O mistério do vestido branco e dourado (que afinal é mesmo azul e preto)

Azul e preto ou branco e dourado? Como podem os nossos olhos estar errados? A foto acima mexeu com a Internet e a discussão tornou-se um dos temas mais partilhados nas redes sociais, em particular no Twitter, onde entrou para os assuntos mais comentados do mundo.

“Qual é a cor deste vestido? Eu vejo branco e dourado. O Kanye vê preto e azul, quem é o daltónico?”, escreveu Kim Kardashian na rede. Também no Twitter a vencedora do Oscar Julianne Moore disse que via branco e dourado, mas Taylor Swift e Justin Bieber viram azul e preto.

A editora de fotografia do Serviço Mundial da BBC, Emma Lynch, ajudou a determinar a cor do vestido com recurso ao Photoshop, e após analisar a foto o veredito é que todos os tons da cor do vestido são azuis, e não brancos.

Ao aumentar a saturação – tornando as cores existentes mais fortes, mas sem acrescentar novas cores – o vestido aparece azul para todos.

Estes resultados são confirmados pelo uso da ferramenta de conta-gotas do software, que capta amostras de áreas específicas do tecido e identifica o código de cor do computador de qualquer pixel clicado – e também neste caso ficamos com o resultado em tons de azul.

Como tudo começou

swiked / Tumblr

"O Vestido"

“O Vestido”

As conclusões são confirmadas pela jovem que publicou a foto do vestido nas redes sociais. Caitlin McNeill, uma escocesa de 21 anos, faz parte de uma banda de folk que, na semana passada, tocou num casamento onde a mãe da noiva estava a usar o vestido em causa.

Caitlin contou ao site BuzzFeed que as discordâncias sobre a cor do vestido começaram antes da festa, quando a mãe da noiva partilhou com o casal uma foto da roupa que ia vestir.

Os noivos não conseguiram chegar a um acordo sobre se o vestido na foto era azul e preto ou branco e dourado, e publicaram a imagem no Facebook. A jovem cantora, também na dúvida, partilhou a foto no seu Tumblr – e a partir daí a história explodiu nas redes sociais.

Já no casamento, uma das convidadas tirou uma foto da mãe da noiva e “revelou a verdade” ao mundo: o vestido era mesmo azul e preto, da marca Roman Originals – que, para quem ainda se pergunta, não tem este modelo em branco e dourado.

Por que vemos cores diferentes

De acordo com o site de tecnologia Wired, a chave para decifrar o enigma do vestido está na forma como os olhos e o cérebro evoluíram para ver cores na luz solar (além, claro, das diferenças entre monitores e das más condições da fotografia).

Como os seres humanos evoluíram para ver a luz do dia, os nossos cérebros começaram a levar em conta o fato de que a luz muda de cor. Os objetos têm um certo tom vermelho rosado de madrugada, mais azul-branco ao meio-dia, e voltam a ser mais avermelhadas ao pôr do sol.

O cérebro tenta compensar o efeito da luz do sol (ou de outra fonte de luz) para chegar a uma cor “verdadeira” – algo para o qual as câmaras fotográficas também podem ser programadas na opção de equilíbrio de brancos (white balance).

Por isso, algumas pessoas veem azul no vestido mas os seus cérebros ignoram essa informação, atribuindo a cor azulada à fonte de luz, em vez de ao próprio vestido – é por isso que algumas pessoas veem branco e dourado na foto.

Os cérebros de outras pessoas atribuem o azul que veem ao próprio vestido.

Este fenómeno existe há milhares de anos, mas há algo especial nesta foto do vestido que tornou as diferenças na forma como vemos a cor mais clara do que nunca.

Apesar da realidade ter provado que, ainda que os nossos olhos tenham visto branco e dourado na fotografia, o vestido é mesmo azul e preto, a Internet concordará com Ellen DeGeneres, que comentou no Twitter: “A partir de hoje, o mundo está dividido em dois tipos de pessoas. Azul & preto, ou branco & dourado.”

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Fã de Messi desiludido desaparece e deixa carta de suicídio

Inconformado com a pesada derrota da selecção da Argentina contra a Croácia e a apagada exibição do seu ídolo, Lionel Messi, um jovem indiano, residente na cidade de Kottayam, desapareceu, deixando uma carta na qual …

Sérvia vs Suíça | Xhaka e Shaqiri dinamitam sérvios

A Suíça somou três importantes pontos no embate do Grupo E frente à Sérvia. Apesar de ter começado o encontro praticamente a perder, os helvéticos foram pacientes, impuseram o seu jogo e foram pragmáticos, dominando …

Dez funcionários agredidos no aeroporto de Lisboa em 3 meses

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) alertou, na quinta-feira, para as sucessivas agressões a trabalhadores da Groundforce nas portas de embarque do aeroporto de Lisboa, referindo "mais de uma dezena de episódios" …

Brasil vs Costa Rica | Triunfo arrancado a ferros

O Brasil deu um passo importante rumo aos oitavos-de-final do Campeonato do Mundo, vencendo a Costa Rica por duas bolas a zero. Num jogo muito difícil do Grupo E ante uma Costa Rica muito fechada …

Europeus que quiserem continuar a viver no Reino Unido vão ter de pagar 74 euros

Se quiserem continuar a viver no Reino Unidos, os cidadãos europeus vão ter de pedir uma autorização de residência permanente. O Governo britânico prometeu um sistema fácil para quem quiser permanecer no país. Os cidadãos europeus …

Pode haver uma ligação entre o Alzheimer e vírus no cérebro

Cientistas sugerem a ligação entre a doença de Alzheimer, a forma mais comum de demência, e a presença de vírus no cérebro. O estudo identificou níveis elevados de dois tipos de herpesvírus humanos - 6A e …

Está provado: a teoria da gravidade de Einstein é válida noutras galáxias

Astrónomos provaram que a teoria da gravidade de Einstein é válida também em galáxias "vizinhas" da Via Láctea, ao realizarem pela primeira vez um teste preciso sobre a gravidade fora do Sistema Solar. Para fazer este …

"Mal-estar" no PSD. Deputados votaram à revelia de Rui Rio

A direcção do PSD considera "gravíssima" a decisão da bancada social-democrata de votar a favor do projecto do CDS-PP sobre combustíveis, notando que foi tomada "à revelia" de Rui Rio. Um dado que surge numa …

Fim das isenções para os Recibos Verdes na Segurança Social

O regime de contribuições para a Segurança Social dos chamados Recibos Verdes vai mudar em Janeiro de 2019. Uma das alterações mais significativas é o fim das isenções de pagamento para quem acumule o trabalho …

ERC "reprova veementemente" Porto Canal por divulgar e-mails do Benfica

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social decidiu "reprovar veementemente" o Porto Canal pela divulgação de e-mails do Benfica, após queixa das "águias". O operador televisivo anunciou que vai "impugnar judicialmente" a decisão. A decisão da …