Neil deGrasse Tyson prova (outra vez) que a Terra é redonda

(cv) Startalk

Segundo os Terraplanistas, a Terra está rodeada de esferas, mas é um disco

Os terraplanistas encontraram um adversário de peso: Neil deGrasse Tyson. O famoso astrofísico decidiu refutar os argumentos usados para afirmar que o nosso planeta se assemelha mais a uma pizza do que a um globo.

Num vídeo de quase 10 minutos, o conhecido astrofísico Neil deGrasse Tyson explica ao comediante Chuck Nice porque razão é muito fácil perceber que a Terra é uma esfera, e faz um apanhado histórico das razões pelas quais algumas pessoas acreditaram, ao longo dos tempos, que o nosso planeta seria plano.

Neil recorda as diferentes experiências que, ao longo dos séculos, da Grécia antiga de Eratóstenes até aos dias actuais, passando por Galileu e Colombo, provaram que a Terra tem forma arredonda.

O astrofísico salienta também que parece estranho que os Terraplanistas reconheçam que a Terra se encontra em órbita em volta de uma esfera, e que os seus planetas vizinhos sejam todos esferas, e que a Lua é uma esfera, mas que no meio deles todos a Terra é… um disco.

“Há qualquer coisa nessa teoria conspiratória que não bate certo”, diz o astrofísico. Mas na realidade, há uma conspiração em que deGrasse Tyson acredita. “As leis da física, as leis da conservação da energia, a forma como o Universo evoluiu e a dinâmica dos seus corpos, tudo isso está a conspirar para tornar as coisas redondas“, explica.

A prova mais simples que deGrasse Tyson apresenta de que a Terra é uma esfera baseia-se no entanto nos eclipses lunares. Se a Terra fosse plana, diz o astrofísico, a forma que projectaria na Lua durante um eclipse lunar seria sempre diferente, dependendo do ângulo em que se encontrassem em relação ao Sol – e seria quase sempre rectangular.

No entanto, salienta, a sombra da Terra na Lua é sempre, invariavelmente, um círculo – o que só se pode explicar se a Terra for uma esfera. “Pode ser uma esfera achatada nos polos, mas é uma esfera, não é um disco“, conclui deGrasse Tyson.

Por fim, o astrofísico chama a atenção para a responsabilidade que os sistemas educativos têm, numa altura em que aumenta o número de pessoas que acredita na hipótese da Terra plana, apesar de a nossa tecnologia ser capaz de provar de tantas formas o formato do nosso planeta.

Segundo o astrofísico, o ensino das ciências não deve apenas ensinar como a metodologia científica permite que se verifiquem os factos, mas também ajudar os alunos a entender como o pensamento racional funciona.

Por fim, apesar da forma como “arrasa” os Terraplanistas, deGrasse Tyson salienta que respeita as suas opiniões. Afinal de contas, vivemos numa esfera onde há liberdade de expressão.

ZAP // CanalTech

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Fernão de Magalhães: “A Igreja diz que a Terra é achatada, mas sei que ela é redonda, porque vi a sombra dela na Lua, e acredito mais numa sombra do que na igreja” – Sec. XVI

  2. Só autenticidade cientifica. Admiro e sinceramente gosto destas conclusões. Digamos que são cabeças redondas sobre uma terra redonda. Gente inteligente, gente como esta é que precisamos mais, venham muitos….!

  3. Colombo? Que morreu a pensar que tinha chegado ao Japão? Temos que acabar com esse mito quase exclusivo de Colombo promovido pela cultura anglo-americana em detrimento do contributo português para o conhecimento geográfico e cultural do mundo. Felizmente já começa a haver na cultura internacional algum reconhecimento

  4. A bíblia fala…acima do círculo da terra…e sustentada sobre o nada. Embora isso se encontra em textos poéticos e não totalmente literais. Ma mesmo assim, os planistas vão dizer que circulo é como uma pizza, claro.

RESPONDER

Elon Musk quer enviar passageiros para o Espaço já no próximo ano

O bilionário Elon Musk, também fundador da fabricante de automóveis elétricos Tesla, fez um anúncio surpreendente: quer que pôr passageiros no Espaço já em 2020. “Isto pode soar totalmente louco, mas queremos tentar entrar em órbita …

Cientistas reverteram principal sintoma da esquizofrenia em camundongos

Um medicamento que está atualmente a ser desenvolvido para tratar a leucemia reverteu (em camundongos) um sintoma de esquizofrenia anteriormente intratável: o enfraquecimento da memória de trabalho. A memória de trabalho é um processo cerebral fundamental usado …

Para as criaturas marinhas, as doenças infecciosas são a sentinela da mudança

Uma recente investigação analisou as mudanças nas doenças relatadas em espécies submarinas num período de 44 anos. A conclusão não surpreende: a saúde dos oceanos está a piorar a passos largos. A compreensão das tendências oceânicas …

Solidariedade e ambiente. Nos EUA, já é possível doar as suas peças Lego

Nunca somos demasiado velhos para brincar com peças Lego. No entanto, se estiver a ficar sem espaço para as arrumar e estiver à procura de uma forma de garantir que os seus blocos acabam em …

Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

https://vimeo.com/365789486 No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África. Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em …

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35 mil euros. “É uma grande honra, porque é um prémio importante. É …

Para os jovens refugiados, um telemóvel pode ser tão importante quanto comida ou água

Entre 2015 e 2018, mais de 200.000 jovens não acompanhados reivindicaram asilo na Europa. Muitos deles, agora na União Europeia, têm uma coisa em comum: os seus smartphones. Não são apenas ferramentas para entretenimento nem uma …

Cientistas observaram pela primeira vez porcos a usar ferramentas

Uma equipa de cientistas registou pela primeira vez uma família de javalis das Visayas, num jardim zoológico em Paris, a usar paus para cavar e construir ninhos. Os porcos não gostam só de chafurdar na lama …

Transição verde: o mundo tem muito a aprender com uma pequena cidade na Islândia

Uma pequena cidade no norte da Islândia tornou-se quase neutra em dióxido de carbono (CO2). Uma equipa de cientistas viajou até ao país insular nórdico para descobrir como podemos aprender com esta cidade. Atualmente, as cidades …

Adolfo Mesquita Nunes não será candidato à liderança do CDS

Adolfo Mesquita Nunes anunciou este domingo que não será candidato à liderança do CDS. A garantia foi deixada pelo próprio, na sua página pessoal de Facebook, depois de ter sido desafiado por António Pires de …