Yanni ou Laurel? É este o novo mistério que tomou conta da internet

Lembra-se do mistério do vestido que era branco e dourado, mas afinal era mesmo azul e preto? Há um outro mistério agora na internet, mas desta vez em áudio. No mesmo clip uns ouvem “Yanni” enquanto que outros ouvem “Laurel”.

Lembra-se do caso do vestido branco e dourado (que era azul e preto, na verdade)? Ou o dos morangos vermelhos (que não tinham um único pixel dessa cor)? E o do gif com som (que, na verdade, era mudo)? A internet tem mais um mistério para si.

Desta vez, é um áudio que está no centro de uma discussão: é um clip rápido no qual uma voz masculina gerada por computador repete uma palavra duas vezes. Enquanto uns internautas afirmam ouvir “Laurel“, outros podiam jurar que a palavra repetida é “Yanni“.

Na era das redes sociais aconteceu o expectável: a gravação apareceu no Reddit, e rapidamente tomou conta do Twitter, inundando todas as outras redes. O tema mantém-se como o mais popular da rede social de Jack Dorsey e já mereceu a atenção de várias celebridades.

A apresentadora norte-americana Ellen DeGeneres jura ouvir Laurel, e quem a apoia é Chrissy Teigen, a modelo e mulher do cantor John Legend. Mas a atriz Mindy Kaling, acusou-a de “traição” por ouvir a palavra Laurel, já que Mindy jura ouvir Yanni.

Mas como é possível que se ouçam duas coisas tão diferentes? David Alais, da Escola de Psicologia da Universidade de Sydney, na Austrália, propõe uma explicação: o clip de áudio é um “estímulo percetualmente ambíguo“, que faz com que o cérebro não consiga decidir o que está a ouvir.

“Podem ser vistos de duas formas e frequentemente a mente oscila entre duas interpretações”, explica ao The Guardian.

Mas no Twitter, não faltam outras explicações: um utilizador mexeu com as frequências e obteve a clara distinção entre as duas palavras ouvidas. E “mistério resolvido”, declarou.

CF, ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Eu ouço claramente Laurel. Para mim é impossível ouvir ali Yanni.
    Acho que finalmente compreendi porque é que todas as promessas dos políticos nunca se efetivam quando chegam ao poder. Eu decididamente não ouço aquilo que eles dizem.

  2. Muito interessante, especialmente para esta nova gereção de desocupados, que alguns parecem apostados em desenvolver e manter. Dasss….

  3. bem para quem não tem habito trabalhar com vozes sintéticas, nem sempre terá grande noção do som criado pela vós e quanto mais for a vós afastada da vós humana pior será e antes do supremo fazer seu comentário de sabio, eu trabalho com isso a mais de 20 anos, sim até vou citar alguns, o mais usado como leitor Jaws, podemos incluir além da vóz nativa, vózes eloquenses como: Eusébio, Amália e outras, quem tiver computadores no windows tem o narrador e nos outros equipamentos outras vózes e tão bem nos telefones.. mas eu e como muitos disseram bem é Laurel, mas claro é preciso estar um pouco atento quem não tiver boa odição, mas claro ninguem tem duvida porque l não pode ser y ou estou enganado?

  4. eu ouço claramente as duas. se calhar é por consumir música em quantidades industriais. no meu planeta ouve-se muita música. musica do socrates, do salgado, dos bancos, etc etc etc. sempre a dançar..

RESPONDER

Cidade chinesa planeia criar uma lua artificial

As autoridades municipais de Chengdu, capital da província chinesa de Sichuan, anunciaram planos para a construção de uma lua artificial em 2020. Com um "brilho crepuscular", a nova lua iria iluminar a cidade num diâmetro …

Mineral ultra-raro descoberto em antiga cratera de meteorito na Austrália

Um mineral ultra-raro que apenas se forma quando rochas espaciais atingem a crosta terrestre com uma enorme pressão foi encontrado na Austrália. Até ao momento, só foram encontrados seis exemplares deste mineral, conhecido como reidite, …

Assange processa Equador por "violação de direitos fundamentais"

O co-fundador do WikiLeaks, Julian Assange, exilado na embaixada do Equador em Londres desde 2012, lançou esta sexta-feira uma ação legal contra o governo de Quito, alegando violação dos respetivos direitos fundamentais. Assange “acusa o governo …

O fóssil humano mais antigo da América foi encontrado nos escombros do Museu Nacional do Brasil

O crânio de Luzia, o fóssil humano mais antigo das Américas, foi encontrado por investigadores nos escombros do Museu Nacional do Brasil, que foi assolado por um enorme incêndio no passado mês de setembro. O fóssil …

Nascer no código postal certo (e ter uma boa mercearia) aumenta a esperança de vida

Segundo um estudo sobre a esperança de vida nos EUA, o local de nascimento importa. Se uma pessoa nascer no Mississipi, provavelmente não chegará aos 75 anos. Por outro lado, um natural de Nova Iorque …

Arqueólogos revelam segredos da única múmia tatuada do Egito

Um grupo de arqueólogos acaba de concluir as análises realizadas na única múmia tatuada já encontrada no Egito. Os testes revelaram muitos dos segredos desta múmia milenar, principalmente sobre as suas misteriosas tatuagens. A múmia, com …

A Via Láctea pode estar a enviar vida de estrela para estrela

Um novo estudo sugere que toda a Via Láctea pode estar a emitir os componentes necessários para a vida por todo o Universo através de meteoróides, asteróides, planetóides e outros objetos. Conhecida como a teoria Panspermia …

ALPHA-g. Criado o primeiro detetor de antigravidade

O ALPHA-g está pronto para fazer a sua estreia: esta máquina de 200 quilos foi criada para medir os efeitos de uma suposta "antigravidade". Numa luta contra o tempo, os cientistas estão a apressar-se a ligar …

Vila Real vs FC Porto | Goleada com poker de Adrián

O FC Porto garantiu hoje a passagem à quarta eliminatória da Taça de Portugal de futebol, ao golear por 6-0 o Vila Real, num encontro marcado pelos quatro golos de Adrián López, que abriu e …

85% dos medicamentos estão em falta na Venezuela

A Federação Farmacêutica Venezuelana (Fefarven) informou hoje que estão em falta 85% dos medicamentos que se comercializam no país. A denúncia surgiu um dia depois de o Governo venezuelano estabelecer preços fixos para 56 medicamentos, durante …