Yanni ou Laurel? É este o novo mistério que tomou conta da internet

Lembra-se do mistério do vestido que era branco e dourado, mas afinal era mesmo azul e preto? Há um outro mistério agora na internet, mas desta vez em áudio. No mesmo clip uns ouvem “Yanni” enquanto que outros ouvem “Laurel”.

Lembra-se do caso do vestido branco e dourado (que era azul e preto, na verdade)? Ou o dos morangos vermelhos (que não tinham um único pixel dessa cor)? E o do gif com som (que, na verdade, era mudo)? A internet tem mais um mistério para si.

Desta vez, é um áudio que está no centro de uma discussão: é um clip rápido no qual uma voz masculina gerada por computador repete uma palavra duas vezes. Enquanto uns internautas afirmam ouvir “Laurel“, outros podiam jurar que a palavra repetida é “Yanni“.

Na era das redes sociais aconteceu o expectável: a gravação apareceu no Reddit, e rapidamente tomou conta do Twitter, inundando todas as outras redes. O tema mantém-se como o mais popular da rede social de Jack Dorsey e já mereceu a atenção de várias celebridades.

A apresentadora norte-americana Ellen DeGeneres jura ouvir Laurel, e quem a apoia é Chrissy Teigen, a modelo e mulher do cantor John Legend. Mas a atriz Mindy Kaling, acusou-a de “traição” por ouvir a palavra Laurel, já que Mindy jura ouvir Yanni.

Mas como é possível que se ouçam duas coisas tão diferentes? David Alais, da Escola de Psicologia da Universidade de Sydney, na Austrália, propõe uma explicação: o clip de áudio é um “estímulo percetualmente ambíguo“, que faz com que o cérebro não consiga decidir o que está a ouvir.

“Podem ser vistos de duas formas e frequentemente a mente oscila entre duas interpretações”, explica ao The Guardian.

Mas no Twitter, não faltam outras explicações: um utilizador mexeu com as frequências e obteve a clara distinção entre as duas palavras ouvidas. E “mistério resolvido”, declarou.

CF, ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Eu ouço claramente Laurel. Para mim é impossível ouvir ali Yanni.
    Acho que finalmente compreendi porque é que todas as promessas dos políticos nunca se efetivam quando chegam ao poder. Eu decididamente não ouço aquilo que eles dizem.

  2. Muito interessante, especialmente para esta nova gereção de desocupados, que alguns parecem apostados em desenvolver e manter. Dasss….

  3. bem para quem não tem habito trabalhar com vozes sintéticas, nem sempre terá grande noção do som criado pela vós e quanto mais for a vós afastada da vós humana pior será e antes do supremo fazer seu comentário de sabio, eu trabalho com isso a mais de 20 anos, sim até vou citar alguns, o mais usado como leitor Jaws, podemos incluir além da vóz nativa, vózes eloquenses como: Eusébio, Amália e outras, quem tiver computadores no windows tem o narrador e nos outros equipamentos outras vózes e tão bem nos telefones.. mas eu e como muitos disseram bem é Laurel, mas claro é preciso estar um pouco atento quem não tiver boa odição, mas claro ninguem tem duvida porque l não pode ser y ou estou enganado?

  4. eu ouço claramente as duas. se calhar é por consumir música em quantidades industriais. no meu planeta ouve-se muita música. musica do socrates, do salgado, dos bancos, etc etc etc. sempre a dançar..

RESPONDER

Banca com nova vaga de saída de trabalhadores e admite despedimentos

Os grandes bancos vão reduzir milhares de trabalhadores este ano, um processo que vem acontecendo desde a última crise mas que em 2021 deverá atingir um novo pico, tendo mesmo BCP e Santander Totta admitido …

Cuba está a criar o seu próprio smartphone (e conta com a ajuda da Huawei)

O Governo cubano está a trabalhar na produção de um novo smartphone, que terá um sistema operativo original e conta com a ajuda da empresa chinesa Huawei. De acordo com a revista Vice, o projeto é …

Funcionários russos que recusem vacina arriscam licença sem vencimento

Os funcionários russos que recusem vacinar-se contra o novo coronavírus, em regiões onde a vacina seja obrigatória, arriscam-se a uma licença sem vencimento, anunciou o ministro do Trabalho da Rússia, Anton Kotiakov. "Se as autoridades de …

Vacina cubana com eficácia de 62% após segunda das três doses previstas

A vacina cubana contra a covid-19 atingiu uma eficácia de 62% após a injeção de duas das três doses previstas, um resultado que excede os 50% exigidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), anunciou o …

Miguel Oliveira em segundo lugar no GP da Alemanha de MotoGP

O piloto português Miguel Oliveira (KTM) terminou hoje na segunda posição o Grande Prémio da Alemanha de MotoGP, oitava prova do Mundial de velocidade de motociclismo, vencida pelo espanhol Marc Márquez (Honda). Miguel Oliveira, que partiu …

Mais três mortos e 941 novos casos de covid nas últimas 24 horas

Portugal voltou a registar nas últimas 24 horas uma ligeira redução no número de infeções confirmadas pelo coronavírus SARS-CoV-2, com 941 casos, e três mortes associadas à covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. O boletim epidemiológico …

"Cemitério verde". Estado de Oregon irá permitir (brevemente) a compostagem de corpos humanos

O estado de Oregon tornou-se o terceiro dos Estados Unidos a legalizar um novo processo de compostagem do corpo humano. A governadora do Oregon, Kate Brown, aprovou o projeto de lei que irá permitir o sepultamento …

Responsável pelo RGPD demitido por Medina trabalhava há 33 anos na Câmara de Lisboa

O encarregado de proteção de dados da Câmara Municipal de Lisboa, que o presidente Fernando Medina exonerou devido à polémica da partilha de dados de ativistas com a embaixada da Rússia, trabalhava na autarquia há …

Portugal quase a entrar na "zona vermelha de risco". Variante Delta prevalece em Lisboa e Vale do Tejo

A região de Lisboa está sobre pressão há algumas semanas, mas o resto do país também está prestes a entrar numa situação epidemiológica menos boa. A incidência nacional encontra-se próxima dos 120 casos por 100 …

Pandemia continua a "empurrar" reclusos para fora das grades. Já saíram 2850

As cadeias portuguesas continuam a soltar reclusos que ainda não cumpriram toda a pena, numa altura em que não existem praticamente casos de infecção por covid-19 no sistema prisional. O regime especial de perdão das penas, …