Viúva e filhos do militar assassinado no Mali só recebem 1264 euros do Estado

A família do militar português que morreu no Mali, num ataque terrorista, vai receber um subsídio de morte de apenas 1263,96 euros. Enquanto isso, a viúva, que tem dois filhos menores, pode ter que esperar mais de um ano pela pensão de sobrevivência.

O sargento-ajudante Gil Fernando Paiva Benido integrava o contingente nacional na Missão de Treino da União Europeia no Mali. Foi vítima de um atentado terrorista, há cerca de três semanas.

A família do militar vai receber um subsídio de morte de apenas 1263,96 euros, conforme começou por avançar o Correio da Manhã.

O valor foi entretanto confirmado pelo PCP, num comunicado divulgado pelo Expresso, no qual o partido considera que é “ilustrativo da retirada de direitos dos militares”.

Os comunistas notam que este parco valor resulta da “alteração à lei, por parte do Governo PSD/CDS-PP, que fez com que os beneficiários deixassem de receber o equivalente a seis vezes o salário bruto do funcionário público falecido e passassem a receber três vezes o indexante de apoio social, que está agora fixado em 421,32 euros”.

O subsídio por morte é uma ajuda inicial concedida à família para pagar, nomeadamente, as despesas com o funeral do militar.

A viúva, que tem dois filhos menores, vai ter direito a uma pensão de sobrevivência, paga pela Caixa Geral de Aposentações (CGA). Mas a atribuição dessa pensão pode demorar mais de um ano, conforme nota ao Expresso o presidente da Associação Nacional de Sargentos, Mário Ramos.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Se assim for, lamento profundamente como o país trata quem, alegadamente, defende a pátria! É por isto e por outras, é que digo: ” a minha pátria é aquela que me dá de comer, não aquela que me a tira”! com esta situação faz-me lembrar que, com erros da guerra do Ultramar, em mais de 40 anos, não aprendemos a evoluir, mas sim a continuar a cometer os mesmo erros que cometemos na altura! Existem soldados que morreram no Ultramar e continuam sepultados por África, em sepulturas degradadas, com capim a cobrir a sua memória! Nem aí, nem hoje, a suposta pátria tem a sensatez e a coragem de fazer o que devia ser o correcto, que era defender os seus soldados, e de quem deles dependia e amava, mesmo depois de morrerem por amor à pátria!

  2. É o país das misérias… Nunca se há de indireitar. Saiam enquanto podem.

    Um país desde logo pouco dado à produção de riqueza e que se limita a apanhar “boleias” e a bolinar bons ventos quando eles por sorte surgem… E mesmo assim cheio de oportunismos. Depois quando chega a hora de ser um país honrado e que honra os seus valore… Não. É a trampa que se vê.

  3. Para o estado português é quanto vale a vida de um ser humano.
    Ainda vale menos que a reforma de alguns mediocres que estiveram no parlamento 12 anos e recebem vivinhos da silva reformas churudas.
    Lamentavel que um português ao serviço do estado português, mereca da parte do estado a quantia indicada.
    Sinto-me envergonhado por ser representado por quem me representa.

  4. Assassinado??? Um conceito estranho para definir uma baixa militar em teatro de guerra!
    Nem se aplica o “quem anda à chuva molha-se” porque “chuva não molha militar” mas aplica-se o “quem não quer ser lobo não lhe veste a pele”! É chato mas faz parte da encomenda… ossos do ofício!

RESPONDER

Governador do Texas quer construir novo muro na fronteira com o México

O governador do Texas, Greg Abbott, quer construir um novo muro na fronteira entre o México e o estado do sul dos Estados Unidos, retomando assim o trabalho realizado pelo ex-presidente republicano Donald Trump e …

Alto funcionário da EMA sugere deixar de administrar vacina da AstraZeneca

Um alto funcionário da Agência Europeia do Medicamento (EMA) disse numa entrevista, este domingo, que seria melhor deixar de administrar a vacina da AstraZeneca a todos os grupos etários quando houver alternativas disponíveis. Marco Cavaleri, responsável …

707 casos de covid-19 e duas mortes em Portugal. Maior número de internados desde abril

Portugal registou este domingo mais duas mortes e 707 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Uma das duas mortes por covid-19 registadas este domingo em …

Líderes do G7 apresentam alternativa à Nova Rota da Seda. China já respondeu

Os líderes do G7 acordaram, este sábado, lançar a iniciativa "reconstruir melhor para o mundo" para "responder às tremendas necessidades nos países de renda média e alta", anunciou a Casa Branca, em comunicado. O plano, dirigido …

Eriksen continua hospitalizado, mas já enviou cumprimentos aos colegas

O jogador dinamarquês, vítima de um súbito problema cardíaco este sábado, durante o jogo com a Finlândia, mantém-se hospitalizado num estado estável, revelou a Federação Dinamarquesa de Futebol (DBU). "Esta manhã, falámos com Christian Eriksen, que …

Marcelo afasta retrocesso no desconfinamento. SNS "sem pressão grave"

O Presidente da República afastou, este sábado, um retrocesso no desconfinamento a nível nacional, alegando que os serviços de saúde estão longe de uma pressão grave. Marcelo Rebelo de Sousa assumiu esta posição no final de …

Venezuela com 11 casos de covid-19 na véspera do jogo com o Brasil

A seleção venezuelana de futebol chamou 15 novos jogadores para a Copa América, depois de vários elementos da comitiva, entre os quais jogadores, estarem infetados com o coronavírus. Depois de a Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) …

Rui Pereira demite-se da Mesa da Assembleia-Geral do Benfica em choque com Vieira

Rui Pereira demitiu-se do cargo de presidente da Mesa de Assembleia-Geral (MAG) do Benfica, por sentir que não tem o apoio dos corpos sociais na marcação de uma reunião magna extraordinária. Numa carta enviada ao presidente …

Rui Moreira recandidata-se à Câmara Municipal do Porto

O atual presidente da Câmara Municipal do Porto vai recandidatar-se à presidência da autarquia para um terceiro mandato, confirmou, este domingo, o presidente da direção da associação cívica – Porto, o Nosso Movimento. "É com enorme …

Cancelo testou positivo à covid-19 e será substituído por Dalot

Diogo Dalot vai substituir João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, nos convocados de Portugal, a dois dias da estreia no Euro 2020, informou, este domingo, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "Diogo Dalot, internacional …