WhatsApp restringe opção de reencaminhar mensagens para evitar desinformação

A rede social anunciou que vai passar a restringir o reencaminhamento de mensagens para tentar diminuir a disseminação de informação falsa sobre a pandemia de covid-19.

De acordo com a revista Newsweek, a partir desta terça-feira, os utilizadores do WhatsApp só poderão reencaminhar certas mensagens “virais” — aquelas encaminhadas cinco ou mais vezes por outras pessoas — para uma conversa de cada vez.

“Temos visto um aumento significante na quantidade de mensagens encaminhadas que, de acordo com nossos utilizadores, podem contribuir para a disseminação de boatos e informações falsas. Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue a ser um espaço seguro para conversas pessoais”, lê-se num comunicado.

Esta não é a primeira vez que a plataforma impõe medidas mais restritivas para tentar controlar as notícias falsas. No ano passado, os utilizadores passaram a estar proibidos de reencaminhar uma mensagem repetida com mais de cinco contactos de uma só vez.

De acordo com o WhatsApp, esta medida fez com que o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo fosse reduzido em 25%.

“Acreditamos que agora, mais do que nunca, as pessoas precisam de se conectar em privado. As nossas equipas estão a trabalhar no duro para manter o WhatsApp a funcionar de maneira confiável durante esta crise global sem precedentes. Vamos continuar a ouvir o vosso feedback e a melhorar as formas pelas quais as pessoas se podem conectar umas com as outras no WhatsApp”, diz a mesma nota.

Atualmente, o WhatsApp tem mais de dois mil milhões de utilizadores em todo o mundo.

Nos últimos dias, o YouTube também anunciou que vai remover os vídeos com teorias da conspiração que tentam ligar a covid-19 ao 5G por violarem as políticas recentes que proíbem vídeos que promovem “métodos sem fundamento médico” para prevenir infeções por coronavírus.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

UGT dispara contra o Governo. "Exemplo vem sempre de quem está no topo"

Numa carta aberta ao primeiro-ministro, a UGT criticou a atitude de vários ministros, a destruição de milhares de postos de trabalho durante a pandemia e alertou para a suspeita de existir cartelização entre os grandes …

Greve de fome de 470 pessoas em Bruxelas termina 60 dias depois

Em Bruxelas, mais de 470 pessoas deram por terminada uma greve de fome que durou dois meses. O governo belga disse que não pode ceder a chantagens e saudou a boa decisão. Nos últimos dois meses …

Estados Unidos anunciam novas sanções a Cuba. “É apenas o início”

Sanções dos Estados Unidos a Cuba têm como objetivo castigar “os indivíduos responsáveis pela opressão da população cubana”. Ministro dos Negócios Estrangeiros cubano, numa reação, fala em medidas "sem fundamento e caluniosas" e pede que …

Militantes do Chega acusados de agredir homossexual em Viseu

Militantes do Chega são acusados de terem agredido um homem homossexual no final da tarde de quarta-feira, na rua, em Viseu. Segundo informação avançada pelo Expresso, os agressores são afetos à candidatura do partido de …

Só Portugal e Lituânia é que ainda não têm 5G na União Europeia

Portugal e a Lituânia eram os dois países da União Europeia (UE) sem serviços de quinta geração (5G) no final de junho, de acordo com último relatório do Observatório Europeu para o 5G. "No final de …

Número três do Benfica suspeito de fraude fiscal

Os investigadores da Operação Saco Azul suspeitam que o Benfica desviou 1,4 milhões de euros, dos 1,8 milhões que pagou à empresa informática Questão Flexível. O semanário Expresso avança, na sua edição desta sexta-feira, que o …

OE2022: PCP já reuniu com o Governo, mas chuta discussões para pós-autárquicas. BE resgata propostas

O Governo já começa a apalpar terreno à esquerda para as negociações do Orçamento do Estado para 2022. O executivo reuniu com o PCP, mas o partido diz que só negoceia após as autárquicas. BE …

Harry Kane pode estar a caminho do Manchester City por 187 milhões de euros

A confirmar-se este valor, esta será a segunda maior transferência da história, superada apenas pela saída de Neymar do Barcelona para o PSG em 2017. Segundo avança o The Sun, Harry Kane está mesmo a caminho …

Benfica fez sondagem por Kaio Jorge

O jovem ponta-de-lança estará a ser cobiçado pelos italianos do AC Milan, mas os encarnados também não quiseram ficar para trás. De acordo com o jornal Record, o Benfica fez uma sondagem por Kaio Jorge, o …

Governo propõe que avós ou tios possam usufruir de licença parental

O Executivo propôs aos parceiros sociais que, quando a mãe ou o pai de uma criança estão impedidos de gozar a licença parental, os familiares diretos, como avós, tios ou irmãos, possam fazê-lo e receber …