Sondagem: Vitória maciça de Farage atira May para quarto nas europeias

Will Oliver / EPA

O Partido Conservador da primeira-ministra Theresa May seria a quarta opção dos britânicos nas eleições europeias de 23 de maio, de acordo com uma sondagem do Opinium publicada este domingo pelo jornal The Observer.

Os dados da pesquisa de opinião apontam Nigel Farage, do partido Brexit, como o grande vencedor, conseguindo uma vitória maciça com 34% das intenções de voto – mais do que a soma dos dois partidos tradicionais.

O Partido Trabalhista, de Jeremy Corbyn, arrecadaria 21% dos votos. O Partido Liberal-Democrata seria a terceira opção com 12% das intenção de voto, seguindo-se depois o Partido Conservador, com 11% de apoio. O partido de Theresa May seria assim o quarto partido mais votados nas eleições europeias.

O Opinium questionou 2 mil pessoas, entre 8 e 10 de maio, através de meios digitais.

Os resultados causaram “pânico” entre Trabalhistas e Conservadores no Reino Unido, noticia o britânico The Guardian. “Há sinais de pânico crescente e recriminações quer nas fileiras dos Conservadores como nas dos Tabalhistas, à medida que os seus parlamentares tentavam tardiamente levar a cabo operações para ‘travar Farage'”, pode ler-se.

O Partido Brexit foi fundado por Nigel Farage em abril para confrontar os políticos tradicionais que o euro-cético acusa de terem traído o resultado do referendo Brexit de 2016, atrasando assim a saída do Reino Unido da União Europeia.

Uma outra pesquisa, divulgada no jornal Telegraph, faz uma leitura igualmente sombria para o partido de Theresa May. Segundo esta sondagem, o Partido Trabalhista teria 27% dos votos, o partido de Farage 20% e os conservadores 19%.

As europeias decorrem entre 23 e 26 de maio. Os britânicos vão às urnas no dia 23.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Lindo!…
    O Reino (des)Unido continua a mostrar que a idade da democracia não significa melhores políticos ou sequer mais bom senso!…

  2. O problema da idade da democracia, é que não esconde sob o lençol da censura o que se passa na classe política, e nem na sociedade. Neste caso, as viragens no espectro político apenas reflectem o efeito das redes sociais na opinião pública.

    Antigamente, gente estúpida com ideias estúpidas não tinham muita facilidade de comunicar porque eram poucos os que se assumiam e não se ouviam uns aos outros. Com as redes sociais, juntam-se, associam-se, criam contas falsas e berram desalmadamente em posts frenéticamente consecutivos todos escritos em maiúsculas, dando a ideia de serem mais e de terem mais expressão e deste modo, convencendo outras pessoas desorientadas e desiludidas, a juntarem-se a eles por desespero de causa. É o caracter manipulador dos populismos, que seduz as pessoas pegando-lhes pelos seus medos, agora potenciado pela forma como as redes sociais dão voz ao que dantes não tinha expressão… Pelo menos desde o fim da 2ª Guerra Mundial.

    Ainda bem que há democracia. Quando havia ditadura fazia-se dez vezes pior e ninguém sabia. Agora até se sabe a que horas os políticos foram ao WC, antes mesmo deles puxarem o autoclismo. Mas a malta é assim… Prefere mesmo não saber. Quando sabe, diz que está tudo pior. Já diz o povo: Longe dos olhos, longe do coração.

RESPONDER

“Desrespeito e mentira”. Rui Moreira ameaça levar UEFA a tribunal após cancelamento da Supertaça europeia

O presidente da Câmara do Porto ameaçou recorrer à justiça para reclamar os prejuízos causados pela decisão da UEFA de não realizar a final da Supertaça europeia de futebol na cidade, acusando aquela instituição de …

Eis os quatro mundos mais promissores de albergar vida alienígena

Marte, Europa, Encélado e Titã são, de acordo com as descobertas científicas, os mundos mais promissores de albergar vida alienígena. A biosfera da Terra contém todos os ingredientes conhecidos necessários para a vida como a conhecemos. …

O Ciclo Solar 25 vai afetar a vida na Terra (e a NASA explica como)

A cada 11 anos, o Sol inicia um novo ciclo solar, marcado por períodos de violentas erupções e explosões magnéticas. Em dezembro de 2019, teve início um novo ciclo solar. Na semana passada, a NASA e …

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …

A máfia italiana tem uma nova arma de recrutamento: o TikTok

Os jovens membros da Camorra, organização criminosa aliada à máfia siciliana, estão a recorrer ao TikTok para divulgar o seu estilo de vida e recrutar novos membros. Em maio, um vídeo foi publicado no TikTok que …

Os três segredos para ter um bom sistema imunológico são gratuitos, avisa Fauci

Manter o sistema imunológico saudável é um dos fatores-chave para lidar com a covid-19, o que não implica necessariamente a toma de suplementos vitamínicos. Há uns tempos, quando confrontado com o facto de a atriz Jennifer …

Pinguim encontrado morto no Brasil com uma máscara inteira no estômago

Um espécime de pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foi encontrado morto numa popular praia brasileira e a autópsia ao corpo revelou que o animal tinha no seu estômago uma máscara de proteção facial N95. O animal foi …