Vídeo denuncia desperdício alimentar em supermercado. Jerónimo Martins está a investigar

Pingo Doce

Hugo Breda e João Relógio, ambos associados à produtora Swag On, publicaram na suas contas de Instagram um vídeo no qual denunciam o desperdício alimentar numa cadeia de supermercados em Lisboa. 

O vídeo publicado nas redes sociais, e que já foi visto por mais de 1,2 milhões de pessoas, mostra vários alimentos embalados, como fruta, legumes e quilos de pão, que ambos dizem ter recolhido de um caixote do lixo de uma loja do Pingo Doce na capital.

De acordo com o DJ Hugo Breda e João Relógio, a validade dos alimentos encontrados expiravam no dia em que foram recolhidos, a três de agosto – data em que o vídeo foi publicado – mas estes encontram-se em bom estado de conservação.

“Estava tudo impecável, o prazo de validade terminava no dia de hoje [dia 3 de agosto] e a quantidade de comida desperdiçada alimenta várias famílias”, escreveu João Relógio na publicação de Instagram, dando conta que não recolheram tudo o que viram no caixote.

Na mesma rede social, João Relógio conta que foi desafiado por Hugo Breda a fazer uma incursão nos supermercados depois de uma outra pessoa ter relatado ter visto, ao sair de um supermercado, alguém a remexer no lixo do supermercado e a levar comida.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

O desperdício de comida é inacreditável… Obrigado @johannabianchi & @jprelogiosiragusa ❤️

Uma publicação partilhada por Van Breda 😎 (@vanbredadj) a

Inicialmente, foram testemunhar com os próprios olhos o que tinha sido relatado e, no local da loja, cuja morada não chegou a ser revelada, encontraram vários alimentos, segundo conta o Correio da Manhã. Mais tarde, voltaram a procurar a mesma situação noutros supermercados e foi aí que gravaram o vídeo.

“Fomos fazer uma ronda e percebemos que muitos sítios têm os seus caixotes de lixo trancados ou em garagens onde não é fácil de aceder (…) É literalmente assustador”, diz Hugo Breda no vídeo publicado, antes de mostrar os alimentos recolhidos. “Isto tudo que está aqui foi apanhado, foi desinfetado e está embalado e acaba o prazo hoje”.

Jerónimo Martins está a investigar

Confrontada pelo matutino, fonte oficial da Jerónimo Martins, grupo que detém o Pingo Doce, garantiu que a situação “constitui um incumprimento das regras estabelecidas na Companhia” e que já a ser averiguada internamente. “O combate ao desperdício alimentar é, para o Pingo Doce, uma missão e um compromisso sério”, garantem.

“Quando os alimentos estão aptos para serem consumidos, mas não para venda” são doados a “instituições que apoiam pessoas em situação de vulnerabilidade nas comunidades próximas das lojas”, afirmam, em comunicado.

A polémica terá apanhado a empresa “completamente de surpresa“.

Ao Observador, a investigadora Iva Pires, autora de um ensaio da Fundação Francisco Manuel dos Santos sobre desperdício alimentar, alertou para a complexidade do processo de doação de alimentos e pediu uma legislação mais flexível.

“Hoje em dia é mais fácil deitar comida para o lixo do que doá-la“.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. …não vejo qual a surpresa, e a explicação está precisamente no ultimo parágrafo.
    A complexidade e responsabilidade inerente à doação de produtos alimentares em fim de validade é tão grande que a destruição acaba por ser a solução mais viável.
    Isto faz-me lembrar o que se passa com a legislação sobre alguns resíduos gasosos altamente perigosos (assunto que estou bem mais informado) o custo para a destruição legal OBRIGATÓRIA dos mesmos é absurdamente caro (pode ultrapassar o custo de novo), já a libertação “acidental” para a atmosfera não tem qualquer consequência legal por ser indetectável, ora adivinhem então o que se passa na realidade.

  2. Um sistema de abundância que gera este tipo de desperdício mas que também gera milhões de famintos enquanto destrói o planeta é considerado perfeito por muitos, só mostra as contradições desta civilização. 90% de probabilidades de colapsar? Isso sim eu acredito.

  3. Se analisarmos por outro prisma, é interessante como empresas que têm tantos desperdícios, podemos contar como “prejuízos”, ainda conseguem ter lucros enormes…
    Como podemos aceitar que nos impinjam que têm os produtos mais baratos?
    Com uma boa gestão e lucros menos avultados não conseguiriam baixar os preços ao consumidor?

      • Já percebi que és adepto do capitalismo, talvez seja na esperança de te tornares um deles e poderes explorar os teus semelhantes, se já não o fazes.
        E vi também que és muito culto e informado, eu estou muito longe disso.

        • O Capitalismo é o pior sistema que existe, à excepção de todos os outros… Nenhum sistema económico retirou tanta gente da pobreza e melhorou a qualidade de vida de tanta gente. Todas as conveniências e confortos da vida moderna, incluindo cuidados médicos, existem por consequência do capitalismo e da vontade de alguém ganhar dinheiro.

          • Sim, mas há capitalismo e capitalismo!…
            Este desperdício poderia ser bastante mais reduzido e TODOS ficariam a ganhar – mas, mais um vez, o que interessa é maximizar o lucro e poucas ou nenhumas preocupações sociais…

RESPONDER

Cientista sugere construir abrigos em Marte com polímeros de insetos e solo marciano

Um cientista da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveu uma tecnologia à base de quitina que poderia ser utilizada para produzir ferramentas e abrigos marcianos. Javier Fernandez e os seus colegas utilizaram substâncias químicas …

Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia. Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a …

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, estando o processo de selagem a ser feito “de forma gradual”, disse à …

"Reality show" afirma que vai enviar concorrente à Estação Espacial Internacional

Space Hero, uma unidade de produção com sede nos Estados Unidos que afirma ser a "primeira empresa de media espacial", alega que garantiu um lugar numa missão da SpaceX para a Estação Espacial Internacional de …

Oceanbird: O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável. De acordo com um relatório do The Driven, um …

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …