Vulcão Kilauea na ilha do Havai entra em erupção

Bruce Omori / Paradise Helicopters / EPA

O vulcão Kilauea na ilha do Havai entrou em erupção na noite de domingo, indicaram as autoridades, que alertaram para a possibilidade de “emissão significativa” de cinzas vulcânicas na atmosfera.

“Uma erupção iniciou-se na caldeira do cume do Kilauea” pouco depois das 21:30 locais (07:30 de hoje em Lisboa), informou o Instituto de Geofísica norte-americano (USGS).

“A situação evolui rapidamente”, adiantou o USGS, que passou a vermelho o seu código para a aviação, recomendando que os pilotos evitem a zona. O instituto deu conta de um sismo pouco profundo de magnitude 4,4 perto do vulcão, pouco depois da erupção.

Imagens colocadas na Internet pelo parque nacional dos vulcões haitianos mostravam na noite de domingo para hoje lava a descer pela encosta do vulcão e colunas de fumo.

Um dos vulcões mais ativos no mundo, o Kilauea entrou em erupção em 2018, destruindo mais de 700 casas e expelindo lava suficiente para encher 320.000 piscinas olímpicas. Uma área com mais de metade do tamanho de Manhattan foi soterrada por até 24 metros de lava, que jorrou ao longo de quatro meses.

O vulcão Kilauea, um dos maiores do mundo, está localizado no sudeste da ilha de Havai, que é a maior do arquipélago, na qual vivem cerca de 185 mil pessoas. As erupções têm sido frequentes desde 1983. A erupção de 2018 foi a maior dos últimos 200 anos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Empresa de vestuário Dielmar sucumbiu à covid-19 e pediu insolvência

A empresa de vestuário Dielmar, com sede em Alcains, Castelo Branco, e cerca de 300 trabalhadores, pediu a insolvência ao fim de 56 anos de atividade, uma decisão que a administração atribui aos efeitos da …

Viajantes de UE e EUA vacinados isentos de quarentena em Inglaterra

Os viajantes oriundos da União Europeia e dos Estados Unidos com vacinação completa contra a covid-19 deixaram esta segunda-feira de ter de cumprir quarentena ao entrar em Inglaterra, Escócia e País de Gales. A medida entrou …

Israel ameaça "enviar uma mensagem" ao Irão após ataque contra petroleiro

O Governo de Israel ameaçou "enviar uma mensagem ao Irão" em resposta ao ataque contra um petroleiro de uma empresa israelita, na quinta-feira, na costa de Omã, no qual morreram um segurança britânico e um …

Primazia masculina nas autárquicas. Partidos cumprem lei da paridade "porque são obrigados"

O estudo "Eleitos locais em Portugal: os perfis e a questão de género", do CIES, ISCTE-IUL, analisou a questão de género nas eleições autárquicas de 1974 a 2017. O Diário de Notícias, que cita o estudo …

UE aplica sanções contra primeira-dama do Nicarágua

A União Europeia (UE) aplicou sanções esta segunda-feira à primeira-dama e vice-Presidente da Nicarágua, Rosario Murillo, e a sete outras autoridades por violações dos direitos humanos e por minarem a democracia, durante uma ofensiva contra …

Exames nacionais. Média da maioria das provas desce (e Matemática cai quase 3 valores)

As médias nos exames nacionais desceram a 20 disciplinas, num ano em que o grau de dificuldade das provas aumentou ligeiramente. Português manteve-se igual — média de 12 valores — e só Física e Química …

Presidente tunisino denuncia migração ilegal de jovens e justifica detenção de deputados

O Presidente da Tunísia disse, este domingo, que muitos jovens desesperados são pagos para abandonar ilegalmente o país em direção à Europa, num dia em que foram reveladas detenções de deputados críticos após o golpe …

Número de nascimentos no primeiro semestre de 2021 foi o mais baixo de há mais de 30 anos

Cerca de 37.700 bebés nasceram em Portugal no primeiro semestre, uma redução de mais de 4.400 relativamente ao período homólogo e que representa o valor mais baixo nos últimos 30 anos, segundo dados do Instituto …

Mais 9 mortes e 1.190 casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou esta segunda-feira 1.190 novos casos de infeção por covid-19 e mais nove mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal regista esta segunda-feira nove mortes atribuídas à covid-19, 1.190 novos casos …

Jerónimo de Sousa insiste na valorização salarial como “compromisso do PCP”

O secretário-geral do PCP insistiu hoje na necessidade de aumento dos salários e na valorização de carreiras e profissões, “compromisso do PCP”, afirmando que a pandemia da covid-19 é utilizada como “pretexto” para abusos laborais. “O …