Se não fosse o vídeo de Darnella Frazier, “Derek Chauvin ainda seria polícia”

(dr) Minneapolis Police Department

Darnella Frazier filmou o momento em que George Floyd foi detido

Darnella Frazier, na altura com 17 anos, foi a responsável pelo vídeo que mostra o ex-agente da polícia Derek Chauvin a prender o afro-americano George Floyd, que acabou por não resistir.

Esta terça-feira foi um dia histórico para a comunidade afro-americana não só nos Estados Unidos, mas em todo o mundo. O ex-polícia Derek Chauvin foi declarado culpado dos três crimes de que estava acusado pela morte de George Floyd (homicídio involuntário em segundo grau, homicídio em terceiro grau e homicídio por negligência).

Segundo a CNN, a história poderia ter tido outro desfecho se não fosse a reação de Darnella Frazier. Aliás, a cadeia televisiva vai ainda mais longe: “Se não fosse a sua reação, Derek Chauvin ainda poderia ser polícia em Minneapolis.”

Na altura do incidente entre Floyd e a polícia, a jovem, que tinha apenas 17 anos, decidiu pegar no telemóvel e começar a filmar o que estava a acontecer à sua frente. Imagens que se revelaram cruciais no julgamento do ex-agente.

Esta terça-feira, depois da decisão dos 12 jurados, Frazier não conseguiu conter a emoção. “Chorei tanto. Nesta última hora o meu coração estava a bater tão rápido. Eu estava tão ansiosa. Mas saber que [Chauvin] foi declarado culpado nas três acusações! Obrigada, Deus! George Floyd, conseguimos! Justiça foi feita”, escreveu na sua conta de Facebook.

A tia do afro-americano, Angela Harrellson, também elogiou a atitude da jovem. “O mais triste é que, se não fosse aquela rapariga de 17 anos, Darnella, teria havido outro homem negro morto pela polícia… e teriam dito, ‘Oh, foram drogas, oh, foi isto e aquilo'”, disse a familiar, citada pela CNN, acrescentando: “E nunca teríamos a história que temos hoje.”

O governador do estado do Minnesota, o democrata Tim Walz, também agradeceu publicamente a Frazier. “Acho que muitas pessoas sabem que aquele vídeo é talvez a única razão pela qual Derek Chauvin irá para a prisão”, reforçou.

O impacto daquela filmagem foi muito além do julgamento de Chauvin. Os outros três polícias que estavam no local foram demitidos, a técnica de estrangulamento foi proibida e está em andamento uma investigação federal. E, claro, não nos podemos esquecer do movimento global que surgiu contra o racismo e a violência policial.

O Presidente dos EUA, Joe Biden, descreveu o veredicto como “um passo gigantesco em direção à justiça”, mas sublinhou que ainda “não é suficiente” para apagar a “mancha” de “racismo sistémico” do país. O democrata apelou ainda ao Congresso para que aprove reformas relativas às práticas policiais.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Petição para cancelar Jogos Olímpicos conta já com 200 mil assinaturas

Uma petição 'online' a pedir o cancelamento dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 devido à pandemia da covid-19 ultrapassou esta sexta-feira as 200 mil assinaturas, avançou a agência Lusa. A campanha, lançada na quarta-feira pelo advogado e ativista …

“Não queremos estragar a nossa joia da coroa“. Governo pode limitar acesso da Peneda-Gerês

O Secretário de Estado da Conservação da Natureza concorda com os autarcas, sobre o impacto positivo do turismo para as populações, mas nota que o sucesso do PNPG não pode pôr em causa os valores …

Fome e seca levam milhares de angolanos a fugirem para a Namíbia

A fome provocada pela seca extrema na província de Cunene, no sul de Angola, está a levar milhares de pessoas a fugir para a Namíbia. "A estiagem provocou a rutura de 'stocks' alimentares das comunidades e …

Governo britânico confirma Portugal na “lista verde” de viagens. Preço das viagens disparou

Portugal vai estar na “lista verde” de países considerados seguros para viajar e isentos de quarentena na chegada a Inglaterra a partir de 17 de maio, anunciou hoje o ministro dos Transportes britânico, Grant Shapps. Portugal …

Nova Zelândia vai proteger fiorde emblemático de turismo de massas

O Governo da Nova Zelândia anunciou que vai proteger do turismo de massas a paisagem natural do icónico fiorde Milford Sound-Piopiotahi, património mundial na ilha do Sul. O turismo em Milford Sound-Piopiotahi, considerado um dos principais …

Autárquicas são ensaio para o CDS. Nas legislativas, partido pode ser o "PEV do PSD"

Com o CDS a afundar nas sondagens, as legislativas já estão no campo de visão. As autárquicas que se avizinham vão ser um ensaio para os centristas: e se uns dizem que não, os críticos …

“O cenário é caótico“. Greve do SEF provoca ajuntamentos no Aeroporto de Lisboa e Porto

A greve convocada pelo sindicato do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a decorrer esta sexta-feira está a provocar grandes ajuntamentos nos principais aeroportos do país. A greve de inspetores e funcionários do Serviço de Estrangeiros …

TAP no fim da lista de credores em caso de insolvência da Groundforce

A tensão entre a companhia aérea e a empresa de handling voltou a colocar o cenário de insolvência em cima da mesa. Mas isso pode vir a revelar-se um "calvário" para a TAP. De acordo com …

Governo propõe juízes diferentes nas fases de inquérito e instrução

O Governo enviou uma proposta de lei enviada ao Parlamento que prevê que o magistrado que acompanha uma investigação não possa continuar a intervir no processo após a acusação. O objetivo do Governo, de acordo com …

Alemanha vai vacinar todos os jovens maiores de 12 anos até final de agosto

A Alemanha pretende vacinar contra a covid-19 todos os adolescentes maiores de 12 anos até ao fim de agosto, embora dependa da "luz verde" da Agência Europeia do Medicamento (EMA) para essa faixa etária, disse …