Sondagem: Vitória maciça de Farage atira May para quarto nas europeias

Will Oliver / EPA

O Partido Conservador da primeira-ministra Theresa May seria a quarta opção dos britânicos nas eleições europeias de 23 de maio, de acordo com uma sondagem do Opinium publicada este domingo pelo jornal The Observer.

Os dados da pesquisa de opinião apontam Nigel Farage, do partido Brexit, como o grande vencedor, conseguindo uma vitória maciça com 34% das intenções de voto – mais do que a soma dos dois partidos tradicionais.

O Partido Trabalhista, de Jeremy Corbyn, arrecadaria 21% dos votos. O Partido Liberal-Democrata seria a terceira opção com 12% das intenção de voto, seguindo-se depois o Partido Conservador, com 11% de apoio. O partido de Theresa May seria assim o quarto partido mais votados nas eleições europeias.

O Opinium questionou 2 mil pessoas, entre 8 e 10 de maio, através de meios digitais.

Os resultados causaram “pânico” entre Trabalhistas e Conservadores no Reino Unido, noticia o britânico The Guardian. “Há sinais de pânico crescente e recriminações quer nas fileiras dos Conservadores como nas dos Tabalhistas, à medida que os seus parlamentares tentavam tardiamente levar a cabo operações para ‘travar Farage'”, pode ler-se.

O Partido Brexit foi fundado por Nigel Farage em abril para confrontar os políticos tradicionais que o euro-cético acusa de terem traído o resultado do referendo Brexit de 2016, atrasando assim a saída do Reino Unido da União Europeia.

Uma outra pesquisa, divulgada no jornal Telegraph, faz uma leitura igualmente sombria para o partido de Theresa May. Segundo esta sondagem, o Partido Trabalhista teria 27% dos votos, o partido de Farage 20% e os conservadores 19%.

As europeias decorrem entre 23 e 26 de maio. Os britânicos vão às urnas no dia 23.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Lindo!…
    O Reino (des)Unido continua a mostrar que a idade da democracia não significa melhores políticos ou sequer mais bom senso!…

  2. O problema da idade da democracia, é que não esconde sob o lençol da censura o que se passa na classe política, e nem na sociedade. Neste caso, as viragens no espectro político apenas reflectem o efeito das redes sociais na opinião pública.

    Antigamente, gente estúpida com ideias estúpidas não tinham muita facilidade de comunicar porque eram poucos os que se assumiam e não se ouviam uns aos outros. Com as redes sociais, juntam-se, associam-se, criam contas falsas e berram desalmadamente em posts frenéticamente consecutivos todos escritos em maiúsculas, dando a ideia de serem mais e de terem mais expressão e deste modo, convencendo outras pessoas desorientadas e desiludidas, a juntarem-se a eles por desespero de causa. É o caracter manipulador dos populismos, que seduz as pessoas pegando-lhes pelos seus medos, agora potenciado pela forma como as redes sociais dão voz ao que dantes não tinha expressão… Pelo menos desde o fim da 2ª Guerra Mundial.

    Ainda bem que há democracia. Quando havia ditadura fazia-se dez vezes pior e ninguém sabia. Agora até se sabe a que horas os políticos foram ao WC, antes mesmo deles puxarem o autoclismo. Mas a malta é assim… Prefere mesmo não saber. Quando sabe, diz que está tudo pior. Já diz o povo: Longe dos olhos, longe do coração.

RESPONDER

Ruth, a "humana digital" da Nestlé ensina como fazer as bolachas perfeitas

Graças à Inteligência Artificial, nasceu Ruth, um "humano digital" da Nestlé que interage connosco e nos ajuda a fazer as melhores bolachas com pepitas de chocolate. A internet é o maior livro de receitas a que …

“Ditador egoísta e despótico”. Margaret Tatcher comparou Saddam Hussein a Hitler após ataque ao Kuwait

Documentos do início da Guerra do Golfo revelam que a antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher comparou Saddam Hussein a Adolf Hitler após a invasão do Kuwait pelo ditador iraquiano. De acordo com os documentos anteriormente confidenciais …

Cientistas criam "televisão" ultravioleta para animais (que nos vai ajudar a entendê-los melhor)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, desenvolveu uma "televisão" ultravioleta para ajudar os especialistas a entender melhor a forma como os animais veem o mundo. Os monitores de televisões ou computadores têm …

Watakano, a “ilha da prostituição” que teve o seu auge nos anos 80, está agora vazia

Conhecida como “ilha da prostituição”, Watakano já foi considera um pequeno paraíso sexual. No seu auge, do final dos anos 70 a meados dos anos 80, homens faziam um curta viagem de barco até ao …

Deputado norte-americano quer banir GTA 5 e outros jogos violentos. Tudo para diminuir roubos de carros

O deputado norte-americano Marcus Evans quer proibir a venda de videojogos violentos que promovam atividades criminosas, como o GTA 5, face ao aumento dos roubos de automóveis em Chicago e um pouco por todo o …

Estudante projetou um casaco que se transforma num saco-cama para os sem-abrigo. E deu-lhes um emprego

Nos Estados Unidos, há pelo menos 567.715 pessoas que vivem nas ruas. Embora há quem vire as costas a essas estas, também há quem esteja disposto a fazer tudo para ajudar os necessitados e tirá-los …

Um livro e uma reclusa-mediterrânica. Aranhas venenosas obrigam a encerramento temporário de biblioteca nos EUA

Aranhas venenosas da espécie reclusa-mediterrânica apareceram na cave de uma biblioteca na Universidade do Michigan, nos Estados Unidos. Os funcionários de uma biblioteca da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, foram obrigados a encerrar temporariamente o …

Bolsonaro diz que máscaras causam "efeitos colaterais"

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse que as máscaras causam "efeitos colaterais" e citou um alegado estudo alemão, sem acrescentar mais detalhes. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, causou polémica esta quinta-feira ao dizer que as …

Pilotos aprovam acordo de emergência na TAP

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou esta sexta-feira o acordo de emergência na TAP, adiantaram vários pilotos à Lusa. O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou o acordo de emergência na …

Britânico enviava dinheiro a residentes de uma cidade britânica. Era "um ato generoso de bondade"

Os habitantes de Frome, no Reino Unido, estão constantemente à espera do correio, depois de ter sido revelado que um homem misterioso estava a entregar dinheiro nas casas dos residentes locais. A polícia da cidade inglesa …