Vistos gold com investimento de 3 mil milhões parados por atrasos no SEF

Tiago Petinga / Lusa

A ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues

A ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues

Sete mil pedidos de vistos gold estão parados no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), o que coloca mais de três mil milhões de euros de euros de investimentos à espera para entrar em Portugal.

De acordo com o Diário de Notícias, a falta de funcionários, as burocracias das novas regras para aprovar os pedidos de residência especiais e uma tutela “inexistente” desde a Operação Labirinto – que levou à detenção de figuras da administração pública – estão a deixar o SEF à beira do colapso.

Em 2014, foram emitidos em média 127 vistos gold por mês – um ritmo que caiu para 50 vistos por mês, este ano, de acordo com os números até o final de setembro. No entanto, enquanto a resposta do SEF para lidar com autorizações de residência diminuiu, há cada vez mais interessados em investir em Portugal.

A estimativa de três mil milhões de euros é feita por fontes do DN, tendo em conta que a maioria dos pedidos de residência se enquadra nos negócios de imobiliário, com um mínimo de 500 mil euros cada.

Para além destes atrasos nos vistos gold, a situação está também a afetar outros processos, como as autorizações de residência normais e os pedidos de renovação, com cidadãos a esperar até seis meses pela renovação do visto nos casos de agendamentos em Lisboa e Alverca.

“Todos os dias a equipa do call center ouve a indignação das pessoas que querem renovar ou pedir os vistos quando são informadas do tempo de espera”, explica uma das funcionárias ao DN.

O cenário descrito quer nos vistos gold quer nas autorizações regulares foi confirmado pelos presidentes dos dois sindicatos do SEF, Acácio Pereira, da Carreira de Investigação e Fiscalização (SCIF), e Manuela Niza, dos Funcionários (SINSEF).

A Direção Nacional do SEF, contactada pelo jornal, assume “uma premente necessidade de reforço de pessoal que ainda não se encontra resolvida. Pese embora ter sido acautelada e plasmada em proposta deste serviço e reconhecida pela tutela, designadamente com a abertura de procedimento concursal para o efeito”

Justificando o elevado número de vistos em espera, o SEF explica que devido às novas regras “a grande maioria das candidaturas são apresentadas de forma incompleta” e que a sua instrução pode demorar “vários meses”.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Não são só os lagartos. Os jacarés também são capazes de regenerar a sua cauda

Os jovens jacarés americanos (Alligator mississippiensis) têm a capacidade de regenerar as suas caudas até 18% do comprimento total do seu corpo, concluiu uma nova investigação da Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos. "O que …

"Morri no Paralelo79N". Diário revela as últimas horas de um explorador que morreu sozinho na Gronelândia

Os investigadores analisaram a última entrada do diário de explorador polar do século XX, Jørgen Brønlund, incluindo uma curiosa mancha negra, escrita antes de morrer sozinho no nordeste da Gronelândia, descobrindo o que lhe aconteceu …

Cybershoes. O problema de andar em Realidade Virtual pode já ter uma solução

Um dos problemas com os jogos de Realidade Virtual é que, normalmente, as experiências são definidas numa escala maior do que uma sala de estar. Assim, o jogador acaba por ter de ficar numa parte …

"Um tsunami de dívidas". O mundo deve a si mesmo 277 mil milhões de dólares

Prevê-se que até ao final deste ano, a dívida da economia mundial atinja os 277 mil milhões de dólares. A pandemia de covid-19 é um dos fatores responsáveis. A pandemia de covid-19 não só está a …

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …