Jonas Schmidt-Chanasit, virologista alemão, disse, em entrevista à emissora NDR, que, “tendo em conta a evolução” da pandemia do novo coronavírus, “só no princípio do próximo ano, no mínimo” poderá voltar a haver jogos de futebol profissional.
“Não é realista pensar que esta época possa terminar, basta verificar qual é a situação em toda a Europa e ainda aquilo que está para vir. Nesse sentido, não há forma de o futebol possa recomeçar”, advertiu este clínico, contrariando a ideia da UEFA que já agendou as finais da Liga dos Campeões e da Liga Europa para o final de junho, acreditando que será possível retomar as competições e concluir a temporada 2019-20.
De acordo com o Diário de Notícias, que cita a NDR, Schmidt-Chanasit acrescenta mesmo não ser viável que a época termine com os jogos a realizarem-se sem público nos estádios.
“Não é possível porque as pessoas iriam encontrar-se para assistir juntos aos jogos”, explica, apelando a que as autoridades “não subestimem” esta pandemia e avaliem bem como e quando podem voltar a realizar-se espetáculos desportivos.
Em Portugal, os campeonatos de futebol foram adiados por tempo indeterminado, numa decisão tomada em conformidade com a recomendação do Conselho Nacional de Saúde Pública.
Os campeonatos 2019-2020 vão ficar todos anulados. Não haverá campeões, nem subidas nem descidas.
Precisamente…
Seria a única decisão sensata… em todas as modalidades e em todas as competições que não chegaram ao fim…
Não é altura para clubismos, tantas vezes doentios… pelo contrário: é, mais que nunca, a altura de deixar que a sensatez impere…
Tudo o que não foi concluído não pode ter vencedor…