Sondagem: Vitória maciça de Farage atira May para quarto nas europeias

Will Oliver / EPA

O Partido Conservador da primeira-ministra Theresa May seria a quarta opção dos britânicos nas eleições europeias de 23 de maio, de acordo com uma sondagem do Opinium publicada este domingo pelo jornal The Observer.

Os dados da pesquisa de opinião apontam Nigel Farage, do partido Brexit, como o grande vencedor, conseguindo uma vitória maciça com 34% das intenções de voto – mais do que a soma dos dois partidos tradicionais.

O Partido Trabalhista, de Jeremy Corbyn, arrecadaria 21% dos votos. O Partido Liberal-Democrata seria a terceira opção com 12% das intenção de voto, seguindo-se depois o Partido Conservador, com 11% de apoio. O partido de Theresa May seria assim o quarto partido mais votados nas eleições europeias.

O Opinium questionou 2 mil pessoas, entre 8 e 10 de maio, através de meios digitais.

Os resultados causaram “pânico” entre Trabalhistas e Conservadores no Reino Unido, noticia o britânico The Guardian. “Há sinais de pânico crescente e recriminações quer nas fileiras dos Conservadores como nas dos Tabalhistas, à medida que os seus parlamentares tentavam tardiamente levar a cabo operações para ‘travar Farage'”, pode ler-se.

O Partido Brexit foi fundado por Nigel Farage em abril para confrontar os políticos tradicionais que o euro-cético acusa de terem traído o resultado do referendo Brexit de 2016, atrasando assim a saída do Reino Unido da União Europeia.

Uma outra pesquisa, divulgada no jornal Telegraph, faz uma leitura igualmente sombria para o partido de Theresa May. Segundo esta sondagem, o Partido Trabalhista teria 27% dos votos, o partido de Farage 20% e os conservadores 19%.

As europeias decorrem entre 23 e 26 de maio. Os britânicos vão às urnas no dia 23.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Lindo!…
    O Reino (des)Unido continua a mostrar que a idade da democracia não significa melhores políticos ou sequer mais bom senso!…

  2. O problema da idade da democracia, é que não esconde sob o lençol da censura o que se passa na classe política, e nem na sociedade. Neste caso, as viragens no espectro político apenas reflectem o efeito das redes sociais na opinião pública.

    Antigamente, gente estúpida com ideias estúpidas não tinham muita facilidade de comunicar porque eram poucos os que se assumiam e não se ouviam uns aos outros. Com as redes sociais, juntam-se, associam-se, criam contas falsas e berram desalmadamente em posts frenéticamente consecutivos todos escritos em maiúsculas, dando a ideia de serem mais e de terem mais expressão e deste modo, convencendo outras pessoas desorientadas e desiludidas, a juntarem-se a eles por desespero de causa. É o caracter manipulador dos populismos, que seduz as pessoas pegando-lhes pelos seus medos, agora potenciado pela forma como as redes sociais dão voz ao que dantes não tinha expressão… Pelo menos desde o fim da 2ª Guerra Mundial.

    Ainda bem que há democracia. Quando havia ditadura fazia-se dez vezes pior e ninguém sabia. Agora até se sabe a que horas os políticos foram ao WC, antes mesmo deles puxarem o autoclismo. Mas a malta é assim… Prefere mesmo não saber. Quando sabe, diz que está tudo pior. Já diz o povo: Longe dos olhos, longe do coração.

RESPONDER

"Impressora de pele" promete ajudar na cicatrização de queimaduras

Uma nova impressora 3D portátil é capaz de depositar "folhas de pele", umas sobre as outras, e criar um curativo biológico para cobrir grandes queimaduras. A nova impressora 3D foi desenvolvida por uma equipa de investigadores …

"Made in Space". A primeira fábrica espacial vai começar a ganhar forma

Com o objetivo de construir coisas cada vez maiores no Espaço, uma empresa do Colorado, nos Estados Unidos, está a preparar-se para uma missão de demonstração de construção. A Blue Canyon Technologies vai fornecer a infraestrutura …

Asteróide que passou recentemente pela Terra não estava sozinho

Astrónomos descobriram que o asteróide 2020 BX12, que passou pela Terra na semana passada, era afinal um sistema binário de asteróides. Estamos a falar do asteróide 2020 BX12, que passou a 4,3 milhões de quilómetros de distância da …

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …

O carregador do seu smartphone é mais potente do que o computador da Apollo 11

Não restam dúvidas de que a informática deu um passo gigante em termos de evolução nos últimos 50 anos. Agora, um engenheiro de software descobriu que até mesmo o carregador do seu smartphone é mais …

Tribunal suspende construção da Gigafactory na Alemanha

Um tribunal alemão ordenou à Tesla, este domingo, a suspensão das obras da sua fábrica "Gigafactory" por questões ambientais. Em novembro do ano passado, Elon Musk, presidente executivo da Tesla, anunciou que a Alemanha tinha sido …

Novos semáforos da Índia ficam vermelhos quando os condutores buzinam

A Polícia de Mumbai, na Índia, instalou detetores de ruído em vários semáforos de cruzamentos importantes da cidade, visando reduzir a poluição sonora. Agora, quanto mais os condutores buzinam, mais tempo a luz se mantém …

Polícia de Hong Kong procura autores de roubo de papel higiénico

Um camião que transportava papel higiénico foi, esta segunda-feira, alvo de um assalto à mão armada em Hong Kong, onde a escassez do produto motivou uma corrida ao comércio local. As autoridades informaram que um motorista …

Centeno considera gravações de Varoufakis "politicamente lamentáveis"

O presidente do Eurogrupo considerou, esta segunda-feira, a atitude do antigo ministro das Finanças grego, que gravou reuniões do fórum de ministros das Finanças da zona euro, "politicamente lamentável". "Honestamente, não tenho comentários a fazer sobre …

Elton John obrigado a interromper concerto devido a crise de pneumonia

O cantor britânico foi obrigado a interromper um concerto, na Nova Zelândia, devido a um diagnóstico de pneumonia atípica. No último domingo, o cantor britânico Elton John interrompeu um concerto no Auckland’s Mount Stadium, na Nova …