Estes morangos são vermelhos? É tudo ilusão de óptica

É mais um daqueles desafios que se podiam tornar virais na Internet mas, acima de tudo, é uma demonstração de ilusão de ótica que ajuda a perceber como o nosso cérebro processa as cores.

Partimos com base nesta fotografia de um bolo de morangos, na qual apesar de ter um tom azulado, vemos o vermelho dos morangos certo? Errado.

Às vezes, as coisas não são exatamente o que parecem e, neste caso, trata-se de uma correção de cor que é feita pelo nosso cérebro.

Apesar de vermos vermelho na imagem, vermelho é coisa que nela não existe. Todos os pixeis vermelhos foram retirados, ainda assim os nossos olhos teimam em ver morangos vermelhos em cima do bolo.

Esta é uma demonstração de “constância de cor”. De acordo com os especialistas, o nosso cérebro corrige o mundo que vê, tornando as cores constantes mesmo que os objetos em causa sejam filtrados por uma luz diferente.

“É como se o nosso cérebro dissesse: a fonte de luz que estou a ver tem um componente azul, então vou eliminar isso automaticamente de cada pixel”, explica Bevil Conway, um especialista em perceção visual, citado pela BBC. “E quando eliminamos os pixeis cinzas e esse desvio para o azul, acabamos por ver o vermelho”, conclui.

A imagem dos morangos foi criada por Akiyoshi Kitaoka, um professor de Psicologia na Universidade de Ritsumeikan, no Japão, que também partilhou a imagem original no Twitter.

E o vestido?

Este debate, porém, não é semelhante ao ocorrido com o famoso vestido, que se tornou viral nas redes sociais, porque umas pessoas diziam que era preto e azul e outros diziam que era branco e dourado.

swiked / Tumblr

"O Vestido"

“O Vestido”

A explicação para essa questão também tem a ver com as fontes de luz e a maneira como interferem nas cores. A explicação daquele caso está principalmente na forma como os olhos e o cérebro evoluíram para ver cores na luz solar.

Como os seres humanos evoluíram para ver a luz do dia, os seus cérebros começaram a levar em conta o facto de que a luz muda de cor. Os objetos têm um certo tom vermelho rosado de madrugada, mais azul e branco ao meio-dia e voltam a ser mais avermelhados ao pôr-do-sol. O cérebro tenta descontar o efeito da luz do sol (ou outra fonte de luz) para chegar a uma cor “verdadeira”.

Por isso, algumas pessoas viam azul no vestido mas os seus cérebros ignoravam esse facto, atribuindo a cor azulada à fonte de luz, em vez de ao próprio vestido. Ou seja, viam branco e dourado, quando o vestido, na verdade, era preto e azul.

Os dois casos têm ligação com os ajustes que a mente faz com a tonalidade baseada no tipo de luz que ilumina as coisas.

ZAP // Move / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Casa Branca admite que EUA não poderão controlar pandemia. Biden acusa Trump de ter desistido

A Casa Branca admitiu este domingo que os EUA não poderão controlar a pandemia por ser tão contagiosa, numa mudança à postura de minimização da gravidade da crise, numa altura em que há novos recordes …

GNR obrigada a intervir no GP de Fórmula 1. Bastonário diz que evento foi um "insulto" aos profissionais de saúde

O circuito de Portimão teve de fechar algumas bancadas para garantir o distanciamento dos 27.500 espetadores autorizados pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Pelo menos em duas foi necessária a intervenção da GNR. Em comunicado, a GNR …

Governo atira-se ao Bloco de Esquerda. Voto contra é "incompreensível"

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, afirmou que "o Governo considera incompreensível que não possa contar com o Bloco de Esquerda" para aprovar o Orçamento do …

Chilenos votam de forma esmagadora para substituir Constituição de Pinochet

Os chilenos votaram de forma esmagadora, este domingo, a favor de uma nova Constituição para substituir a herdada da era do ditador Pinochet, num referendo realizado um ano após uma revolta popular contra a desigualdade …

Parques eólicos instalados em terrenos baldios vão passar a pagar IMI

Os terrenos baldios onde sejam instalados parques eólicos destinados a produzir energia elétrica vão perder o direito à isenção de IMI que a lei previa anteriormente para este tipo de imóveis. O Jornal de Negócios adianta …

“Se Jesus tem dito que sim, não seria o Bruno Lage a substituir Rui Vitória”

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, revelou que o atual treinador das águias, Jorge Jesus, já era um nome pensado na altura em que Bruno Lage assumiu a cadeira deixada por Rui Vitória. "Disse …

LMM sugere divisão do país por zonas de risco. "Recolher obrigatório é inevitável. A situação é muito séria"

Como é habitual Luís Marques Mendes deixou o seu comentário semanal sobre o estado do país na SIC, e esta semana os temas quentes foram a Fórmula 1, que decorreu durante o fim de semana …

FC Porto-Olympiacos e Benfica-Standard Liège vão ter adeptos nas bancadas

Os encontros entre o FC Porto e o Olympiacos e o Benfica e o Standard Liège, para a Liga dos Campeões e a Liga Europa, vão poder ter adeptos nas bancadas. Este domingo, o FC …

Uma carta de desamor ao BE e uma geringonça despedaçada. OE passa, mas com margem mínima

O PCP vais abster-se e o Bloco de Esquerda vai votar contra. O Orçamento do Estado para 2021 deverá passar na generalidade, mas com uma margem estreita de três votos. O Orçamento do Estado para 2020 …

Monstros marinhos no deserto? Restos de ancestral do peixe-boi encontrados em deserto no Egito

De acordo com um novo estudo, há 40 milhões de anos, o Deserto Oriental Africano era o lar dos ancestrais dos peixes-boi e dos dugongos.  No ano passado, uma equipa de arqueólogos encontrou fósseis de um antigo …