Militar português morreu em atentado terrorista no Mali

Um militar português, ao serviço da missão da União Europeia no Mali, morreu na sequência de um ataque terrorista ocorrido este domingo, nas imediações de Bamako, anunciou o Estado-Maior General das Forças Armadas.

Um segundo militar português “saiu ileso deste ataque”, que ocorreu pelas 16 horas de domingo, no Hotel Le Campement Kangaba, nas imediações de Bamako, segundo o comunicado divulgado pelo Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA).

O militar português que morreu foi identificado como o Sargento-Ajudante Paiva Benido, com 40 anos, natural de Valongo e pai de duas filhas menores, disse à Lusa fonte do Exército.

Prestava serviço no Comando de Pessoal no Porto e integrava o contingente nacional na Missão de Treino da União Europeia no Mali, composto por dez elementos.

Uma nota do Exército adianta que o militar morreu “devido a confrontos ocorridos na sequência de um ataque de elementos rebeldes que provocou outras baixas entre elementos de outros contingentes”.

Além do militar português, morreram também um cidadão com dupla nacionalidade franco-gabonesa e uma outra pessoa que ainda não foi identificada.

O hotel onde ocorreu o ataque “é reconhecido e autorizado pela Missão de Treino no Mali como Wellfare Center”, entre os períodos de actividade operacional dos militares que prestam serviço naquele país, explica o mesmo comunicado.

Já foi aberto um inquérito “no sentido de esclarecer as circunstâncias que envolveram o ataque terrorista”, adianta também o EMGFA.

Os terroristas gritaram “Allah akbar” (“Deus é grande” em árabe) aquando do ataque, conforme testemunharam vários dos 32 hóspedes do hotel que foram socorridos.

ZAP // Lusa

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Foto de arquivo de 2012 do ex-governador do Banco de Portugal e antigo ministro das Finanças, Miguel Beleza.

Morreu o economista Miguel Beleza

O economista Miguel Beleza, ministro das Finanças do XI Governo Constitucional liderado por Cavaco Silva, morreu esta quinta-feira em Lisboa aos 67 anos, disse à Lusa fonte próxima da família. De acordo com a mesma fonte, …

-

Portugal é o segundo país da Europa onde mais se confia nas notícias

Portugal é o segundo país europeu onde mais se confia nas notícias, a seguir à Finlândia, apresentando uma percentagem de confiança a rondar os 58%, revela um estudo divulgado esta quinta-feira. De acordo com o Digital …

-

Governo aprova regulamentação das barrigas de aluguer

O Governo aprovou esta quinta-feira a regulamentação do acesso à gestação de substituição através da qual é privilegiada a ligação da mãe genética com a criança, circunscrevendo ao mínimo indispensável a relação da gestante de …

Trump assinou um decreto que determina a construção de um muro na fronteira com o México

Trump quer colocar painéis solares no muro para que México "pague menos"

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, propôs esta quarta-feira a instalação de painéis solares no muro que quer erguer na fronteira com o México. O objetivo será fazer com que os mexicanos "paguem muito …

Rescaldo do incêndio em Valongo, Pedrogao Grande

Santa Casa alerta para falsos dados sobre donativos

A Santa Casa da Misericórdia de Pedrógão Grande alertou esta quinta-feira para "informações falsas" que estão a circular relativas a donativos monetários e à doação de bens, sugerindo que quem quiser ajudar contacte diretamente a …

Emmanuel Macron

Macron avisa que a França irá bombardear a Síria se forem usadas armas químicas

O presidente francês, Emmanuel Macron, avisou que a França intervirá militarmente para bombardear os depósitos de armas químicas se as mesmas forem utilizadas na Síria, mesmo se tiver que agir sozinho. "Se ficar demonstrado que foram …

António Costa

"Haverá necessariamente inquérito final" ao incêndio, diz Costa

O primeiro-ministro disse, esta quinta-feira, que se vai realizar "um inquérito final" quando o incêndio que deflagrou no sábado em Pedrógão Grande terminar, sublinhando que é "essencial apurar cabalmente tudo o que aconteceu". "Haverá necessariamente um …

-

Pelo menos 29 mortos e 60 feridos em atentado suicida no Afeganistão

Pelo menos 29 pessoas, na maioria civis, morreram e outras 60 ficaram feridas em consequência de um atentado suicida perpetrado com um carro carregado de explosivos à entrada de uma dependência bancária no sul do …

Bombeiros tentam combater o fogo na Serra da Arada, em São Pedro do Sul, Viseu

Sistema de Comunicações que falhou no incêndio vai custar 568 milhões ao Estado

"O que nasce torto nunca se endireita". O ditado popular aplica-se quase na perfeição ao Sistema de Comunicações que é usado por bombeiros e forças de segurança e que falhou durante o grande e trágico …

Mesquita de al Nouri em Mossul destruida

Estado Islâmico destrói a mesquita onde foi proclamado o califado

Da mesquita al Nouri de Mossul, no Iraque, restam agora apenas ruínas. As forças iraquianas confirmaram que o Estado Islâmico fez explodir a mesquita medieval, esta quarta-feira. Foi nessa mesma mesquita que agora aparece destruída, que …