Winston Churchill poderá ter tido o síndrome de Napoleão

cstm-mstc / Flickr

O carismático Winston Churchill poderá ter sofrido de Síndrome de Napoleão

O carismático Winston Churchill poderá ter sofrido de Síndrome de Napoleão

É possível que o icónico primeiro ministro britânico Winston Churchill tenha tido o síndrome de Napoleão, também conhecido como o “complexo do homem baixo”.

A hipótese é avançada por Boris Johnson, presidente da câmara de Londres desde 2008, no seu novo livro “The Churchill Factor”, conta o The Telegraph.

O síndrome de Napoleão descreve genericamente pessoas que se sentem compelidas a super-compensar uma incapacidade percebida, como a baixa estatura, em outros aspectos de suas vidas.

Figuras históricas conhecidas pela sua baixa estatura são frequentemente associadas a este síndrome, também conhecido como o “complexo dos baixinhos”.

César Augusto, Hitler, Napoleão, Mussolini, Estaline, mais recentemente Nicolas Sarcozy, são algumas das personalidades que poderão ter ansiado chegar ao poder e exercê-lo de forma marcante e agressiva para compensar essa sua faceta.

Em Portugal, o caso mais significativo poderá ter sido o de Francisco Sá Carneiro. De baixa estatura, o carismático político, fundador do PPD, governou por menos de um ano.

Empossado primeiro-ministro a 3 de Janeiro de 1980, morreria num acidente de aviação em Camarate, a 4 de Dezembro do mesmo ano. Segundo o Blasfémias, foi o mais vertiginoso ano da política portuguesa desde a revolução de 74.

Nunca nos renderemos

Boris Johnson acredita que à longa lista de personalidades marcantes da história que tentaram compensar a baixa estatura com feitos notáveis se deve acrescentar Winston Spencer Churchill.

Vítima frequente de bullying na escola, afastado das equipas desportivas no liceu, Churchill poderá ter querido demonstrar a sua valentia em adulto – primeiro na sua carreira militar durante a I Guerra Mundial, mais tarde como político e primeiro-ministro.

“Tendo sido tantas vezes um cobarde em criança – em particular na escola – não há nada que ambicione agora mais do que ganhar reputação de coragem pessoal“, terá Churchill dito, numa carta à mãe, após uma acção militar durante a batalha de Malakand, que Johnson descreve como uma “ousadia suicida”.

Churchill viria a provar a sua bravura destemida em combate, uma e outra vez, durante a sua carreira militar. Segundo Johnson, “depois de vencer a cobardia inicial, foi fácil vencer qualquer outra coisa”.

"Defenderemos a nossa ilha, qualquer que seja o custo, combateremos nas praias, combateremos nos campos, combateremos nas ruas, combateremos nas colinas; nunca nos renderemos".
 Winston Churchill

Essa coragem e espírito indomáveis viriam a ser determinantes mais tarde, quando o então primeiro-ministro Churchill lidera os britânicos na reacção ao avanço nazi na Europa, na resistência aos bombardeamentos a Londres e no contra-ataque dos Aliados até à vitória final.

E talvez hoje se possa dizer que quando Hitler deu largas ao seu próprio complexo de Napoleão invadindo a Europa, ainda bem que havia outro baixinho para lhe fazer frente.

AJB, ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. De acordo c/ registos vários, Hitler tinha 1,72-1,73m. Isto é ser “baixinho”, AJB?!… Então o normal é o quê: 1,80m?… 1,90m?…

    • Caro Leitor Crítico,
      Tem razão. Afinal de contas, o Fuhrer consegue ser um palmo mais alto que alguns de nós. Talvez possamos chamar-lhe apenas “quase baixinho”.

RESPONDER

Facebook promete investir 90 milhões para apoiar o jornalismo

A rede social Facebook prometeu esta segunda-feira investir 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) na indústria do jornalismo. “O setor das notícias está a trabalhar sob condições extraordinárias para manter as pessoas informadas durante …

Covid-19 já faz estragos na indústria espacial. Concorrente da Space X declara falência

A empresa de satélites OneWeb, que tinha como objetivo ligar os lugares mais remotos do mundo à Internet, declarou esta sexta-feira falência depois de ter perdido um importante investidor por causa da pandemia de covid-19. …

CR7, Bernardo, Mourinho, Lage e mais 22 personalidades do futebol doaram 150 mil máscaras ao Hospital de Santo António

O agente Jorge Mendes juntou 26 personalidade do futebol, que vão desde jogadores, treinador e amigos, com o objetivo de dotar unidades hospitalares com materiais para combater a Covid-19. A iniciativa, que contou com a …

Italiana de 102 anos recuperou da covid-19. "Chamamos-lhe imortal"

Uma italiana, de 102 anos, recuperou da covid-19, depois de ter passado mais de 20 dias no hospital. Os médicos que a acompanharam vão agora estudar o seu caso. "Chamamos-lhe Highlander, a imortal", contou à CNN …

China já lucra com a Covid-19 (mas se a economia não engrenar depressa, pode nascer uma tempestade)

A China já está em fase de recuperação da Covid-19 e a economia do país dá sinais de vida, embora ainda longe dos patamares pré-pandemia. E o facto de o contágio continuar a alastrar por …

Cientistas de todo o mundo trabalham em 20 vacinas e 30 potenciais medicamentos

Cientistas em todo o mundo estão a trabalhar num total de 20 vacinas e 30 possíveis medicamentos contra o Covid-19, alguns dos quais já estão na última fase de testes antes da aprovação definitiva. De acordo …

Há uma vila na Lombardia sem infetados por Covid-19

Em Ferrera Erbognone, uma vila da Lombardia com mil habitantes e uma média de idades de 60 anos, ainda não se registaram casos de Covid-19, embora esteja no epicentro do surto em Itália. De acordo com …

Rei da Tailândia isola-se em hotel de luxo na Alemanha com 20 mulheres e vários servos

O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, decidiu isolar-se num hotel de luxo na cidade de Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha, com a sua comitiva, que inclui um "harém" de 20 mulheres e vários servos. De acordo com o …

Rendas podem ser suspensas durante estado de emergência e mês seguinte

Empresas e famílias vão poder suspender o pagamento da renda nos meses em que vigore o estado de emergência e mês subsequente, de acordo com a proposta que cria um regime excecional de proteção aos …

Mais 11 pessoas detidas por desobediência. Número total sobe para 81

A PSP e a GNR detiveram até esta segunda-feira 81 pessoas pelo crime de desobediência no âmbito do estado de emergência iniciado dia 22 e decretado devido à pandemia de covid-19, anunciou o Ministério da …