Vírus gigantes escondidos em solos florestais nos Estados Unidos

(dr) Jeff Blanchard

Uma das parcelas aquecidas na Floresta de Harvard

Uma recente investigação da Universidade de Massachusetts-Amherst descobriu diversos vírus gigantes no solo da Harvard Forest, uma floresta nos Estados Unidos.

Na sua grande maioria, os vírus são agentes infecciosos muito pequenos, minúsculos em comparação com as bactérias e as células humanas. No entanto, os recentemente descobertos no solo da Floresta de Harvard são muito diferentes.

O objetivo principal dos investigadores era isolar bactérias diretamente do meio ambiente para entender de que forma as comunidades microbianas estão a mudar em resposta ao aquecimento do solo.

Para isso, usaram uma estratégia chamada de “mini metagenómica” para detetar células individuais no terreno. Vírus gigantes, até centenas de vezes maiores do que outros vírus, têm genomas extremamente grandes e são capturados através deste método devido à sua similaridade em tamanho com as bactérias.

No total, os cientistas descobriram mais de 2.000 células individuais e/ou partículas. No meio desta amostra, encontraram 16 novos vírus gigantes.

“O facto de termos encontrado todos estes genomas de vírus gigantes no solo foi especialmente intrigante, já que a maioria dos vírus gigantes descritos anteriormente tinha sido descoberta em habitats aquáticos”, explicou um dos autores do estudo, Frederik Schulz.

“Os dados metagenómicos gerados aqui a partir de um único local de amostragem continham muito mais genomas de novos vírus gigantes do que qualquer outro conjunto de dados que analisei até hoje”, continuou. O estudo foi recentemente publicado na revista científica Nature Communications.

(dr) Jeff Blanchard / UMass Amherst

O biólogo Jeff Blanchard recolhe amostras de solo

Esta descoberta está relacionada com experiências de longo prazo de aquecimento do solo realizados há já vários anos na floresta a cerca de 45 quilómetros a nordeste do campus da universidade, onde, no solo, estão enterrados cabos de aquecimento, a cerca de 10 centímetros no chão.

Os cabos mantêm a superfície do solo 5 graus Celsius mais quente do que a temperatura ambiente, criando uma espécie de “laboratório” de alterações climáticas artificiais.

“Além de termos descoberto muitos novos vírus gigantes, também o fizemos usando um apenas uma parcela de solo”, explicou o microbiologista Jeff Blanchard. Isto sugere que, se a equipa de investigadores fizer mais amostragens no mesmo local, esse número poderia duplicar, triplicar e até mesmo quadruplicar.

“Para mim, a parte mais intrigante e reveladora do estudo foi o alto número e diversidade de proteínas principais do capsídeo, que é uma espécie de código de barras para vírus gigantes, encontrados no solo”, adiantou.

“O sequenciamento profundo do metagenoma está a revolucionar a compreensão dos ecossistemas terrestres. Ainda assim, os nossos dados enfatizam que ainda faltam muitas peças neste puzzle”, acrescenta Tanja Woyke, cientista do Instituto de Genoma Conjunto do Departamento de Energia dos EUA.

Está provado que o aquecimento do solo proporciona condições mais favoráveis ao desenvolvimento de determinados organismos. Os cientistas pretendem recolher novas amostras de solo nos próximos anos e preveem que a concentração e o tamanho dos vírus aumentem ainda mais.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. os nossos agricultores há muito que sabem que se o inverno não for frio, o solo fica com muitos mais parasitas… daqui se pode concluir que se o clima aquecer….. os microbios e bactérias também!!! Não é preciso andar na universidade

RESPONDER

Teegarden B e C. Descobertos mais dois planetas que podem albergar vida

Cientistas de vários países identificaram mais dois planetas que consideram poder albergar vida, com climas temperados, semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície. A equipa da universidade alemã de Göttingen utilizou vários …

Ministério Público abre investigação a Juan Guaidó por corrupção

O Ministério Público da Venezuela anunciou a abertura de uma investigação penal contra Juan Guaidó por suspeita de corrupção relacionada com fundos para assistência a cidadãos venezuelanos na Colômbia. O anúncio foi pelo procurador-geral designado pela …

Cientistas descobrem no veneno de escorpião antibiótico contra tuberculose

Químicos no veneno podem combater estirpes resistentes da tuberculose e a bactéria causadora da pneumonia e septicemia. Veneno pode ainda travar o crescimento de células cancerígenas. Cientistas descobriram no veneno de escorpião antibióticos contra a tuberculose …

Câmara de Lisboa já cobrou 17 mil euros por trotinetas mal-estacionadas

A Polícia Municipal de Lisboa cobrou 17.145 euros em coimas por trotinetas mal-estacionadas, entre fevereiro e o início de junho, tendo removido 1.820 veículos do centro da cidade nos últimos cinco meses. "A verificação das infrações …

Berardo mostra-se "incrédulo com falta de memória" de Constâncio

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP) disse, esta terça-feira, que Joe Berardo mentiu no Parlamento sobre alegadas reuniões entre ambos. O empresário, por sua vez, mostra-se "incrédulo com a sua falta de memória". "Tudo isso é …

Marcelo diz que foi "sensato" não incluir pergunta sobre origem étnico-racial no Censos 2021

O Presidente da República considerou que foi uma decisão sensata não incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, face ao debate gerado, embora a ideia fosse boa. "Acho que foi uma …

Esfinge gigante de Ramsés II vê a luz do dia ao fim de quase 100 anos

https://vimeo.com/343091742 Uma enorme esfinge do faraó egípcio Ramsés II viu finalmente a luz do dia, no passado dia 12 de junho, depois de ter sido recolocada através de um sistema monumental que a fez "flutuar" pelo …

Vai baixar o custo das chamadas para números começados por 707 e 708

A Anacom anunciou uma descida de 48% no preço máximo das chamadas de telemóvel para números começados por 707 e 708, e de 10% para telefone fixo. A decisão da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) de baixar os …

PSG abre a porta a Neymar (e o Barcelona não a fecha)

Depois de o eventual regresso de Neymar ao Barcelona ecoar na imprensa desportiva, o presidente do Paris Saint Germain, Nasser Al-Khelaifi quebrou o silêncio sobre o jogador brasileiro. Em entrevista à France Football, o presidente …

“Explosão suspeita” entre China e Coreia do Norte causou um sismo

Os serviços sismológicos chineses registaram um sismo de 1,3 graus de magnitude na escala de Richter às 19h38 locais (12h38 em Lisboa), na cidade chinesa de Hunchun, causado por uma “explosão suspeita”, disseram as autoridades …