O mistério do vestido branco e dourado (que afinal é mesmo azul e preto)

Azul e preto ou branco e dourado? Como podem os nossos olhos estar errados? A foto acima mexeu com a Internet e a discussão tornou-se um dos temas mais partilhados nas redes sociais, em particular no Twitter, onde entrou para os assuntos mais comentados do mundo.

“Qual é a cor deste vestido? Eu vejo branco e dourado. O Kanye vê preto e azul, quem é o daltónico?”, escreveu Kim Kardashian na rede. Também no Twitter a vencedora do Oscar Julianne Moore disse que via branco e dourado, mas Taylor Swift e Justin Bieber viram azul e preto.

A editora de fotografia do Serviço Mundial da BBC, Emma Lynch, ajudou a determinar a cor do vestido com recurso ao Photoshop, e após analisar a foto o veredito é que todos os tons da cor do vestido são azuis, e não brancos.

Ao aumentar a saturação – tornando as cores existentes mais fortes, mas sem acrescentar novas cores – o vestido aparece azul para todos.

Estes resultados são confirmados pelo uso da ferramenta de conta-gotas do software, que capta amostras de áreas específicas do tecido e identifica o código de cor do computador de qualquer pixel clicado – e também neste caso ficamos com o resultado em tons de azul.

Como tudo começou

swiked / Tumblr

"O Vestido"

“O Vestido”

As conclusões são confirmadas pela jovem que publicou a foto do vestido nas redes sociais. Caitlin McNeill, uma escocesa de 21 anos, faz parte de uma banda de folk que, na semana passada, tocou num casamento onde a mãe da noiva estava a usar o vestido em causa.

Caitlin contou ao site BuzzFeed que as discordâncias sobre a cor do vestido começaram antes da festa, quando a mãe da noiva partilhou com o casal uma foto da roupa que ia vestir.

Os noivos não conseguiram chegar a um acordo sobre se o vestido na foto era azul e preto ou branco e dourado, e publicaram a imagem no Facebook. A jovem cantora, também na dúvida, partilhou a foto no seu Tumblr – e a partir daí a história explodiu nas redes sociais.

Já no casamento, uma das convidadas tirou uma foto da mãe da noiva e “revelou a verdade” ao mundo: o vestido era mesmo azul e preto, da marca Roman Originals – que, para quem ainda se pergunta, não tem este modelo em branco e dourado.

Por que vemos cores diferentes

De acordo com o site de tecnologia Wired, a chave para decifrar o enigma do vestido está na forma como os olhos e o cérebro evoluíram para ver cores na luz solar (além, claro, das diferenças entre monitores e das más condições da fotografia).

Como os seres humanos evoluíram para ver a luz do dia, os nossos cérebros começaram a levar em conta o fato de que a luz muda de cor. Os objetos têm um certo tom vermelho rosado de madrugada, mais azul-branco ao meio-dia, e voltam a ser mais avermelhadas ao pôr do sol.

O cérebro tenta compensar o efeito da luz do sol (ou de outra fonte de luz) para chegar a uma cor “verdadeira” – algo para o qual as câmaras fotográficas também podem ser programadas na opção de equilíbrio de brancos (white balance).

Por isso, algumas pessoas veem azul no vestido mas os seus cérebros ignoram essa informação, atribuindo a cor azulada à fonte de luz, em vez de ao próprio vestido – é por isso que algumas pessoas veem branco e dourado na foto.

Os cérebros de outras pessoas atribuem o azul que veem ao próprio vestido.

Este fenómeno existe há milhares de anos, mas há algo especial nesta foto do vestido que tornou as diferenças na forma como vemos a cor mais clara do que nunca.

Apesar da realidade ter provado que, ainda que os nossos olhos tenham visto branco e dourado na fotografia, o vestido é mesmo azul e preto, a Internet concordará com Ellen DeGeneres, que comentou no Twitter: “A partir de hoje, o mundo está dividido em dois tipos de pessoas. Azul & preto, ou branco & dourado.”

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Costa anuncia cinco medidas restritivas para 121 concelhos "de elevado risco" e reforços da capacidade de resposta

Após um Conselho de Ministros extraordinário que durou mais de 8 horas, o primeiro-ministro anunciou este sábado novas "medidas imediatas" de combate à pandemia de covid-19. Perante o agravamento da situação de pandemia a nível nacional, …

Escola na China transformou-se num "edifício andante" para evitar a demolição

Os residentes da cidade chinesa de Xangai que, no início deste mês, passaram pelo distrito de Huangpu podem ter encontrado uma visão incomum: um "edifício andante". De acordo com a cadeia de televisão CNN, uma escola primária …

Joke Boon, a chef holandesa que não tem olfato nem paladar

Joke Boon perdeu o paladar e o olfato quando ainda era criança, mas isso não a impediu de viver da culinária, área na qual estes requisitos são, à partida, essenciais.  "Como seria a minha vida se …

Portugal com mais 39 mortos, mais 4007 casos e recorde de internamentos graves

Portugal registou hoje 39 mortos e mais 4.007 casos de novas infeções pelo novo coronavírus, tendo alcançado um novo recorde de 286 doentes internados nos cuidados intensivos por covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Registou-se este …

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …

Sue, o T-rex, terá tido uma forte dor de dentes devido a uma infeção

Sue, o T-rex cujo esqueleto é um dos mais completos já descobertos até aos dias de hoje, terá sofrido uma forte dor de dentes durante a sua existência. "Dois dentes estão realmente fundidos e um terceiro …

Câmara com IA confundiu careca do bandeirinha com a bola (e arruinou o jogo de futebol)

Os adeptos da equipa de futebol escocesa Inverness Caledonian Thistle FC experimentaram uma hilariante falha tecnológica durante um jogo no fim de semana passado. De acordo com o IFLScience, o clube escocês anunciou há algumas semanas …

"Francisco Louçã fez bullying para precipitar ruptura do Bloco com o PS"

O PS acredita que foi a postura de "bullying" de Francisco Louçã que forçou o Bloco de Esquerda a precipitar uma "ruptura com o PS", conforme avança o deputado João Paulo Correia, vice-presidente da bancada …

Remdesivir: de droga milagrosa a negócio milionário com "muito, muito mau aspeto"

Apresentado como único medicamento anti-viral eficaz no combate à covid-19, foi o primeiro medicamento aprovado pela FDA, regulador farmacêutico americano, no tratamento da doença. Agora, a sua eficácia é contestada — e os negócios milionários …

"Imagine there is no corruption". Há uma campanha contra a corrupção em Portugal nas ruas de Nova Iorque

Um professor português da Universidade de Columbia, nos EUA, tem em marcha uma campanha contra a corrupção em Portugal, com várias acções nas ruas de Nova Iorque. De guitarra em punho e a cantar "Imagine there …