Yanni ou Laurel? É este o novo mistério que tomou conta da internet

Lembra-se do mistério do vestido que era branco e dourado, mas afinal era mesmo azul e preto? Há um outro mistério agora na internet, mas desta vez em áudio. No mesmo clip uns ouvem “Yanni” enquanto que outros ouvem “Laurel”.

Lembra-se do caso do vestido branco e dourado (que era azul e preto, na verdade)? Ou o dos morangos vermelhos (que não tinham um único pixel dessa cor)? E o do gif com som (que, na verdade, era mudo)? A internet tem mais um mistério para si.

Desta vez, é um áudio que está no centro de uma discussão: é um clip rápido no qual uma voz masculina gerada por computador repete uma palavra duas vezes. Enquanto uns internautas afirmam ouvir “Laurel“, outros podiam jurar que a palavra repetida é “Yanni“.

Na era das redes sociais aconteceu o expectável: a gravação apareceu no Reddit, e rapidamente tomou conta do Twitter, inundando todas as outras redes. O tema mantém-se como o mais popular da rede social de Jack Dorsey e já mereceu a atenção de várias celebridades.

A apresentadora norte-americana Ellen DeGeneres jura ouvir Laurel, e quem a apoia é Chrissy Teigen, a modelo e mulher do cantor John Legend. Mas a atriz Mindy Kaling, acusou-a de “traição” por ouvir a palavra Laurel, já que Mindy jura ouvir Yanni.

Mas como é possível que se ouçam duas coisas tão diferentes? David Alais, da Escola de Psicologia da Universidade de Sydney, na Austrália, propõe uma explicação: o clip de áudio é um “estímulo percetualmente ambíguo“, que faz com que o cérebro não consiga decidir o que está a ouvir.

“Podem ser vistos de duas formas e frequentemente a mente oscila entre duas interpretações”, explica ao The Guardian.

Mas no Twitter, não faltam outras explicações: um utilizador mexeu com as frequências e obteve a clara distinção entre as duas palavras ouvidas. E “mistério resolvido”, declarou.

CF, ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Eu ouço claramente Laurel. Para mim é impossível ouvir ali Yanni.
    Acho que finalmente compreendi porque é que todas as promessas dos políticos nunca se efetivam quando chegam ao poder. Eu decididamente não ouço aquilo que eles dizem.

  2. Muito interessante, especialmente para esta nova gereção de desocupados, que alguns parecem apostados em desenvolver e manter. Dasss….

  3. bem para quem não tem habito trabalhar com vozes sintéticas, nem sempre terá grande noção do som criado pela vós e quanto mais for a vós afastada da vós humana pior será e antes do supremo fazer seu comentário de sabio, eu trabalho com isso a mais de 20 anos, sim até vou citar alguns, o mais usado como leitor Jaws, podemos incluir além da vóz nativa, vózes eloquenses como: Eusébio, Amália e outras, quem tiver computadores no windows tem o narrador e nos outros equipamentos outras vózes e tão bem nos telefones.. mas eu e como muitos disseram bem é Laurel, mas claro é preciso estar um pouco atento quem não tiver boa odição, mas claro ninguem tem duvida porque l não pode ser y ou estou enganado?

  4. eu ouço claramente as duas. se calhar é por consumir música em quantidades industriais. no meu planeta ouve-se muita música. musica do socrates, do salgado, dos bancos, etc etc etc. sempre a dançar..

RESPONDER

Netflix está a ser processada por causa de "Bandersnatch"

O episódio interativo de Black Mirror, que estreou no final do ano passado, não agradou à Chooseco, a editora responsável pela série de livros Escolhe a tua Aventura. A 28 de dezembro estreou o mais recente …

Piloto belga "admitiu" ter assassinado o secretário-geral da ONU em 1961

Dag Hammarskjöld, secretário-geral da ONU, morreu na queda de um avião quando tentava negociar a paz no Congo, e o desastre continua a ser investigado até hoje É um mistério com mais de cinco décadas cujo …

Acordo para o Brexit chumbado. Plano de May esmagado no Parlamento

O Parlamento britânico chumbou, por uma esmagadora maioria, o acordo de saída da União Europeia negociado pela primeira-ministra Theresa May. O líder da oposição, o trabalhista Jeremy Corbyn, aproveitou a derrota histórica de May para …

Senador italiano chamou “orangotango” a antiga ministra e foi condenado a pena suspensa

A justiça italiana condenou esta segunda-feira o senador da extrema direita Roberto Calderoli a 18 meses de prisão, com pena suspensa, por comparar, em 2013, a ministra da Integração, Cécile Kyenge, com um "orangotango". O tribunal …

Num restaurante do Dubai, deixar comida no prato dá multa (e é mais cara que a refeição)

Com o Dubai a tornar-se mais consciente do desperdício de alimentos, um restaurante lembrou-se de uma maneira de fazer com que os clientes não deixem comida no prato. O restaurante Gulou Hotpot, em Al Barsha, uma …

Roma e a Igreja em guerra milionária por causa das moedas da Fontana di Trevi

As moedas que os turistas lançam à Fontana di Trevi, um dos rituais mais populares entre quem visita Roma, está a causar problemas na relação entre a Igreja e a capital italiana. A câmara de Roma …

Frente Comum marca greve nacional da função pública

Os sindicatos da Frente Comum da Administração Pública decidiram marcar uma greve nacional para o dia 15 de fevereiro, anunciou Ana Avoila no final de um plenário realizado esta terça-feira em Lisboa. “Foi decidido marcar um …

A Coreia do Norte já não é "inimiga" da Coreia do Sul

A Coreia do Sul deixou de apelidar os militares norte-coreanos de "inimigos" no documento bienal da Defesa divulgado esta terça-feira, num aparente esforço para prosseguir a reconciliação com Pyongyang. O documento oficial do Ministério da Defesa …

Tsipras enfrenta voto de confiança no parlamento grego

O primeiro-ministro grego enfrenta uma semana crucial com o pedido de um voto de confiança no parlamento, cujo debate se inicia esta terça-feira, ou a perspetiva de eleições antecipadas, após a rutura da coligação governamental …

Marina Gross é a única americana que sabe o que Trump e Putin disseram (e os democratas querem ouvi-la)

A tradutora do Departamento de Estado norte-americano foi a única pessoa presente no encontro entre Donald Trump e Vladimir Putin. Agora, os democratas querem ouvi-la. Marina Gross é a tradutora do Departamento de Estado norte-americano e …