Yuri Alberto, avançado do “Timão”, pode ser a nova cara do ataque leonino. O jovem avançado brasileiro, com um valor de mercado nos 16 milhões de euros, pode ser o substituto ideal para o sueco, cuja saída para o Arsenal está quase certa.
O avançado brasileiro Yuri Alberto está a ser acompanhado de perto pela estrutura de scouting do Sporting, que vê no jogador do Corinthians, de 24 anos, uma eventual alternativa a Viktor Gyökeres, segundo apurou o jornalista Pedro Sousa, do canal Now.
O Sporting estará disposto a oferecer um valor entre os 15 e 20 milhões pelo jogador, um valor abaixo do que foi investido há dois anos pelo jogador sueco — na altura contratado ao Coventry por cerca de 20 milhões de euros (mais objetivos).
Este valor poderá no entanto não ser suficiente para convencer o “Timão” a libertar o seu goleador. Em março, o empresário do jogador revelou ao GE que o clube tinha recusado uma oferta de 30 milhões de euros por Yuri Alberto.
A estrutura dos leões tem no entanto esperanças de que a má fase financeira do Corinthians possa ajudar a fechar um acordo por valores mais simpáticos — e também que a concorrência pelo avançado esteja em baixa.
O avançado do Corinthians, que no ano passado teve 38 participações para golo em 57 jogos, vive um momento de reviravolta na carreira, após um 2023/24 bastante abaixo do esperado, no qual marcou apenas 15 golos em 63 partidas.
Foi o melhor marcador do campeonato brasileiro em 2024, ao apontar 15 golos em 29 jogos, aproveitando o bom momento do clube — que até passou pelos lugares de despromoção.
Mas, com 9 vitórias seguidas nos últimos 9 jogos do “Brasileirão”, o Corinthians acabou o campeonato na 7 posição, o que lhe permitiu ainda disputar o playoff de qualificação para a Libertadores.
Yuri fez a sua formação no Santos, porém sem muito sucesso, tendo depois ido para o Internacional numa transferência a custo zero. Foi no “Colorado” que conseguiu mostrar toda a sua qualidade e despertou a atenção dos grandes clubes mundo a fora.
O clube que se chegou à frente foi o Zenit, da Rússia, que pagou 25 milhões pelo atleta em Janeiro de 2022. Ao contrário do esperado, a passagem pela Europa não correu muito bem e, logo em Julho, passado apenas 5 meses, o jogador foi emprestado ao Corinthians.
Voltou em definitivo para o Brasil no início de 2023, reencontrando a felicidade ao serviço do clube paulista. Após um início com muitas críticas, durante o qual o próprio Yuri afirmou que os adeptos “passaram dos limites”, o jogador chegou a dizer que “já não aguentava mais” e queria sair “a qualquer custo”.
Talvez o seu próximo destino seja o Estádio de Alvalade.