Câmara de Lisboa e dona da FIL falham acordo. Web Summit pode estar em risco

Antonio Cotrim / Lusa

António Costa na abertura da Web Summit 2017

A Câmara de Lisboa e a Fundação AIP não chegaram a acordo sobre as obras de requalificação da FIL no Parque das Nações. Sem acordo, Portugal arrisca-se a violar o contrato celebrado com a empresa organizadora do Web Summit.

De acordo com o ECO, quando Paddy Cosgrave assinou contrato com a Câmara Municipal de Lisboa e o Governo para a Web Summit ficar em Lisboa durante 10 anos, este previa a ampliação da FIL. Acontece que, sem acordo, o contrato poderá entrar em incumprimento a partir de 2022.

O matutino avança que não terá havido qualquer negociação devido à pandemia de covid-19, sendo que o prazo expectável para concluir as negociações desta obra seria até ao final do primeiro semestre. A permanência do evento em Portugal pode estar, assim, em risco, uma vez que a FIL seria a única opção viável.

A dificuldade nas negociações não é de agora. Em maio, havia uma impasse entre a Câmara Municipal de Lisboa e a dona da FIL sobre o plano de ampliação do espaço nos próximos anos.

As obras que estavam previstas fariam com que o recinto da Web Summit passasse de 40 mil metros quadrados para 90 mil metros quadrados até 2022, um compromisso, segundo a CML, que foi feito com a concordância da Fundação AIP.

No entanto, o presidente da Fundação AIP reconheceu que, da forma que tudo estava a ser planeado, não haveria capacidade para aumentar a FIL para a área pretendida: a Fundação previa o crescimento das instalações em dez anos, enquanto que Paddy Cosgrave queria que as melhorias fossem antecipadas até 2022.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Aprender "baleiês" pode evitar choque de navios com o animal

Uma equipa de cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, tem uma nova ideia para salvar as baleias-azuis em migração das colisões com navios. Durante a época de migração das baleias-azuis, os animais enfrentam sérios …

Afinal, os carros elétricos não são a melhor resposta para combater as alterações climáticas

Os carros elétricos, surgem como alternativas mais sustentáveis aos veículos a gasolina ou gasóleo, podem não ser a melhor forma de combater as alterações climáticas no âmbito dos transportes, de acordo com um novo estudo. …

Seria Jesus um mágico? Há arte romana que parece sugerir que sim

Em alguma arte antiga, Jesus é retratado a fazer milagres com algo na mão que parece ser uma varinha. Investigadores sugerem que se trata de um cajado, que era usado como símbolo de poder. Segundo a …

Nem todos os clubes estão a afundar – alguns estão a prosperar durante a pandemia

Nem todos os clubes estão a sofrer às mãos desta pandemia de covid-19. Alguns deles têm conseguido bons resultados financeiros apesar da crise. A covid-19 provou ser um adversário devastador para o desporto profissional em todo …

Kibus: o aparelho que vai revolucionar a forma como os nossos cães se alimentam

Ter cães como melhores amigos pode ser muito benéfico, mas também traz a sua dose de trabalho e responsabilidades. Levar ao veterinário, dar banho, levar a passear, brincar, dar de comer... No fundo é como …

Marta Temido antevê dias complicados e alta pressão sobre o SNS (e admite novas medidas)

A ministra da Saúde disse que se vive "um momento muito difícil da evolução da pandemia em Portugal e na Europa" e que "os próximos dias se anteveem complicados e com elevada pressão sobre o …

O maior navio de guerra americano disparou o seu primeiro míssil

O maior navio de guerra norte-americano, o USS Zumwalt, disparou pela primeira vez um míssil. O projétil disparado intercetou com sucesso o alvo de teste. Em 2015, o maior e mais futurista contratorpedeiro da Marinha norte-americana …

Republicanos no Senado preparam-se para um possível "mundo pós-Trump"

Enquanto os republicanos enfrentam um eleição que pode trazer más notícias para o Presidente e o seu partido, alguns começam a se distanciar de Donald Trump, ao mesmo tempo que tentam não atrair a sua …

Dez curiosidades sobre o asteróide Bennu

A primeira missão da NASA a enviar uma amostra de um asteroide antigo chegou ao seu alvo, o asteroide Bennu, no dia 3 de dezembro de 2018. Esta missão, OSIRIS-REX (Origins, Spectral Interpretation, Resource Identification, Security-Regolith …

Eleições do Benfica antecipadas para 28 de outubro

As eleições para os órgãos sociais do Benfica foram antecipadas para 28 de outubro, uma quarta-feira, face à proibição de circulação de pessoas entre concelhos no dia inicialmente agendado para o ato eleitoral. "A Mesa da …