Neil deGrasse Tyson prova (outra vez) que a Terra é redonda

(cv) Startalk

Segundo os Terraplanistas, a Terra está rodeada de esferas, mas é um disco

Os terraplanistas encontraram um adversário de peso: Neil deGrasse Tyson. O famoso astrofísico decidiu refutar os argumentos usados para afirmar que o nosso planeta se assemelha mais a uma pizza do que a um globo.

Num vídeo de quase 10 minutos, o conhecido astrofísico Neil deGrasse Tyson explica ao comediante Chuck Nice porque razão é muito fácil perceber que a Terra é uma esfera, e faz um apanhado histórico das razões pelas quais algumas pessoas acreditaram, ao longo dos tempos, que o nosso planeta seria plano.

Neil recorda as diferentes experiências que, ao longo dos séculos, da Grécia antiga de Eratóstenes até aos dias actuais, passando por Galileu e Colombo, provaram que a Terra tem forma arredonda.



O astrofísico salienta também que parece estranho que os Terraplanistas reconheçam que a Terra se encontra em órbita em volta de uma esfera, e que os seus planetas vizinhos sejam todos esferas, e que a Lua é uma esfera, mas que no meio deles todos a Terra é… um disco.

“Há qualquer coisa nessa teoria conspiratória que não bate certo”, diz o astrofísico. Mas na realidade, há uma conspiração em que deGrasse Tyson acredita. “As leis da física, as leis da conservação da energia, a forma como o Universo evoluiu e a dinâmica dos seus corpos, tudo isso está a conspirar para tornar as coisas redondas“, explica.

A prova mais simples que deGrasse Tyson apresenta de que a Terra é uma esfera baseia-se no entanto nos eclipses lunares. Se a Terra fosse plana, diz o astrofísico, a forma que projectaria na Lua durante um eclipse lunar seria sempre diferente, dependendo do ângulo em que se encontrassem em relação ao Sol – e seria quase sempre rectangular.

No entanto, salienta, a sombra da Terra na Lua é sempre, invariavelmente, um círculo – o que só se pode explicar se a Terra for uma esfera. “Pode ser uma esfera achatada nos polos, mas é uma esfera, não é um disco“, conclui deGrasse Tyson.

Por fim, o astrofísico chama a atenção para a responsabilidade que os sistemas educativos têm, numa altura em que aumenta o número de pessoas que acredita na hipótese da Terra plana, apesar de a nossa tecnologia ser capaz de provar de tantas formas o formato do nosso planeta.

Segundo o astrofísico, o ensino das ciências não deve apenas ensinar como a metodologia científica permite que se verifiquem os factos, mas também ajudar os alunos a entender como o pensamento racional funciona.

Por fim, apesar da forma como “arrasa” os Terraplanistas, deGrasse Tyson salienta que respeita as suas opiniões. Afinal de contas, vivemos numa esfera onde há liberdade de expressão.

  ZAP // CanalTech

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Fernão de Magalhães: “A Igreja diz que a Terra é achatada, mas sei que ela é redonda, porque vi a sombra dela na Lua, e acredito mais numa sombra do que na igreja” – Sec. XVI

  2. Só autenticidade cientifica. Admiro e sinceramente gosto destas conclusões. Digamos que são cabeças redondas sobre uma terra redonda. Gente inteligente, gente como esta é que precisamos mais, venham muitos….!

  3. Colombo? Que morreu a pensar que tinha chegado ao Japão? Temos que acabar com esse mito quase exclusivo de Colombo promovido pela cultura anglo-americana em detrimento do contributo português para o conhecimento geográfico e cultural do mundo. Felizmente já começa a haver na cultura internacional algum reconhecimento

  4. A bíblia fala…acima do círculo da terra…e sustentada sobre o nada. Embora isso se encontra em textos poéticos e não totalmente literais. Ma mesmo assim, os planistas vão dizer que circulo é como uma pizza, claro.

  5. bem primeiro eu escrevo bem em minúsculas, segundo o meu pai descobriu os Açores e a minha prima em segundo grau descobriu que meter coisas demasiado grandes no anus doí muito. para finalizar eu descobri que a terra é um losango
    atenciosamente: senhor com pila preta

    • Eu sei que a terra é redonda pq eu saio na laje de casa e tá lá o pico do Jaraguá, ou pelo menos a ponta dela, pois a montanha cobre todo o resto.

