Está explicado porque conseguimos ouvir este GIF sem som

(dr) @IamHappyToast

Lisa DeBruine partilhou a imagem e a maioria das pessoas respondeu: conseguem ouvir um barulho mesmo sabendo que o GIF não tem som. Qual é o seu caso?

Recorda-se do vestido preto e azul que algumas pessoas garantiam ser branco e dourado? Pois bem, o mais recente dilema virtual trata-se agora deste GIF sem som e o porquê de algumas pessoas conseguirem ouvir um barulho quando a estrutura toca no chão e a imagem vibra. Experimente e tire as suas conclusões:

A imagem animada foi criada em 2008 pela @IamHappyToast para um desafio de Photoshop e circula online desde então, criando debate sobre o porquê de alguns terem a sensação de ser “uma ilusão de ótica para os ouvidos”.

As dúvidas surgiram novamente, no fim-de-semana passado, quando Lisa DeBruine, do Instituto de Neurociência e Psicologia da Universidade de Glasgow, na Escócia, publicou o GIF no Twitter, pedindo aos seus seguidores para descrever o que sentiam quando o viam.

DeBruine recebeu mais de 245 mil respostas, com 70% das pessoas a dizer que ouviam uma espécie de “batida” a acompanhar a animação.

Em declarações à BBC, a especialista conta não saber o porquê de “algumas pessoas ouvirem claramente o barulho, outras apenas o sentirem e outras não sentirem nada. Algumas pessoas surdas e com dificuldades de audição relataram as três perceções, assim como as pessoas com afantasia”, a incapacidade de visualizar imagens na mente.

“Pensei que alguns dos cientistas que sigo me pudessem ajudar a encontrar a resposta mas parece que há várias explicações plausíveis e não há um consenso”, acrescenta.

Uma dessas explicações pertence a Chris Fassnidge, candidato ao doutoramento em Psicologia da City University, em Londres, que sugere aquilo a que chama “ouvido visual”.

“Suspeito que este fenómeno esteja relacionado com aquilo a que chamamos de Visually-Evoked Auditory Response [algo como “Resposta auditiva evocada visualmente” em tradução para português] ou simplesmente vEAR”, explica.

“Esta é capacidade de algumas pessoas para ouvir objetos em movimento, mesmo que estes não façam um som, o que pode ser uma forma subtil de sinestesia – o desencadeamento de um sentido por outro”.

Ao site alphr, Trevor Cox, professor de Engenharia Acústica, também afirma que não se admira nada que este suposto barulho esteja relacionado com a sinestesia.

“Temos tendência para pensar que os nossos sentidos estão separados mas o nosso cérebro recolhe respostas de todos para identificar o que se está a passar. Por isso, acredito que se trate disso mesmo em vez de um efeito físico como o reflexo acústico”.

Para perceber melhor o que é isto da sinestesia, o mesmo site contactou também a professora Julia Simner, investigadora na Universidade de Sussex. “É uma característica que afeta uma pequena percentagem da população e que origina experiências percetivas incomuns”.

“Eu não tenho sinestesia, por isso não ouço nada, mas este parece ser um gatilho particularmente interessante porque tem todos os elementos necessários: algo a repetir-se e que, de facto, criaria um barulho na vida real”.

E agora, qual será o próximo dilema da Internet?

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Embora não “ouça” realmente, tenho a vaga sensação de ouvir uma batida de frequência grave (coerente com a vibração de objectos de grandes dimensões). Se tivesse que avançar uma explicação, talvez fosse que como o ouvido humano é pouco sensível nessa gama de frequências, o cérebro usa pistas adicionais para as ouvir.
    Na verdade, tudo o que vemos, ouvimos e sentimos corresponde a modelos mentais que o cérebro constrói usando as entradas (sensores) de que dispõe, modelos esses que são aprendidos pelo treino. Isto já foi utilizado, entre outras coisas, para permitir a pessoas cegas “ver” através de sons. Por exemplo (existem outros), http://www.sciencemag.org/news/2014/03/computer-program-allows-blind-see-sound
    Vagamente relacionado mas extraordinariamente interessante: https://www.ted.com/talks/david_eagleman_can_we_create_new_senses_for_humans

  2. Se nao olhar para o gif nao consigo ouvir nada mas se olhar tenho a vaga sensação que consigo ouvir o chão a estremecer.
    A meu ver , acho que é porque o nosso cérebro por logica sabe que devia fazer barulho quando algo cai no chão e este gif a imagem estremece.
    Concluindo isso é so o nosso cérebro a ser ele mesmo

RESPONDER

Bastonária dos Enfermeiros aumentou salários na Ordem à "socapa" (e com retroativos)

A Bastonária dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, está a ser acusada por antigos responsáveis da Ordem e outros profissionais de saúde de aprovado “à socapa” um subsídio de função, que a beneficia financeiramente, bem como …

Bancos emprestaram 47 milhões por dia às famílias

Os bancos emprestaram, em média, 47 milhões por dia desde janeiro. Os créditos concedidos para compra de casa e bens de consumo continuam a subir. Só no mês de junho, foram emprestados mil milhões para crédito …

Glisofato encontrado em cereais de criança

O herbicida glisofato, que causou cancro a um jardineiro, foi encontrado em 43 dos 45 cereais à base de aveia e barras de snack numa amostra recolhida nos Estados Unidos. O glisofato é um herbicida muito …

Funcionários da Google em protesto contra motor de busca censurado para a China

Mais de mil funcionários do gigante da Internet Google assinaram uma petição em protesto contra o plano secreto da empresa para criar um motor de busca que vai cumprir com as exigências da censura chinesa. O …

Pasteleiro que recusou fazer bolo de casamento homossexual volta a tribunal

Jack Phillips avançou com uma ação em tribunal contra o estado, alegando discriminação religiosa. Em causa está o facto de a Comissão de Direitos Civis do Colorado ter deliberado contra o pasteleiro, depois de este …

Em 2017, só 387 funcionários públicos esperaram pelos 70 anos para se reformar

No ano passado, só 387 funcionários públicos esperaram pelos 70 anos para se aposentarem. Este valor representa 3.1% de todas as novas pensões concedidas em 2017 pela Caixa Geral de Aposentações. As categorias profissionais mais altas …

Costa preocupado com aumento de risco de incêndio no interior norte do país

O primeiro-ministro manifestou-se preocupado com as previsões meteorológicas que indiciam um aumento do risco de incêndio a partir de sexta-feira. António Costa relembrou ainda os comportamentos que devem ser evitado no fim-de-semana. “As previsões podem implicar …

Pode ter sido encontrada a solução para comer sem engordar

Uma equipa de investigadores pode ter descoberto como resolver o problema da obesidade, e como comer sem engordar. Eles conseguiram bloquear a absorção de gordura por parte do corpo, mas, para já, só em ratos. Esta …

Nova moeda na Venezuela obriga banca a paralisar serviços eletrónicos por 24 horas

A reconversão monetária vai obrigar a banca venezuelana a paralisar o serviço eletrónico durante 24 horas, a partir das 18h00 horas locais de domingo (22h30 horas em Lisboa), anunciou o ministro venezuelano do Interior, Justiça …

Governo italiano admite ser "inevitável" que número de mortos em Génova aumente

O Governo de Itália admitiu nesta quinta-feira que será "inevitável" que o número de mortos na sequência da queda de uma ponte na terça-feira em Génova aumente à medida que os trabalhos de resgate prosseguem …