Neil deGrasse Tyson prova (outra vez) que a Terra é redonda

(cv) Startalk

Segundo os Terraplanistas, a Terra está rodeada de esferas, mas é um disco

Os terraplanistas encontraram um adversário de peso: Neil deGrasse Tyson. O famoso astrofísico decidiu refutar os argumentos usados para afirmar que o nosso planeta se assemelha mais a uma pizza do que a um globo.

Num vídeo de quase 10 minutos, o conhecido astrofísico Neil deGrasse Tyson explica ao comediante Chuck Nice porque razão é muito fácil perceber que a Terra é uma esfera, e faz um apanhado histórico das razões pelas quais algumas pessoas acreditaram, ao longo dos tempos, que o nosso planeta seria plano.

Neil recorda as diferentes experiências que, ao longo dos séculos, da Grécia antiga de Eratóstenes até aos dias actuais, passando por Galileu e Colombo, provaram que a Terra tem forma arredonda.

O astrofísico salienta também que parece estranho que os Terraplanistas reconheçam que a Terra se encontra em órbita em volta de uma esfera, e que os seus planetas vizinhos sejam todos esferas, e que a Lua é uma esfera, mas que no meio deles todos a Terra é… um disco.

“Há qualquer coisa nessa teoria conspiratória que não bate certo”, diz o astrofísico. Mas na realidade, há uma conspiração em que deGrasse Tyson acredita. “As leis da física, as leis da conservação da energia, a forma como o Universo evoluiu e a dinâmica dos seus corpos, tudo isso está a conspirar para tornar as coisas redondas“, explica.

A prova mais simples que deGrasse Tyson apresenta de que a Terra é uma esfera baseia-se no entanto nos eclipses lunares. Se a Terra fosse plana, diz o astrofísico, a forma que projectaria na Lua durante um eclipse lunar seria sempre diferente, dependendo do ângulo em que se encontrassem em relação ao Sol – e seria quase sempre rectangular.

No entanto, salienta, a sombra da Terra na Lua é sempre, invariavelmente, um círculo – o que só se pode explicar se a Terra for uma esfera. “Pode ser uma esfera achatada nos polos, mas é uma esfera, não é um disco“, conclui deGrasse Tyson.

Por fim, o astrofísico chama a atenção para a responsabilidade que os sistemas educativos têm, numa altura em que aumenta o número de pessoas que acredita na hipótese da Terra plana, apesar de a nossa tecnologia ser capaz de provar de tantas formas o formato do nosso planeta.

Segundo o astrofísico, o ensino das ciências não deve apenas ensinar como a metodologia científica permite que se verifiquem os factos, mas também ajudar os alunos a entender como o pensamento racional funciona.

Por fim, apesar da forma como “arrasa” os Terraplanistas, deGrasse Tyson salienta que respeita as suas opiniões. Afinal de contas, vivemos numa esfera onde há liberdade de expressão.

ZAP // CanalTech

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Fernão de Magalhães: “A Igreja diz que a Terra é achatada, mas sei que ela é redonda, porque vi a sombra dela na Lua, e acredito mais numa sombra do que na igreja” – Sec. XVI

  2. Só autenticidade cientifica. Admiro e sinceramente gosto destas conclusões. Digamos que são cabeças redondas sobre uma terra redonda. Gente inteligente, gente como esta é que precisamos mais, venham muitos….!

  3. Colombo? Que morreu a pensar que tinha chegado ao Japão? Temos que acabar com esse mito quase exclusivo de Colombo promovido pela cultura anglo-americana em detrimento do contributo português para o conhecimento geográfico e cultural do mundo. Felizmente já começa a haver na cultura internacional algum reconhecimento

RESPONDER

Tony transformou autocarro em Arca de Noé para salvar animais do Florence

Enquanto muitos americanos fugiam do furacão Florence, um camionista de 51 anos fazia o percurso inverso com uma missão em mente. Dentro de um autocarro, Alsup transportou mais de 60 animais da costa da Carolina …

Mais de 500 rinocerontes mortos na África do Sul este ano

A caça furtiva na África do Sul causou a morte a 508 rinocerontes, entre janeiro e agosto deste ano, o que significa um decréscimo no número de espécimes caçados, em relação a 2017, anunciou o …

Número de mortos em naufrágio na Tanzânia sobe para 170

O número de pessoas que morreram no naufrágio de um navio de passageiros no lago Vitória, na Tanzânia, subiu para 170, de acordo com os meios de comunicação locais. As operações de resgate recomeçaram na manhã …

Há um satélite-pescador no espaço

O Satélite britânico RemoveDebris está a navegar no espaço desde junho e lançou com sucesso uma rede em órbita com o objetivo de capturar material que anda à deriva em redor da Terra. O satélite-pescador britânico …

Governo cumpriu “rigorosamente” acordo com setor do táxi

O Ministro Ambiente, João Matos Fernandes, disse este sábado que o governo cumpriu “rigorosamente” o acordo que assinou com a duas associações que representam os taxistas para a modernização do setor. "Não é verdade que se …

Juízes defendem acórdão que desvaloriza violação de mulher inconsciente

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses sai em defesa dos dois magistrados, um dos quais o presidente da entidade, que assinaram o acórdão que desvaloriza a gravidade da violação de uma mulher inconsciente, numa discoteca, …

Salas para maiores de 18 anos levam à demissão do director de Serralves

O director artístico do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, João Ribas, demitiu-se do cargo depois de a administração ter limitado a maiores de 18 anos uma parte da exposição dedicada ao fotógrafo norte-americano Robert …

Isabel do Santos desmente ação contra João Lourenço mas processo deu entrada no Supremo

Isabel do Santos, filha do antigo Presidente da Angola, desmente ter entrado com uma ação contra o atual Presidente João Lourenço. No entanto, o processo cível contra o Estado deu entrada no Supremo. De acordo …

Arqueólogos fazem "descoberta do Século" no Tejo (e tem pimenta)

Uma equipa de arqueólogos da Câmara Municipal de Cascais, do Projeto Municipal da Carta Arqueológica Subaquática do Litoral, descobriu uma nau que terá naufragado entre 1575 e 1625, e que é considerada a “descoberta do …

ADSE adia implementação de novas regras para tentar acordo com privados

Os hospitais privados e ADSE continuam com o braço de ferro, mas, por agora, os privados não vão deixar de operar beneficiários da ADSE. O boicote anunciado esta manhã foi adiado. Esta manhã, o o semanário …