Está explicado porque conseguimos ouvir este GIF sem som

(dr) @IamHappyToast

Lisa DeBruine partilhou a imagem e a maioria das pessoas respondeu: conseguem ouvir um barulho mesmo sabendo que o GIF não tem som. Qual é o seu caso?

Recorda-se do vestido preto e azul que algumas pessoas garantiam ser branco e dourado? Pois bem, o mais recente dilema virtual trata-se agora deste GIF sem som e o porquê de algumas pessoas conseguirem ouvir um barulho quando a estrutura toca no chão e a imagem vibra. Experimente e tire as suas conclusões:

A imagem animada foi criada em 2008 pela @IamHappyToast para um desafio de Photoshop e circula online desde então, criando debate sobre o porquê de alguns terem a sensação de ser “uma ilusão de ótica para os ouvidos”.

As dúvidas surgiram novamente, no fim-de-semana passado, quando Lisa DeBruine, do Instituto de Neurociência e Psicologia da Universidade de Glasgow, na Escócia, publicou o GIF no Twitter, pedindo aos seus seguidores para descrever o que sentiam quando o viam.

DeBruine recebeu mais de 245 mil respostas, com 70% das pessoas a dizer que ouviam uma espécie de “batida” a acompanhar a animação.

Em declarações à BBC, a especialista conta não saber o porquê de “algumas pessoas ouvirem claramente o barulho, outras apenas o sentirem e outras não sentirem nada. Algumas pessoas surdas e com dificuldades de audição relataram as três perceções, assim como as pessoas com afantasia”, a incapacidade de visualizar imagens na mente.

“Pensei que alguns dos cientistas que sigo me pudessem ajudar a encontrar a resposta mas parece que há várias explicações plausíveis e não há um consenso”, acrescenta.

Uma dessas explicações pertence a Chris Fassnidge, candidato ao doutoramento em Psicologia da City University, em Londres, que sugere aquilo a que chama “ouvido visual”.

“Suspeito que este fenómeno esteja relacionado com aquilo a que chamamos de Visually-Evoked Auditory Response [algo como “Resposta auditiva evocada visualmente” em tradução para português] ou simplesmente vEAR”, explica.

“Esta é capacidade de algumas pessoas para ouvir objetos em movimento, mesmo que estes não façam um som, o que pode ser uma forma subtil de sinestesia – o desencadeamento de um sentido por outro”.

Ao site alphr, Trevor Cox, professor de Engenharia Acústica, também afirma que não se admira nada que este suposto barulho esteja relacionado com a sinestesia.

“Temos tendência para pensar que os nossos sentidos estão separados mas o nosso cérebro recolhe respostas de todos para identificar o que se está a passar. Por isso, acredito que se trate disso mesmo em vez de um efeito físico como o reflexo acústico”.

Para perceber melhor o que é isto da sinestesia, o mesmo site contactou também a professora Julia Simner, investigadora na Universidade de Sussex. “É uma característica que afeta uma pequena percentagem da população e que origina experiências percetivas incomuns”.

“Eu não tenho sinestesia, por isso não ouço nada, mas este parece ser um gatilho particularmente interessante porque tem todos os elementos necessários: algo a repetir-se e que, de facto, criaria um barulho na vida real”.

E agora, qual será o próximo dilema da Internet?

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Embora não “ouça” realmente, tenho a vaga sensação de ouvir uma batida de frequência grave (coerente com a vibração de objectos de grandes dimensões). Se tivesse que avançar uma explicação, talvez fosse que como o ouvido humano é pouco sensível nessa gama de frequências, o cérebro usa pistas adicionais para as ouvir.
    Na verdade, tudo o que vemos, ouvimos e sentimos corresponde a modelos mentais que o cérebro constrói usando as entradas (sensores) de que dispõe, modelos esses que são aprendidos pelo treino. Isto já foi utilizado, entre outras coisas, para permitir a pessoas cegas “ver” através de sons. Por exemplo (existem outros), http://www.sciencemag.org/news/2014/03/computer-program-allows-blind-see-sound
    Vagamente relacionado mas extraordinariamente interessante: https://www.ted.com/talks/david_eagleman_can_we_create_new_senses_for_humans

  2. Se nao olhar para o gif nao consigo ouvir nada mas se olhar tenho a vaga sensação que consigo ouvir o chão a estremecer.
    A meu ver , acho que é porque o nosso cérebro por logica sabe que devia fazer barulho quando algo cai no chão e este gif a imagem estremece.
    Concluindo isso é so o nosso cérebro a ser ele mesmo

RESPONDER

O colossal drone solar da Boeing vai voar em 2019

A Aurora Flight Sciences, subsidiária da Boeing, vai lançar em 2019 o seu drone solar Odysseus, que terá a capacidade voar durante meses de forma autónoma e o objectivo de dar acesso Internet a todo …

Justiça brasileira proíbe TV de divulgar inquérito sobre morte de Marielle Franco

A decisão judicial de proibir a emissão de reportagens sobre a investigação do assassinato da vereadora carioca responde a um pedido da polícia do Rio de Janeiro e do Ministério Público. A emissora afirma que …

Relatório revela 71 locais com elevado risco de inundações em Portugal

Portugal tem 71 zonas com elevado risco de inundação, de acordo com um relatório da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que analisou fenómenos extremos ocorridos, fazendo previsões para o futuro. O relatório "Avaliação Preliminar do Risco …

Cinco pessoas mortas por intoxicação de CO em Vila Real

Cinco pessoas da mesma família morreram este domingo, devido a uma intoxicação, no concelho de Sabrosa, distrito de Vila Real, adiantou à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Vila Real. A …

O discurso de ódio já está em Portugal

O diretor da Amnistia Internacional Portugal, Pedro Neto, alertou, em entrevista à agência Lusa, para a presença do discurso de ódio em Portugal, apontando o combate à discriminação como o maior desafio atual dos direitos …

Menino francês suicida-se após castigo por usar telemóvel na escola

Um menino de 11 anos suicidou-se na cidade de Beausoleil, perto do Mónaco, no sul da França, depois de ter recebido um castigo no colégio por ter usado o telemóvel na sala de aula. A criança, …

X-59: A nova aeronave supersónica experimental da NASA entrou em produção

A Lockheed Martin iniciou a produção do avião supersónico experimental X-59, um contrato, encomendado pela NASA, no valor estimado de cerca de 230 milhões de euros. O X-59 surgiu como a solução da empresa norte-americana para …

Hitler abraçou uma menina judia. 85 anos depois, a foto foi a leilão

Uma foto de 1933 mostra o ditador nazi ao lado de uma menina de seis anos de idade cuja avó era judia. A imagem, com uma dedicatória assinada por Hitler, foi arrematada em leilão por …

A Ciência determinou o pior ano da história da Humanidade

A Ciência determinou: 536 d.C foi o pior ano para a Humanidade. Esta é a conclusão de um estudo levado a cabo por uma equipa de cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Se alguém …

Há uma nova explicação para a dependência do álcool

De acordo com um novo estudo, a dependência do álcool tem uma relação direta com as alterações climáticas: quanto mais frio é o clima e menos sol há, mais as pessoas tendem a consumir bebidas …