Yanni ou Laurel? É este o novo mistério que tomou conta da internet

Lembra-se do mistério do vestido que era branco e dourado, mas afinal era mesmo azul e preto? Há um outro mistério agora na internet, mas desta vez em áudio. No mesmo clip uns ouvem “Yanni” enquanto que outros ouvem “Laurel”.

Lembra-se do caso do vestido branco e dourado (que era azul e preto, na verdade)? Ou o dos morangos vermelhos (que não tinham um único pixel dessa cor)? E o do gif com som (que, na verdade, era mudo)? A internet tem mais um mistério para si.

Desta vez, é um áudio que está no centro de uma discussão: é um clip rápido no qual uma voz masculina gerada por computador repete uma palavra duas vezes. Enquanto uns internautas afirmam ouvir “Laurel“, outros podiam jurar que a palavra repetida é “Yanni“.

Na era das redes sociais aconteceu o expectável: a gravação apareceu no Reddit, e rapidamente tomou conta do Twitter, inundando todas as outras redes. O tema mantém-se como o mais popular da rede social de Jack Dorsey e já mereceu a atenção de várias celebridades.

A apresentadora norte-americana Ellen DeGeneres jura ouvir Laurel, e quem a apoia é Chrissy Teigen, a modelo e mulher do cantor John Legend. Mas a atriz Mindy Kaling, acusou-a de “traição” por ouvir a palavra Laurel, já que Mindy jura ouvir Yanni.

Mas como é possível que se ouçam duas coisas tão diferentes? David Alais, da Escola de Psicologia da Universidade de Sydney, na Austrália, propõe uma explicação: o clip de áudio é um “estímulo percetualmente ambíguo“, que faz com que o cérebro não consiga decidir o que está a ouvir.

“Podem ser vistos de duas formas e frequentemente a mente oscila entre duas interpretações”, explica ao The Guardian.

Mas no Twitter, não faltam outras explicações: um utilizador mexeu com as frequências e obteve a clara distinção entre as duas palavras ouvidas. E “mistério resolvido”, declarou.

CF, ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Eu ouço claramente Laurel. Para mim é impossível ouvir ali Yanni.
    Acho que finalmente compreendi porque é que todas as promessas dos políticos nunca se efetivam quando chegam ao poder. Eu decididamente não ouço aquilo que eles dizem.

  2. Muito interessante, especialmente para esta nova gereção de desocupados, que alguns parecem apostados em desenvolver e manter. Dasss….

  3. bem para quem não tem habito trabalhar com vozes sintéticas, nem sempre terá grande noção do som criado pela vós e quanto mais for a vós afastada da vós humana pior será e antes do supremo fazer seu comentário de sabio, eu trabalho com isso a mais de 20 anos, sim até vou citar alguns, o mais usado como leitor Jaws, podemos incluir além da vóz nativa, vózes eloquenses como: Eusébio, Amália e outras, quem tiver computadores no windows tem o narrador e nos outros equipamentos outras vózes e tão bem nos telefones.. mas eu e como muitos disseram bem é Laurel, mas claro é preciso estar um pouco atento quem não tiver boa odição, mas claro ninguem tem duvida porque l não pode ser y ou estou enganado?

  4. eu ouço claramente as duas. se calhar é por consumir música em quantidades industriais. no meu planeta ouve-se muita música. musica do socrates, do salgado, dos bancos, etc etc etc. sempre a dançar..

RESPONDER

Dança afro-beat inspirada nos saltos de Ronaldo já chegou a Paris

Uma música humorística 'afro-beat', publicada nas redes sociais e inspirada nos saltos de Cristiano Ronaldo quando marca golos, está a ser replicada na internet com dezenas de coreografias filmadas, muitas das quais em França. "Quand Cristiano …

Portuguesa Critical Software e BMW juntam-se para produzir "o carro do futuro"

A BMW escolheu a portuguesa Critical Software para construir "o carro do futuro". As duas empresas unem-se agora numa joint venture que terá sede no Porto. A companhia tecnológica portuguesa Critical Software anunciou, esta segunda-feira, a …

As criptomoedas podem vir a sobrecarregar a Internet, alerta BIS

O Banco de Pagamentos Internacionais (BIS) lançou, este domingo, um novo alerta: as criptomoedas podem "rebentar" com a Internet. O Banco de Pagamentos Internacionais - ou BIS, na sigla em inglês - lançou, este domingo, um …

Rui Patrício assina com o Wolverhampton por quatro anos

O guarda-redes português Rui Patrício, que rescindiu com o Sporting alegando justa causa, assinou contrato com o Wolverhampton válido por quatro épocas, anunciou hoje o clube da liga inglesa de futebol. O guarda-redes internacional português Rui …

Juízes querem condenados a cumprir mais cedo pena de prisão

Os juízes defendem que a pena de prisão deveria começar a ser cumprida logo que fosse confirmada por um tribunal de segunda instância, ainda antes da decisão transitar em julgado, mesmo que continuem a recorrer. A …

Médica reformada acusada de matar centenas de pacientes com doses fatais de analgésicos

Uma médica de clínica geral, agora aposentada, será a responsável pela morte de centenas de pacientes. A médica é acusada de prescrever doses fatais de analgésicos opiáceos a idosos no Reino Unido, nos anos 90. Jane …

Custo de vida para jovens estrangeiros em Lisboa ultrapassa mil euros

Um jovem estrangeiro precisa de 1032 euros para se instalar em Lisboa, sendo Lisboa a 57.ª cidade mais cara de uma lista de 80 cidades do mundo. Roménia é a cidade mais barata, de acordo …

Marcelo voltou a Pedrógão para limpar lágrimas (e Costa nem foi convidado)

Marcelo Rebelo de Sousa foi a figura central da homenagem às vítimas do incêndio de Pedrógão Grande, limpando lágrimas e distribuindo abraços, enquanto António Costa nem foi convidado. O primeiro-ministro admitiu que não foi convidado para …

Mihajlovic apontado ao Sporting para substituir Jesus

A imprensa desportiva apontou o técnico sérvio Sinisa Mihajlovic como o novo treinador do Sporting, substituindo o lugar deixado por Jorge Jesus. O antigo selecionador da Sérvia chegou a Lisboa esta segunda-feira, remetendo esclarecimentos para …

Falta de obstetras afeta assistência a partos de risco

O número de especialistas de ginecologia e obstetrícia é cada vez mais crítico no Serviço Nacional de Saúde, devido à falta de contratação de profissionais. O défice de especialistas de ginecologia e obstetrícia no Serviço Nacional …