Estes morangos são vermelhos? É tudo ilusão de óptica

É mais um daqueles desafios que se podiam tornar virais na Internet mas, acima de tudo, é uma demonstração de ilusão de ótica que ajuda a perceber como o nosso cérebro processa as cores.

Partimos com base nesta fotografia de um bolo de morangos, na qual apesar de ter um tom azulado, vemos o vermelho dos morangos certo? Errado.

Às vezes, as coisas não são exatamente o que parecem e, neste caso, trata-se de uma correção de cor que é feita pelo nosso cérebro.

Apesar de vermos vermelho na imagem, vermelho é coisa que nela não existe. Todos os pixeis vermelhos foram retirados, ainda assim os nossos olhos teimam em ver morangos vermelhos em cima do bolo.

Esta é uma demonstração de “constância de cor”. De acordo com os especialistas, o nosso cérebro corrige o mundo que vê, tornando as cores constantes mesmo que os objetos em causa sejam filtrados por uma luz diferente.

“É como se o nosso cérebro dissesse: a fonte de luz que estou a ver tem um componente azul, então vou eliminar isso automaticamente de cada pixel”, explica Bevil Conway, um especialista em perceção visual, citado pela BBC. “E quando eliminamos os pixeis cinzas e esse desvio para o azul, acabamos por ver o vermelho”, conclui.

A imagem dos morangos foi criada por Akiyoshi Kitaoka, um professor de Psicologia na Universidade de Ritsumeikan, no Japão, que também partilhou a imagem original no Twitter.

E o vestido?

Este debate, porém, não é semelhante ao ocorrido com o famoso vestido, que se tornou viral nas redes sociais, porque umas pessoas diziam que era preto e azul e outros diziam que era branco e dourado.

swiked / Tumblr

"O Vestido"

“O Vestido”

A explicação para essa questão também tem a ver com as fontes de luz e a maneira como interferem nas cores. A explicação daquele caso está principalmente na forma como os olhos e o cérebro evoluíram para ver cores na luz solar.

Como os seres humanos evoluíram para ver a luz do dia, os seus cérebros começaram a levar em conta o facto de que a luz muda de cor. Os objetos têm um certo tom vermelho rosado de madrugada, mais azul e branco ao meio-dia e voltam a ser mais avermelhados ao pôr-do-sol. O cérebro tenta descontar o efeito da luz do sol (ou outra fonte de luz) para chegar a uma cor “verdadeira”.

Por isso, algumas pessoas viam azul no vestido mas os seus cérebros ignoravam esse facto, atribuindo a cor azulada à fonte de luz, em vez de ao próprio vestido. Ou seja, viam branco e dourado, quando o vestido, na verdade, era preto e azul.

Os dois casos têm ligação com os ajustes que a mente faz com a tonalidade baseada no tipo de luz que ilumina as coisas.

ZAP // Move / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Costa avisa que vem aí a "fase mais crítica" dos incêndios e pede prevenção

O primeiro-ministro participou numa reunião de acompanhamento e monitorização sobre prevenção e combate a fogos florestais e advertiu, esta terça-feira, que Portugal entra agora na fase mais crítica. Esta terça-feira, o primeiro-ministro advertiu que Portugal entra …

"Fracasso" no combate à covid-19. Diretora de Saúde de Israel demite-se

Siegal Sadetzki, diretora dos serviços públicos do Ministério da Saúde de Israel, denunciou o "fracasso" das autoridades em retardar a propagação da covid-19 no país, apresentando a sua demissão. Uma responsável do Ministério da Saúde de …

Quase 900 professores vão entrar nos quadros do Ministério da Educação

Quase 900 professores vão entrar nos quadros do Ministério da Educação, no âmbito do concurso externo imposto ao Estado pela União Europeia. Mais de 800 professores passaram a integrar os quadros do Ministério da Educação através …

Após saída do primeiro-ministro, Macron faz remodelação governamental e muda ministros-chave

O Presidente francês Emmanuel Macron aproveitou a mudança de primeiro-ministro para levar a cabo uma profunda remodelação do seu Governo. Anunciada na segunda-feira, a grande mudança é o novo ministro do Interior, Gérald Darmanin, até …

Marcelo promete ir todas as semanas ao Algarve para "puxar pelo turismo"

O Presidente da República disse esta segunda-feira, no Algarve, que é necessário “olhar para a frente e lutar” para o turismo na região superar as perdas causadas pela exclusão de Portugal do corredor aéreo com …

Portugal sabe a 27 de julho se entra nos corredores aéreos do Reino Unido

A reavaliação da lista de países isentos de quarentena nas chegadas ao Reino Unido, da qual Portugal foi excluído devido aos surtos de covid-19, vai ser feita a 27 de julho, revelou esta segunda-feira o …

Efacec. Estado não vai assumir a dívida de Isabel dos Santos aos bancos

O Conselho de Ministros português aprovou, na quinta-feira, a nacionalização de 71,73% do capital social da Efacec, pertencentes à empresária angolana Isabel dos Santos. Pedro Siza Vieira, ministro da Economia, defendeu esta terça-feira que o Estado …

China confirma caso de peste negra e anuncia mais um suspeito. É uma jovem de 15 anos

O caso suspeito de peste bubónica na região autónoma da Mongólia Interior já foi confirmado pela China, avança esta terça-feira a emissora britânica BBC, que dá ainda conta de um novo caso em análise. O …

Portugal regista mais nove mortes e 287 novos casos

Portugal regista, esta terça-feira, mais nove mortos de 287 novos casos de infeção por covid-19. Dos 287 novos casos, 207 foram registados na região de Lisboa e Vale do Tejo. De acordo com o boletim epidemiológico …

Portugal vai apoiar Nadia Calviño para substituir Centeno no Eurogrupo

O primeiro-ministro, António Costa, revelou esta segunda-feira que Portugal vai apoiar a candidatura da ministra espanhola Nadia Calviño à presidência do Eurogrupo, cargo atualmente ocupado por Mário Centeno em fim de mandato. Tal como escreve o …