Neil deGrasse Tyson prova (outra vez) que a Terra é redonda

(cv) Startalk

Segundo os Terraplanistas, a Terra está rodeada de esferas, mas é um disco

Os terraplanistas encontraram um adversário de peso: Neil deGrasse Tyson. O famoso astrofísico decidiu refutar os argumentos usados para afirmar que o nosso planeta se assemelha mais a uma pizza do que a um globo.

Num vídeo de quase 10 minutos, o conhecido astrofísico Neil deGrasse Tyson explica ao comediante Chuck Nice porque razão é muito fácil perceber que a Terra é uma esfera, e faz um apanhado histórico das razões pelas quais algumas pessoas acreditaram, ao longo dos tempos, que o nosso planeta seria plano.

Neil recorda as diferentes experiências que, ao longo dos séculos, da Grécia antiga de Eratóstenes até aos dias actuais, passando por Galileu e Colombo, provaram que a Terra tem forma arredonda.

O astrofísico salienta também que parece estranho que os Terraplanistas reconheçam que a Terra se encontra em órbita em volta de uma esfera, e que os seus planetas vizinhos sejam todos esferas, e que a Lua é uma esfera, mas que no meio deles todos a Terra é… um disco.

“Há qualquer coisa nessa teoria conspiratória que não bate certo”, diz o astrofísico. Mas na realidade, há uma conspiração em que deGrasse Tyson acredita. “As leis da física, as leis da conservação da energia, a forma como o Universo evoluiu e a dinâmica dos seus corpos, tudo isso está a conspirar para tornar as coisas redondas“, explica.

A prova mais simples que deGrasse Tyson apresenta de que a Terra é uma esfera baseia-se no entanto nos eclipses lunares. Se a Terra fosse plana, diz o astrofísico, a forma que projectaria na Lua durante um eclipse lunar seria sempre diferente, dependendo do ângulo em que se encontrassem em relação ao Sol – e seria quase sempre rectangular.

No entanto, salienta, a sombra da Terra na Lua é sempre, invariavelmente, um círculo – o que só se pode explicar se a Terra for uma esfera. “Pode ser uma esfera achatada nos polos, mas é uma esfera, não é um disco“, conclui deGrasse Tyson.

Por fim, o astrofísico chama a atenção para a responsabilidade que os sistemas educativos têm, numa altura em que aumenta o número de pessoas que acredita na hipótese da Terra plana, apesar de a nossa tecnologia ser capaz de provar de tantas formas o formato do nosso planeta.

Segundo o astrofísico, o ensino das ciências não deve apenas ensinar como a metodologia científica permite que se verifiquem os factos, mas também ajudar os alunos a entender como o pensamento racional funciona.

Por fim, apesar da forma como “arrasa” os Terraplanistas, deGrasse Tyson salienta que respeita as suas opiniões. Afinal de contas, vivemos numa esfera onde há liberdade de expressão.

ZAP // CanalTech

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Fernão de Magalhães: “A Igreja diz que a Terra é achatada, mas sei que ela é redonda, porque vi a sombra dela na Lua, e acredito mais numa sombra do que na igreja” – Sec. XVI

  2. Só autenticidade cientifica. Admiro e sinceramente gosto destas conclusões. Digamos que são cabeças redondas sobre uma terra redonda. Gente inteligente, gente como esta é que precisamos mais, venham muitos….!

  3. Colombo? Que morreu a pensar que tinha chegado ao Japão? Temos que acabar com esse mito quase exclusivo de Colombo promovido pela cultura anglo-americana em detrimento do contributo português para o conhecimento geográfico e cultural do mundo. Felizmente já começa a haver na cultura internacional algum reconhecimento

  4. A bíblia fala…acima do círculo da terra…e sustentada sobre o nada. Embora isso se encontra em textos poéticos e não totalmente literais. Ma mesmo assim, os planistas vão dizer que circulo é como uma pizza, claro.

  5. bem primeiro eu escrevo bem em minúsculas, segundo o meu pai descobriu os Açores e a minha prima em segundo grau descobriu que meter coisas demasiado grandes no anus doí muito. para finalizar eu descobri que a terra é um losango
    atenciosamente: senhor com pila preta

RESPONDER

Depois da polémica, Hank Azaria deixa de dar voz a Apu dos "Simpsons"

O ator que dá voz à personagem indiana Apu Nahasapeemapetilon, da série "Os Simpsons", anunciou que vai deixar de o fazer, depois de vários anos de polémica. Segundo a BBC, Hank Azaria anunciou, este fim-de-semana, que …

"Parasite" vence prémio principal do Sindicato dos Atores dos EUA

O filme do realizador sul-coreano Bong Joon-ho venceu, no domingo, o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG), tornando-se o primeiro filme em língua estrangeira a receber tal distinção. A comédia negra …

Cientistas criam método inovador para tratamento de lesões agudas da pele

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra desenvolveram um método “inovador e sensível à luz”, que poderá ser útil no tratamento de lesões agudas da pele. Um grupo de investigadores do CNC …

Elon Musk quer enviar 10 mil pessoas a Marte até 2050

O CEO da Space X, Elon Musk, quer construir cem naves por ano e levar pelo menos dez mil pessoas a Marte até 2050, embora os protótipos das naves espaciais Starship ainda estejam sujeitos a …

Como será um iPhone daqui a um milhão de anos? Artista mostra o impacto de lixo eletrónico

https://vimeo.com/386000590 A exposição The World After Us: Imaging techno-aestethic futures tem instalações onde se pode ver a natureza a tomar conta de telemóveis, computadores, tablets e outros dispositivos, mostrando que dificilmente se desintegrarão nos próximos anos. Os …

Marca japonesa acusada de apropriação cultural por perucas de modelos

A marca japonesa Comme Des Garçons foi acusada de apropriação cultural devido às perucas usadas pelos seus modelos caucasianos num desfile na Paris Fashion Week, em França. De acordo com a BBC, as perucas com tranças …

Índia suspende a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop

As autoridades estatais do estado indiano de Maharashtra decidiram suspender a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop, que iria ligar as movimentadas cidades de Bombaim e Pune. O Governo local decidiu não avançar para …

Regina Duarte inicia "período de testes" na Secretaria da Cultura do Brasil

A atriz brasileira afirmou, esta segunda-feira, que iniciou um "período de testes" na Secretaria Especial da Cultura, pasta que foi convidada a liderar após a exoneração de um governante que parafraseou um discurso nazi. "Nós vamos …

Malásia devolve 150 contentores ilegais de lixo a países desenvolvidos

As autoridades da Malásia anunciaram, esta segunda-feira, que devolveram 150 contentores ilegais de lixo para os seus países de origem e afirmaram que não se querem tornar num "aterro sanitário" dos países desenvolvidos. Os países da …

Vietname contorna Huawei ao desenvolver tecnologia própria para o 5G

O maior grupo de telecomunicações do Vietname vai implementar este ano o 5G com recurso à sua própria tecnologia, contornando os chineses da Huawei, num sinal das implicações geopolíticas da rede de quinta geração. A empresa …