Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

Massimo Percossi / EPA

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, Itália e Brasil, antes deter sido detetado no mercado de Wuhan.

Como referiu o Daily Telegraph, citado esta segunda-feira pelo Expresso, esta teoria já tinha sido avançada por uma equipa de virologistas da Universidade de Barcelona, que revelou ter detetado o vírus numa amostra de águas residuais, recolhida em março de 2019. “Esta descoberta surpreendente indica que o vírus estava a circular na cidade muito antes da confirmação de covid-19 no mundo”, afirmou a equipa em comunicado.

Contudo, a investigadora catalã Damià Barceló questionou a metodologia usada no estudo e a virologista da Universidade de Valência Pilar Domingo afirmou que “faltam dados científicos para avaliar corretamente o resultado” e que os investigadores podem não estar “incorretos”, mas “os valores que apresentam estão muito próximo do limiar negativo”.

Um estudo anterior, do Instituto Superior de Saúde Italiano, sugere que o vírus já estava presente nas águas residuais de Milão e Turim em dezembro de 2019, com base na avaliação de 40 amostras recolhidas em outubro de 2019 e fevereiro de 2010. O mesmo aconteceu com águas residuais recolhidas em Bolonha em 29 de janeiro de 2020.

Estas descobertas, afirmou Tom Jefferson, são prova de que o vírus já estava presente antes do surto no mercado chinês, encontrando-se apenas “à espera” de condições favoráveis para emergir.

O investigador referiu que um cenário semelhante ocorreu durante a gripe espanhola, em 1918, quando 30% da população da Samoa, na Polinésia, morreu.

“A explicação é que este tipo de agentes patogénicos não vêm nem vão a lado nenhum. Há sempre algo que os ‘acorda’, como a densidade populacional ou as condições ambientais, e é para isso que devemos olhar”, explicou, acrescentando que é “importante” investigar as origens do vírus da covid-19, na indústria alimentar e na a indústria ligada às carnes.

“Há evidências de que existem grandes quantidades de vírus nos vários esgotos, e evidências de que há transmissão fecal”. A “concentração” de vírus é “sobretudo elevada nos esgotos que se encontram a quatro graus, temperatura essa a que estão” muitas destas fábricas onde se embala carne, sublinhou.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …