O mistério do vestido branco e dourado (que afinal é mesmo azul e preto)

Azul e preto ou branco e dourado? Como podem os nossos olhos estar errados? A foto acima mexeu com a Internet e a discussão tornou-se um dos temas mais partilhados nas redes sociais, em particular no Twitter, onde entrou para os assuntos mais comentados do mundo.

“Qual é a cor deste vestido? Eu vejo branco e dourado. O Kanye vê preto e azul, quem é o daltónico?”, escreveu Kim Kardashian na rede. Também no Twitter a vencedora do Oscar Julianne Moore disse que via branco e dourado, mas Taylor Swift e Justin Bieber viram azul e preto.

A editora de fotografia do Serviço Mundial da BBC, Emma Lynch, ajudou a determinar a cor do vestido com recurso ao Photoshop, e após analisar a foto o veredito é que todos os tons da cor do vestido são azuis, e não brancos.

Ao aumentar a saturação – tornando as cores existentes mais fortes, mas sem acrescentar novas cores – o vestido aparece azul para todos.

Estes resultados são confirmados pelo uso da ferramenta de conta-gotas do software, que capta amostras de áreas específicas do tecido e identifica o código de cor do computador de qualquer pixel clicado – e também neste caso ficamos com o resultado em tons de azul.

Como tudo começou

swiked / Tumblr

"O Vestido"

“O Vestido”

As conclusões são confirmadas pela jovem que publicou a foto do vestido nas redes sociais. Caitlin McNeill, uma escocesa de 21 anos, faz parte de uma banda de folk que, na semana passada, tocou num casamento onde a mãe da noiva estava a usar o vestido em causa.

Caitlin contou ao site BuzzFeed que as discordâncias sobre a cor do vestido começaram antes da festa, quando a mãe da noiva partilhou com o casal uma foto da roupa que ia vestir.

Os noivos não conseguiram chegar a um acordo sobre se o vestido na foto era azul e preto ou branco e dourado, e publicaram a imagem no Facebook. A jovem cantora, também na dúvida, partilhou a foto no seu Tumblr – e a partir daí a história explodiu nas redes sociais.

Já no casamento, uma das convidadas tirou uma foto da mãe da noiva e “revelou a verdade” ao mundo: o vestido era mesmo azul e preto, da marca Roman Originals – que, para quem ainda se pergunta, não tem este modelo em branco e dourado.

Por que vemos cores diferentes

De acordo com o site de tecnologia Wired, a chave para decifrar o enigma do vestido está na forma como os olhos e o cérebro evoluíram para ver cores na luz solar (além, claro, das diferenças entre monitores e das más condições da fotografia).

Como os seres humanos evoluíram para ver a luz do dia, os nossos cérebros começaram a levar em conta o fato de que a luz muda de cor. Os objetos têm um certo tom vermelho rosado de madrugada, mais azul-branco ao meio-dia, e voltam a ser mais avermelhadas ao pôr do sol.

O cérebro tenta compensar o efeito da luz do sol (ou de outra fonte de luz) para chegar a uma cor “verdadeira” – algo para o qual as câmaras fotográficas também podem ser programadas na opção de equilíbrio de brancos (white balance).

Por isso, algumas pessoas veem azul no vestido mas os seus cérebros ignoram essa informação, atribuindo a cor azulada à fonte de luz, em vez de ao próprio vestido – é por isso que algumas pessoas veem branco e dourado na foto.

Os cérebros de outras pessoas atribuem o azul que veem ao próprio vestido.

Este fenómeno existe há milhares de anos, mas há algo especial nesta foto do vestido que tornou as diferenças na forma como vemos a cor mais clara do que nunca.

Apesar da realidade ter provado que, ainda que os nossos olhos tenham visto branco e dourado na fotografia, o vestido é mesmo azul e preto, a Internet concordará com Ellen DeGeneres, que comentou no Twitter: “A partir de hoje, o mundo está dividido em dois tipos de pessoas. Azul & preto, ou branco & dourado.”

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Igrejas evangélicas cultivam violência doméstica ao defender a supremacia dos homens sobre as mulheres

O facto de a igreja evangélica defender que o homem deve controlar a mulher apenas agrava o problema de violência doméstica, justificando os atos dos homens. Jane (nome fictício) era membro da comunidade cristã evangélica da …

A Cidade do México está a pagar aos seus polícias para que percam peso

A Polícia da Cidade do México está a levar a cabo um programa para combater o excesso de peso e a obesidade no seu efetivo através de incentivos financeiros.  Ao todo, escreve a agência AFP que …

Há um novo método para medir buracos negros

Os buracos negros supermassivos são os maiores buracos negros, com massas que podem exceder mil milhões de sóis. Apenas esta primavera foi divulgada a primeira imagem do buraco negro supermassivo no centro da galáxia M87, …

E Tudo o Vento Levou… há 80 anos

E Tudo o Vento Levou celebra este domingo 80 anos de vida, marcando a data da sua estreia nos Estados Unidos. Oito décadas depois, o filme mantém-se como uma das maiores obras primas do cinema …

O problema impossível mais simples do mundo está a levar matemáticos à loucura

Matemáticos avisam os seus colegas para se manterem longe da conjetura de Collatz. No entanto, Terence Tao decidiu arriscar, e está muito perto de resolver aquele que muitos chamam de o problema impossível mais simples …

Soldados da Guerra Civil dos EUA pintavam o cabelo para ficar melhor nas fotografias

Investigadores encontraram evidências que indicam que soldados da Guerra Civil norte-americana pintavam o cabelo para ficar melhor nas fotografias. Escavações em Camp Nelson, no Kentucky, revelaram restos de um estúdio de fotografia com 150 anos, o …

Chuva, vento forte e neve. Mau tempo vai agravar-se nas próximas 48 horas

A Proteção Civil alertou este domingo para um agravamento do estado do tempo nas próximas 48 horas, com períodos de chuva, possibilidade da queda de neve nas terras alta do norte e centro e ainda …

Descoberta nova espécie de aranha-violinista no Vale do México

Cientistas identificaram, no México, uma nova espécie de aranha com um veneno que, apesar de não ser fatal, é capaz de causar necrose na pele humana. Uma equipa de cientistas da Universidade Nacional Autónoma do México …

Já sabemos sobre o que conversam os orangotangos

Um novo estudo da Universidade de Exeter, em Inglaterra, desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os investigadores passaram dois anos a filmar mais de 600 horas …

COP25 aprovou conclusões. Não há acordo para regulação dos mercados de carbono

A cimeira da ONU sobre o clima terminou hoje em Madrid assinalando a urgência para conter as alterações climáticas, mas a mais longa cimeira sobre o clima de sempre sem chegar a acordo nos pontos …