Lisa DeBruine partilhou a imagem e a maioria das pessoas respondeu: conseguem ouvir um barulho mesmo sabendo que o GIF não tem som. Qual é o seu caso?
Recorda-se do vestido preto e azul que algumas pessoas garantiam ser branco e dourado? Pois bem, o mais recente dilema virtual trata-se agora deste GIF sem som e o porquê de algumas pessoas conseguirem ouvir um barulho quando a estrutura toca no chão e a imagem vibra. Experimente e tire as suas conclusões:
Does anyone in visual perception know why you can hear this gif? pic.twitter.com/mcT22Lzfkp
— Lisa DeBruine 🏳️🌈 (@lisadebruine) December 2, 2017
A imagem animada foi criada em 2008 pela @IamHappyToast para um desafio de Photoshop e circula online desde então, criando debate sobre o porquê de alguns terem a sensação de ser “uma ilusão de ótica para os ouvidos”.
As dúvidas surgiram novamente, no fim-de-semana passado, quando Lisa DeBruine, do Instituto de Neurociência e Psicologia da Universidade de Glasgow, na Escócia, publicou o GIF no Twitter, pedindo aos seus seguidores para descrever o que sentiam quando o viam.
DeBruine recebeu mais de 245 mil respostas, com 70% das pessoas a dizer que ouviam uma espécie de “batida” a acompanhar a animação.
Em declarações à BBC, a especialista conta não saber o porquê de “algumas pessoas ouvirem claramente o barulho, outras apenas o sentirem e outras não sentirem nada. Algumas pessoas surdas e com dificuldades de audição relataram as três perceções, assim como as pessoas com afantasia”, a incapacidade de visualizar imagens na mente.
“Pensei que alguns dos cientistas que sigo me pudessem ajudar a encontrar a resposta mas parece que há várias explicações plausíveis e não há um consenso”, acrescenta.
Uma dessas explicações pertence a Chris Fassnidge, candidato ao doutoramento em Psicologia da City University, em Londres, que sugere aquilo a que chama “ouvido visual”.
“Suspeito que este fenómeno esteja relacionado com aquilo a que chamamos de Visually-Evoked Auditory Response [algo como “Resposta auditiva evocada visualmente” em tradução para português] ou simplesmente vEAR”, explica.
“Esta é capacidade de algumas pessoas para ouvir objetos em movimento, mesmo que estes não façam um som, o que pode ser uma forma subtil de sinestesia – o desencadeamento de um sentido por outro”.
Ao site alphr, Trevor Cox, professor de Engenharia Acústica, também afirma que não se admira nada que este suposto barulho esteja relacionado com a sinestesia.
“Temos tendência para pensar que os nossos sentidos estão separados mas o nosso cérebro recolhe respostas de todos para identificar o que se está a passar. Por isso, acredito que se trate disso mesmo em vez de um efeito físico como o reflexo acústico”.
Para perceber melhor o que é isto da sinestesia, o mesmo site contactou também a professora Julia Simner, investigadora na Universidade de Sussex. “É uma característica que afeta uma pequena percentagem da população e que origina experiências percetivas incomuns”.
“Eu não tenho sinestesia, por isso não ouço nada, mas este parece ser um gatilho particularmente interessante porque tem todos os elementos necessários: algo a repetir-se e que, de facto, criaria um barulho na vida real”.
E agora, qual será o próximo dilema da Internet?
Ahahahahah, não sou surdo, mas também não sou louco. Vi o GIF e não ouvi absolutamente nada!
Ah granda Sousa! És o maior!!!
Não… continuo apenas a ouvir o meu cão a ladrar lá fora.
Embora não “ouça” realmente, tenho a vaga sensação de ouvir uma batida de frequência grave (coerente com a vibração de objectos de grandes dimensões). Se tivesse que avançar uma explicação, talvez fosse que como o ouvido humano é pouco sensível nessa gama de frequências, o cérebro usa pistas adicionais para as ouvir.
Na verdade, tudo o que vemos, ouvimos e sentimos corresponde a modelos mentais que o cérebro constrói usando as entradas (sensores) de que dispõe, modelos esses que são aprendidos pelo treino. Isto já foi utilizado, entre outras coisas, para permitir a pessoas cegas “ver” através de sons. Por exemplo (existem outros), http://www.sciencemag.org/news/2014/03/computer-program-allows-blind-see-sound
Vagamente relacionado mas extraordinariamente interessante: https://www.ted.com/talks/david_eagleman_can_we_create_new_senses_for_humans
Eu forneço outra hipotética explicação: se fumassem menos coisas dessas isto nem era notícia.
Se nao olhar para o gif nao consigo ouvir nada mas se olhar tenho a vaga sensação que consigo ouvir o chão a estremecer.
A meu ver , acho que é porque o nosso cérebro por logica sabe que devia fazer barulho quando algo cai no chão e este gif a imagem estremece.
Concluindo isso é so o nosso cérebro a ser ele mesmo
O nosso cérebro preenche o que falta…
Olhe veja o seguinte exemplo:
pr mt q n qra v smpr cnsgr lr sta mrda d msgm
Reflexos condicionados?