  6. Como comediante ele é bom estou rindo até agora, e tudo que ele tras como velha e novas provas, não diz ou representa mais nada, já foi tudo refutadas tim por tim pelos terras planistas

    Isso que ele trás não cola mais

    Olha só que interessante, até o sobrenome entrega o cidadão

    Neil deGrasse Tysson

    Neil cheioDeGraça Tysson

  7. Bem vocês como sabem que a lua tem uma forma geométrica de uma esfera perfeita ou quase?

    Se podemos visualizar apenas um lado da lua e outra sempre fica oculta, vocês tem provas concretas de como é do outro lado da lua, para afirmar que ela é realmente tem a forma perfeita geometrica de uma esfera?

    Ou não é apenas suposição?

    Pelo menos olhando daquei do planeta não da para saber

  8. Quando Isaias se referia a terra ser um círculo era
    círculo não um globo em Isaia no capítulo 28:18 percebemos bem que sabia diferenciar uma circunferência plana e uma bola que é esférica…
    Mas ainda assim há muitos outros indícios e não só bíblicos…porquê que não há nenhuma filmagem feita por um astronauta nestes anos todos filmando 360⁰ à sua volta? Nem uma desde os anos 60

RESPONDER

Governo prevê que em 2022 todas as pensões deverão aumentar

As pensões vão aumentar entre 0,15% e 0,9% no próximo ano, por via da atualização regular, abrangendo 2,6 milhões de pensionistas disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. Esta atualização …

Médicos marcam greve para os dias 22, 23 e 24 de novembro

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) e a Federação Nacional dos Médicos (FNM) marcaram greve para os dias 22, 23 e 24 de novembro. A greve tem “como objetivo fundamental exigir o financiamento do Serviço Nacional …

Von der Leyen já discutiu com comissários possíveis respostas à Polónia

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, apresentou esta quarta-feira ao seu colégio de comissários possíveis respostas ao recente acórdão do Tribunal Constitucional polaco que coloca em causa a primazia do direito comunitário. A comissária …

Polícia espanhola detém cinco presumíveis jihadistas em Barcelona e Madrid

A Polícia espanhola anunciou hoje a detenção em Barcelona e Madrid de cinco presumíveis jihadistas, entre eles o suposto cabecilha que recrutou os demais entre um grupo de jovens delinquentes, quando procuravam comprar uma metralhadora …

Direção de Rio propõe diretas a 4 de dezembro e congresso em janeiro

A direção do PSD propôs hoje que as eleições diretas para escolher o presidente do partido se realizem em 04 de dezembro, com eventual segunda volta uma semana depois, dia 11, e o Congresso entre …

Atleta olímpica assassinada aos 25 anos

Agnes Jebet Tirop tinha apenas 25 anos e foi encontrada morta em casa. Marido terá esfaqueado Tirop. Dia de luto no Qúenia e no atletismo mundial: Agnes Jebet Tirop foi assassinada, tendo sido encontrada morta nesta …

"Erro terrível". Cemitério enterra neonazi em sepultura que tinha pertencido a um judeu

A Igreja Evangelista já admitiu que foi "um erro terrível" enterrar um conhecido neonazi na sepultura que anteriormente pertenceu a um judeu. Henry Hafenmayer foi enterrado na passada sexta-feira no cemitério de Südwestkirchhof Stahnsdorf. O neonazi, e …

Carlos do Paulo deixa de ser advogado de João Rendeiro

Ex-banqueiro, que se encontra em fuga à justiça portuguesa, deixa de ser defendido por Carlos do Paulo e volta a ser representado por Joana Fonseca que o defendeu no último julgamento. Segundo noticia o Expresso, esta …

Jack Ma volta a ser visto em Hong Kong

O fundador do Grupo Alibaba, Jack Ma, longe dos olhares do mundo desde o final do ano passado, está agora em Hong Kong e tem-se encontrado com parceiros de negócios nos últimos dias. Jack Ma tem …

Marcelo acredita na aprovação do OE2022, mas não descarta cenário de eleições antecipadas

O Presidente da República alertou hoje que um eventual chumbo do Orçamento do Estado para 2022 "muito provavelmente" conduziria à dissolução do parlamento e a eleições antecipadas, com "seis meses de paragem na vida nacional". Em …