca caiu do tapete, foi abatido a tiro pelos marines americanos.
      Sebastián Elcan, que vinha logo atrás, consegui fugir a tempo.

      • Foi isso. Eu li apenas até à página 137. Isso deve vir depois. Já estava com a broa por essa altura. Mas foi seguramente isso. O que demonstra inequivocamente que a terra é um tapete, mas com gelo nas bordas. Espetáculo!

    • Caro amigo convinha tomar consciência que Fernão de Magalhães e o seu criado filipino foram os dois primeiros a fazer uma circum-navegação… 😉 Eles já lá tinham estado anteriormente e fecharam a circum ao desembarcar lá… novamente 😉 Estudar… estudar… e insistir em estudar… 😉

  3. eles por um lado têm razao. nao dizem “pelos quatro cantos do mundo”? se dizem cantos quer dizer que a terra tem que ser plana e quadrada, rsssss
    quando aos investigadores (todos americanos) ja nao me surpreende que digam que a terra seja plana porque ha um tempo atras houve um inquerito feito aos americanos e todos ficaram estupefactos quando diziam que o leite achocolatado era proveniente das vacas castanhas. por isso nao me admira que esteajam com os neuronios todos trocados, rssss

  4. A culpa é da falta de cultura e educação, aliada, obviamente, à falta de inteligência e de bom senso!!
    Tal como acontece com os palermas, perdão, fieis das seitas religiosas do Brasil e EUA…

  5. Haverá sempre alguém que tem de ser diferente.
    É pena que esses lunáticos no sec XXI ainda pensem assim o que demonstra falta de inteligência e cultura.
    Podemos duvidar mas não afirmar.
    Pode ser que o Elon Musk faça um desconto bom e os leve ao espaço para confirmarem !!!

  6. Devem ser os mesmos que acreditam na teoria da conspiração do CO2 ter qq influencia significativa na temperatura da Terra ignorando factos como o nivel da agua está como está há milhares de anos e as temperaturas descem desde 1998

  7. Os “defensores” de tal teoria quanto a mim não passam de brincalhões sabendo há partida que existem milhões de seres estúpidos e ignorantes desejosos de acreditar em qualquer fantasia que lhes impinjam como sendo um ópio que os alimenta e lhe dá felicidade.

  8. Observando os globalodeides acreditando que esta voando em uma bola molhada no espaço, a mais de 1200km\h indo para o nada a bilhões de anos. E que o quê segura eles é a força “gravidade” que é forte suficiente para prender os oceanos e as pessoas, mas ao mesmo tempo é fraca para fazer pássaros e aviões voarem. “O cúmulo” bando de gados doutrinados pelo sistemas.
    Até hoje estou esperando uma experiência onde a água gruda em uma esfera que gira a 1000km/h fazendo a água ficar grudada.
    não conseguem provar com experiências, mas fazem com quê os gados doutrinados acreditem em imagem criadas por fotoshop. ‍♂️

  9. Será que algum deles vai ficar segurando uma fita pra garantir que os outros puxem quando chegar na tal muralha de gelo???

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …