Visabeira vai construir hotel no Mosteiro de Alcobaça (com uma renda de 416 euros)

Concierge.2C / Wikimedia

Claustro do Mosteiro de Alcobaça

Claustro do Mosteiro de Alcobaça

O grupo Visabeira vai investir 15 milhões de euros para instalar um hotel no Mosteiro de Alcobaça – e pagar  ao  Estado uma renda anual de apenas 5 mil euros, mais IVA.

A Direção-Geral do Património Cultural assinou esta semana com o grupo Visabeira um contrato de concessão do Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Alcobaça, válido por 50 anos.

Segundo o DN, o acordo vai permitir ao grupo a construção de um hotel de cinco estrelas, de três pisos, 81 quartos e nove suites, SPA, ginásio, para além de espaços para organização de congressos e eventos.

O hotel foi desenhado pelo arquitecto Souto Moura, num investimento superior a 15 milhões de euros do grupo Visabeira, que deverá reabilitar e ocupar o Claustro do Rachadouro do edifício – cuja degradação se acentuou nos últimos 15 anos, desde que ali deixou de funcionar um asilo.

O contrato prevê o pagamento ao estado de uma renda anual de 5 mil euros – 416 euros por mês – mais IVA.

O concurso de concessão foi lançado pela DGPC em maio do ano passado, e determinava que os potenciais interessados na concessão do claustro e jardins envolventes apresentassem “uma proposta concreta, do ponto de vista arquitectónico”.

O concurso teve como único concorrente o Grupo Visabeira, que em fevereiro apresentou o seu projecto ao então ministro da Cultura, João Soares.

Em visita ao local na ocasião, Soares considerou que o projecto conjuga “a iniciativa privada com sensibilidade cultural e patrimonial com o esforço da autarquia” para viabilizar a recuperação daquele património.

O concurso determinava um ano para o desenvolvimento do projecto e três anos para construção.

No entanto,”o Grupo Visabeira acha que consegue cumprir em muito menor tempo estes pressupostos”, adiantou o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, que prevê que a obra possa iniciar-se no final do ano e ficar concluída mais rapidamente.

A abertura do hotel está agora prevista para 2019.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. 5000 euros vai facturar a Visabeira por dia, na época alta, quando o hotel estiver a bombar! Assim também eu quero uma borla destas! Fazendo assim umas contas de cabeça, quer-me parecer que em 10 ou 15 anos recuperam os 15 milhões, depois é só lucro à pala do Governo!

  2. Aproveitar alguns dos nossos monumentos ou parte deles como é este o caso para instalar hotéis e penso que será o mais indicado para estes casos, acho que é de aprovar porque de outra forma muito do nosso património está ás moscas e a cair de velho e ao abandono, só espero que as novas obras a acrescentar ao já existente não venham a destoar deste, quanto à renda não me posso prenunciar mas o investimento também é grande.

  3. Não entendo… expropria-se em nome do povo e apropria-se em nome de quem?!?
    Se o espaço é público, porque não utilizar como deve ser? Fazem-se universidades em tantos espaços sem jeito nenhum e ninguém se lembra de criar uma neste?!? Uma universidade pública num espaço como este fazia muito mais sentido para a reabilitação do que “oferecer” por 50 anos o que não é deles. Os contratos que podem prejudicar as futuras gerações deviam ser inviabilizados. Continuam a insistir em brincar com o nosso dinheiro e o nosso futuro, como se o amanhã não importe… mas importa. Um contrato destes, bom ou mau, nunca devia ter esta extensão…
    Que tristeza viver num mundo assim…

  4. Podiam aproveitar e fazer o mesmo à assembleia da república. Afinal, a médio prazo, mesmo com uma renda igualmente baixa, conseguíamos reduzir a despesa de “manutenção” que tem actualmente… parasitas inúteis!

    • Ora aí está uma boa ideia. Mas aposto que depois os mamões iam alugar salas do Hotel da Visabeira no Mosteiro de Alcobaça para realizar as sessões parlamentares por 1 milhão ao mês!!!

RESPONDER

Contra “radicalismos, xenofobias e intolerâncias”. Marcelo vai ser distinguido pela mais antiga universidade da Europa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, termina esta quarta-feira em Bolonha a sua visita de Estado a Itália, com um dia dedicado à educação, em que será distinguido pela mais antiga universidade da …

Trump recebe Erdogan na Casa Branca para primeiro encontro após ofensiva na Síria

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebe esta quarta-feira na Casa Branca o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, naquele que é o primeiro encontro após a ofensiva turca lançada a 9 de outubro …

O mistério daquilo que torna uma piada engraçada (mas só para algumas pessoas)

https://vimeo.com/372607767 Aquilo que torna uma piada engraçada poderá depender do contexto social e temporal. Cientistas ainda tentam perceber até que ponto o nosso cérebro pode ter influência neste processo. Acha engraçada esta piada da Suméria de 1900 …

Elon Musk explica como construir uma cidade sustentável em Marte

O CEO da Space X, o multimilionário Elon Musk, revelou na rede social Twitter detalhes sobre os planos da empresa para estabelecer um assentamento em Marte que seja sustentável para os seres humanos. No entender de …

Físicos já conseguem espreitar o gato de Schrödinger sem o matar

Pode haver uma forma de espreitar o gato de Schrödinger - a famosa experiência mental baseada em felinos que descreve o comportamento misterioso das partículas subatómicas - sem matar permanentemente o animal hipotético. O gato de …

Acesso à Internet deve ser considerado direito humano básico

Uma nova investigação, levada a cabo pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, concluiu que acesso à Internet deve ser um direito humano básico, pois significa a capacidade participar na vida pública. Merten Reglitz, professor de …

Fórmula 1 quer atingir emissões zero de CO2 até 2030

A Fórmula 1 pretende reduzir a zero as emissões de CO2 até 2030, com base num plano que pretende “pôr em marcha de imediato”, anunciou esta terça-feira a Federação Internacional do Automóvel (FIA). O plano divulgado …

A Tesla vai lançar a sua misteriosa pickup “cyberpunk” elétrica ainda este mês

A nova Tesla Cybetruck já tem data de lançamento após um longo tempo de espera. O fundador da empresa, Elon Musk, anunciou que a carrinha "pickup" será revelada no dia 21 de novembro. O anúncio foi …

Asteróide "potencialmente perigoso" aproxima-se da Terra esta quarta-feira

Um asteróide com 147 metros de diâmetro, caracterizado pela NASA como "potencialmente perigoso" vai aproximar-se da Terra esta quarta-feira. Em causa está o corpo rochoso UN12 2019, explica a agência espacial norte-americana, dando conta que o …

Encontrado submarino da II Guerra Mundial que esteve perdido durante 75 anos (devido a um erro de tradução)

Uma equipa de exploradores oceânicos privada encontrou na costa do Japão um submarino do exército norte-americano do tempo da II Guerra Mundial, que estava desaparecido há 75 anos por causa de um erro num dígito …