Eventos em cascata levaram à erupção do vulcão Kilauea em 2018

Bruce Omori / Paradise Helicopters / EPA

A erupção do vulcão Kilauea, que ocorreu em 2018, foi um dos maiores eventos vulcânicos no Havai dos últimos 200 anos. Esta erupção foi desencadeada por uma relativamente pequena e rápida mudança no vulcão, depois de uma década de acumulação de pressão nas partes superiores.

Usando dados do USGS Hawaiian Volcanoes Observatory (HVO), de antes e durante as erupções de 2018 no cume e flanco, a equipa conseguiu reconstruir os eventos geológicos e concluir que a erupção do Kilauea foi desencadeada por uma pequena e rápida mudança no vulcão, depois de uma década de acumulação de pressão nas partes superiores.

“Os dados sugerem que um backup no sistema de encanamento de magma no local de erupção Pu’u ‘Ō’ō causou pressurização generalizada no vulcão, levando o magma para o flanco inferior”, explicou Matthew Patrick, geólogo do USGS HVO e principal autor do estudo, publicado a 6 de novembro na Nature.

De acordo com o EurekAlert, a erupção evoluiu e o impacto expandiu-se, seguindo uma sequência de eventos em cascata que permitiu que mudanças relativamente menores em Pu’u ‘Ō’ō causassem grande destruição e mudanças históricas em todo o vulcão.

O estudo demonstra que “a previsão de erupções pode ser inerentemente desafiadora em cenários onde os vulcões iniciam lentamente e desencadeiam-se devido a um pequeno evento, uma vez que os processos que levam à erupção podem ser difíceis de detetar e são fáceis de ignorar na escala de todo o vulcão”, disse Patrick.

“É também um conto de advertência contra o excesso de confiança em atividades recentes como um guia para erupções futuras”, rematou.

O Havai absorveu uma quantidade significativa do custo económico e social da erupção de 2018. Estudos como este têm como objetivo reduzir os custos, humanos e físicos, das próximas erupções.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Regiões portuguesas entre as que mais colocaram trabalhadores em teletrabalho

  Apesar dos números elevados registados em Portugal, futuro do modelo está ainda em aberto, face à preferência dos patrões em ter os funcionários a trabalhar em ambiente de escritório. De acordo com dados revelados pelo Eurostat, …

Reino Unido em choque. Sabina Nessa pode ter sido assassinada por um estranho ainda em liberdade

Sabina Nessa, de 28 anos, terá sido assassinada enquanto caminhava pelo Cator Park, no sudeste de Londres, na passada sexta-feira. O percurso da sua casa até a um bar ia demorar apenas cinco minutos, mas …

A corrida a secretário-geral da UGT terá dois candidatos

É a primeira vez que a corrida à liderança da UGT conta com dois candidatos: além de José Abraão, atual dirigente da Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap), Mário Mourão, presidente do Sindicato dos …

Colapso da Evergrande. China pede a governos regionais que se "preparem para a possível tempestade"

As autoridades chinesas estão a pedir aos governos regionais para se prepararem para um possível colapso da Evergrande. O The Wall Street Journal noticia, esta quinta-feira, que as autoridades chinesas estão a pedir aos governos regionais …

Governo vai testar 35 mil funcionários de creches e pré-escolar até 3 de outubro

Os funcionários das creches, do pré-escolar e a rede nacional de amas começaram esta quinta-feira a ser testados à covid-19, numa ação que até 3 de outubro abrangerá 35 mil pessoas em todo o país. O …

Bem-vindo à última fase do desconfinamento: fim do certificado em restaurantes, máscara em transportes e lares

"Estamos em condições para avançar para a terceira fase de desconfinamento." Foi com esta frase que António Costa deu início à conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta quinta-feira. Portugal vai avançar para a …

EUA reabrirá campo de detenção de migrantes perto da prisão de Guantánamo

A administração do Presidente dos Estados Unidos (EUA) Joe Biden se prepara para reabrir um campo de detenção de migrantes na Baía de Guantánamo, após um aumento de migrantes e requerentes de asilo no sul …

Défice desce para 5,3% do PIB no 2.º trimestre do ano

O défice orçamental do primeiro semestre deste ano é de 5,5% do PIB. A meta do ministro das Finanças para o ano de 2021 é de 4,5%.  O défice orçamental fixou-se em 5,3% do PIB no …

É a maior contração desde 1995. INE revê queda do PIB para 8,4%

A queda foi pior do que se esperava: o Produto Interno Bruto (PIB) recuou 8,4% e não 7,6%, indicam os recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 8,4% em …

EUA aprovam terceira dose da Pfizer para maiores de 65 anos e grupos de risco

A Food and Drugs Adminustration (FDA) anunciou, na noite de quarta-feira, ter dado luz verde à administração de uma terceira dose da vacina da Pfizer em alguns casos. O organismo que regula a comercialização de medicamentos …