Visabeira vai construir hotel no Mosteiro de Alcobaça (com uma renda de 416 euros)

Concierge.2C / Wikimedia

Claustro do Mosteiro de Alcobaça

Claustro do Mosteiro de Alcobaça

O grupo Visabeira vai investir 15 milhões de euros para instalar um hotel no Mosteiro de Alcobaça – e pagar  ao  Estado uma renda anual de apenas 5 mil euros, mais IVA.

A Direção-Geral do Património Cultural assinou esta semana com o grupo Visabeira um contrato de concessão do Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Alcobaça, válido por 50 anos.

Segundo o DN, o acordo vai permitir ao grupo a construção de um hotel de cinco estrelas, de três pisos, 81 quartos e nove suites, SPA, ginásio, para além de espaços para organização de congressos e eventos.

O hotel foi desenhado pelo arquitecto Souto Moura, num investimento superior a 15 milhões de euros do grupo Visabeira, que deverá reabilitar e ocupar o Claustro do Rachadouro do edifício – cuja degradação se acentuou nos últimos 15 anos, desde que ali deixou de funcionar um asilo.

O contrato prevê o pagamento ao estado de uma renda anual de 5 mil euros – 416 euros por mês – mais IVA.

O concurso de concessão foi lançado pela DGPC em maio do ano passado, e determinava que os potenciais interessados na concessão do claustro e jardins envolventes apresentassem “uma proposta concreta, do ponto de vista arquitectónico”.

O concurso teve como único concorrente o Grupo Visabeira, que em fevereiro apresentou o seu projecto ao então ministro da Cultura, João Soares.

Em visita ao local na ocasião, Soares considerou que o projecto conjuga “a iniciativa privada com sensibilidade cultural e patrimonial com o esforço da autarquia” para viabilizar a recuperação daquele património.

O concurso determinava um ano para o desenvolvimento do projecto e três anos para construção.

No entanto,”o Grupo Visabeira acha que consegue cumprir em muito menor tempo estes pressupostos”, adiantou o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, que prevê que a obra possa iniciar-se no final do ano e ficar concluída mais rapidamente.

A abertura do hotel está agora prevista para 2019.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. 5000 euros vai facturar a Visabeira por dia, na época alta, quando o hotel estiver a bombar! Assim também eu quero uma borla destas! Fazendo assim umas contas de cabeça, quer-me parecer que em 10 ou 15 anos recuperam os 15 milhões, depois é só lucro à pala do Governo!

  2. Aproveitar alguns dos nossos monumentos ou parte deles como é este o caso para instalar hotéis e penso que será o mais indicado para estes casos, acho que é de aprovar porque de outra forma muito do nosso património está ás moscas e a cair de velho e ao abandono, só espero que as novas obras a acrescentar ao já existente não venham a destoar deste, quanto à renda não me posso prenunciar mas o investimento também é grande.

  3. Não entendo… expropria-se em nome do povo e apropria-se em nome de quem?!?
    Se o espaço é público, porque não utilizar como deve ser? Fazem-se universidades em tantos espaços sem jeito nenhum e ninguém se lembra de criar uma neste?!? Uma universidade pública num espaço como este fazia muito mais sentido para a reabilitação do que “oferecer” por 50 anos o que não é deles. Os contratos que podem prejudicar as futuras gerações deviam ser inviabilizados. Continuam a insistir em brincar com o nosso dinheiro e o nosso futuro, como se o amanhã não importe… mas importa. Um contrato destes, bom ou mau, nunca devia ter esta extensão…
    Que tristeza viver num mundo assim…

  4. Podiam aproveitar e fazer o mesmo à assembleia da república. Afinal, a médio prazo, mesmo com uma renda igualmente baixa, conseguíamos reduzir a despesa de “manutenção” que tem actualmente… parasitas inúteis!

    • Ora aí está uma boa ideia. Mas aposto que depois os mamões iam alugar salas do Hotel da Visabeira no Mosteiro de Alcobaça para realizar as sessões parlamentares por 1 milhão ao mês!!!

RESPONDER

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …

O mercado online de leite materno está a crescer (mas pode ser mau para os bebés)

https://vimeo.com/385229063 Para os pais que querem que o seu filho beba leite materno, mas que não conseguem produzi-lo, a possibilidade de o poder comprar na Internet pode parecer uma boa solução. No entanto, este mercado não …

Regina Duarte convidada para suceder a secretário da Cultura demitido

A atriz brasileira confirmou, na sexta-feira, ter sido convidada pelo Presidente do país para liderar a Secretaria da Cultura do Governo, após a exoneração de Roberto Alvim por ter parafraseado um discurso nazi. "É isso, recebi …

Universidade de Harvard quer criar 127 novos estados nos EUA

A Harvard Law Journal, da Universidade de Harvard, publicou um plano ousado - mas, segundo os autores, completamente constitucional - para salvar a democracia: criar 127 novos e minúsculos estados. Atualmente, todos os estados dos Estados …

IL quer reduzir IVA da alimentação infantil e retirar limitação etária nas deduções do IRS

A Iniciativa Liberal apresentou, esta sexta-feira, duas propostas para reduzir o IVA da alimentação para crianças pequenas para 6% e para eliminar a limitação etária na dedução do IRS para famílias que tenham mais do …