Visa, eBay e Mastercard também já não apoiam a criptomoeda do Facebook

B!T

Visa, Mastercard, eBay, Stripe e Mercado Pago anunciaram que vão retirar apoio que tinham dado à Libra, a criptomoeda que o Facebook quer lançar em 2020.

Todas estas empresas faziam parte da “Rede Libra”, associação que a rede social formou com vários parceiros para os assuntos relacionados com a moeda digital. Há uma semana, recorda o Observador, a PayPal já tinha retirado o seu apoio à polémica criptomoeda.

A saída destes “gigantes económicos” decorre depois das críticas crescentes em torno do projeto Libra, que foi lançado em junho. A moeda do Facebook que quer fazer frente à Bitcoin tem encontrado bastantes obstáculos, de governos, supervisores bancários e financeiros e empresas.

A onda de ceticismo ligada à moeda já fez com que Mark Zuckerberg fosse de novo chamado ao Congresso americano, a 23 de outubro, onde vai prestar declarações. A audição vai chamar-se “Uma análise ao Facebook e ao seu impacto nos setores de serviços financeiros e habitação”.

Esta é a segunda vez que Mark Zuckerberg vai prestar declarações ao órgão legislativo norte-americano. A primeira vez aconteceu depois da revelação do caso Cambridge Analytica, uma empresa de análise de dados que utilizou indevidamente 87 milhões de perfis da rede social. Foi questionado por congressistas durante cerca de 10 horas. Passado pouco mais de um ano, o Facebook pagou uma coima multimilionária de cinco mil milhões de dólares (cerca de 4,5 mil milhões de euros) para fechar o caso.

A moeda digital que o Facebook quer lançar, e que já foi apelidada por políticos como “uma ameaça ao dólar”, vai permitir efetuar transações virtuais entre pessoas e organizações sem intermediários. Além disso, a rede social criou também uma subsidiária chamada “Calibra” para o investimento nesta moeda digital.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …