O mistério do vestido branco e dourado (que afinal é mesmo azul e preto)

Azul e preto ou branco e dourado? Como podem os nossos olhos estar errados? A foto acima mexeu com a Internet e a discussão tornou-se um dos temas mais partilhados nas redes sociais, em particular no Twitter, onde entrou para os assuntos mais comentados do mundo.

“Qual é a cor deste vestido? Eu vejo branco e dourado. O Kanye vê preto e azul, quem é o daltónico?”, escreveu Kim Kardashian na rede. Também no Twitter a vencedora do Oscar Julianne Moore disse que via branco e dourado, mas Taylor Swift e Justin Bieber viram azul e preto.

A editora de fotografia do Serviço Mundial da BBC, Emma Lynch, ajudou a determinar a cor do vestido com recurso ao Photoshop, e após analisar a foto o veredito é que todos os tons da cor do vestido são azuis, e não brancos.

Ao aumentar a saturação – tornando as cores existentes mais fortes, mas sem acrescentar novas cores – o vestido aparece azul para todos.

Estes resultados são confirmados pelo uso da ferramenta de conta-gotas do software, que capta amostras de áreas específicas do tecido e identifica o código de cor do computador de qualquer pixel clicado – e também neste caso ficamos com o resultado em tons de azul.

Como tudo começou

swiked / Tumblr

"O Vestido"

“O Vestido”

As conclusões são confirmadas pela jovem que publicou a foto do vestido nas redes sociais. Caitlin McNeill, uma escocesa de 21 anos, faz parte de uma banda de folk que, na semana passada, tocou num casamento onde a mãe da noiva estava a usar o vestido em causa.

Caitlin contou ao site BuzzFeed que as discordâncias sobre a cor do vestido começaram antes da festa, quando a mãe da noiva partilhou com o casal uma foto da roupa que ia vestir.

Os noivos não conseguiram chegar a um acordo sobre se o vestido na foto era azul e preto ou branco e dourado, e publicaram a imagem no Facebook. A jovem cantora, também na dúvida, partilhou a foto no seu Tumblr – e a partir daí a história explodiu nas redes sociais.

Já no casamento, uma das convidadas tirou uma foto da mãe da noiva e “revelou a verdade” ao mundo: o vestido era mesmo azul e preto, da marca Roman Originals – que, para quem ainda se pergunta, não tem este modelo em branco e dourado.

Por que vemos cores diferentes

De acordo com o site de tecnologia Wired, a chave para decifrar o enigma do vestido está na forma como os olhos e o cérebro evoluíram para ver cores na luz solar (além, claro, das diferenças entre monitores e das más condições da fotografia).

Como os seres humanos evoluíram para ver a luz do dia, os nossos cérebros começaram a levar em conta o fato de que a luz muda de cor. Os objetos têm um certo tom vermelho rosado de madrugada, mais azul-branco ao meio-dia, e voltam a ser mais avermelhadas ao pôr do sol.

O cérebro tenta compensar o efeito da luz do sol (ou de outra fonte de luz) para chegar a uma cor “verdadeira” – algo para o qual as câmaras fotográficas também podem ser programadas na opção de equilíbrio de brancos (white balance).

Por isso, algumas pessoas veem azul no vestido mas os seus cérebros ignoram essa informação, atribuindo a cor azulada à fonte de luz, em vez de ao próprio vestido – é por isso que algumas pessoas veem branco e dourado na foto.

Os cérebros de outras pessoas atribuem o azul que veem ao próprio vestido.

Este fenómeno existe há milhares de anos, mas há algo especial nesta foto do vestido que tornou as diferenças na forma como vemos a cor mais clara do que nunca.

Apesar da realidade ter provado que, ainda que os nossos olhos tenham visto branco e dourado na fotografia, o vestido é mesmo azul e preto, a Internet concordará com Ellen DeGeneres, que comentou no Twitter: “A partir de hoje, o mundo está dividido em dois tipos de pessoas. Azul & preto, ou branco & dourado.”

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting vs Boavista | Leão ruge pela margem mínima

Sporting não vacilou na luta pelos primeiros lugares da Liga NOS e venceu o Boavista em casa por 1-0. Num jogo nem sempre bem disputado, mas de praticamente sentido único, faltou algum poder de fogo aos …

Tribunal reacende polémica da selfie do macaco Naruto

Um Tribunal de Apelação, nos Estados Unidos, acaba de reacender a polémica do processo da selfie do macaco Naruto. O órgão garante que ainda irá julgar uma decisão final sobre o assunto, mesmo que já tenha havido …

A pessoa mais velha do mundo morreu aos 117 anos

A mulher mais velha do mundo morreu este sábado à noite, no Sul do Japão, com 117 anos de idade. De acordo com a Associated Press (AP), Nabi Tajima, aquela que era considerada a pessoa mais …

Correntes oceânicas intensas podem ser criadas por insetos ridiculamente pequenos

Uma investigação recente concluiu que pequenos organismos marinhos podem desempenhar um papel significativo nas correntes oceânicas. Cientistas demonstraram agora que algumas das menores criaturas do oceano podem ter um impacto descomunal nas ondas do oceano, com …

Antibiótico para a artrite manchou os olhos de um norte-americano de azul

Um norte-americanos, de 70 anos, viu os seus olhos ficarem completamente manchados de azul, graças a um antibiótico para a artrite inflamatória. Olhos azuis são muito comuns, mas a parte branca dos nossos olhos - a …

Atrizes de "Smallville" envolvidas em seita de tráfico sexual. "Chloe" detida

Allison Mack, conhecida pelo seu papel na série televisiva "Smallville", foi detida e acusada de tráfico sexual pela sua alegada ligação à seita Nxivm. Allison Mack, de 35 anos, atriz da série "Smallville", deverá comparecer em …

Naturopata tratou criança de 4 anos com saliva de cão raivoso

Uma naturopata canadiana tratou um criança hiperativa de 4 anos com saliva de um cão raivoso. O anúncio surpreendeu a comunidade médica internacional, que reagiu de forma negativa. Uma naturopata canadiana assumiu no seu blogue pessoal …

Ilha troca de país a cada seis meses

No meio do rio Bidasoa, entre França e Espanha, há uma ilha que vai alternando de nacionalidade de seis em seis meses. A ilha mede apenas 38 metros de largura e 215 de comprimento, medidas que lhe …

Cientistas criam implante vaginal que promete proteger as mulheres do VIH

O novo dispositivo desenvolvido por cientistas na Universidade de Waterloo, no Canadá, faz com que o número de células do VIH que se fixam no trato genital feminino diminua. Já há um implante que protege as …

Mais de 20 mortos em protestos na Nicarágua

Mais de duas de dezenas de pessoas, entre as quais um jornalista, morreram durante os protestos na Nicarágua contra a reforma da segurança social do Governo de Daniel Ortega. A Associated Press (AP) relata que num …